Como encontrar um bom centro de tratamento e recuperação de drogados

Recuperação é deixar de ser adicto, ou seja, escravo das drogas, mas para isso os envolvidos precisam estar dispostos a cumprir com as exigências do tratamento, para isso devem pesquisar as opções e conhecer todas.

2,789 views   |   4 shares
  • O vício das drogas é considerado uma doença adquirida ou por contato involuntário. Adquirida quando na família não há histórico de drogados e a pessoa faz a opção de começar a usar algum tipo de substância psicoativa e viciante. Involuntário, no caso de bebês que a mãe usou drogas na gestação ou mesmo o pai seja usuário. Essa criança nascerá com diversos problemas, inclusive sérias crises de abstinência e quando mais velho, se tiver contato com drogas, facilmente se tornará usuário.

  • A pessoa não consegue deixar o uso e torna-se um dependente, viciado ou adicto (escravo). Neste artigo vamos nos referir a pessoa que utiliza drogas como adicto, pois a terminologia expressa muito bem a forma como a pessoa se sente quando toma consciência de que não tem mais controle sobre si próprio.

  • Muito se tem pesquisado e estudado para encontrar uma forma de recuperar o adicto da droga, mas é muito difícil definir qual é o melhor tratamento, é como uma pessoa que está com gripe e vai ao médico que o pode tratar com o mesmo medicamento que já tratou outro paciente e houve melhora, mas, mesmo assim, terá que avaliar a dose, tempo de tratamento e observar os efeitos colaterais para prevenir outros males.

  • Por isso, no momento de procurar por um centro de recuperação deve-se levar em conta o tipo de tratamento, o período de tratamento, as técnicas e o acompanhamento que será oferecido, tanto para o adicto quanto para os familiares que normalmente são considerados codependentes. Toda a família precisa ser tratada para que haja uma reestruturação no convívio, levando-se em conta que o adicto não deixa de ser escravo, o que acontece na recuperação é que ele aprende a tomar o controle e não deixa mais que a droga faça parte de sua vida.

  • Existem algumas outras características que se deve observar ao buscar por um centro de recuperação para drogados, e talvez seja o mais importante que o adicto e familiar estejam de acordo com o tipo de tratamento que será sujeito. Alguns centros de recuperação atuam com tratamento psicológico e medicamentoso, outros com terapias e conscientização, outros simplesmente com medicamentos e tratamentos psiquiátricos.

  • Os familiares e o adicto precisam estar dispostos a cumprir com as exigências do tratamento, para isso devem conhecer todas as fases deste. Normalmente se fala em passos para a recuperação e existem até alguns que se aplicam como lei ou regra de conduta, como os AA - Alcoólicos Anônimos.

  • Advertisement
  • Cada centro de recuperação segue uma linha de tratamento e até mesmo de conduta, mas segundo estudos os tratamentos que mais tiveram sucesso foram os que agregavam nele algumas atitudes indispensáveis. São as seguintes:

  • Decisão

    • A decisão pelo tratamento deve ser agora. Essa atitude mostra que o adicto e a família, em alguns casos somente a família, define que não se pode mais adiar e as providências necessárias são tomadas.
  • Parar já

    • Com a decisão pelo tratamento já definida, o adicto e a família deve ter a consciência de que não há sucesso no tratamento se a interrupção do uso da droga não for abrupta, parar aos poucos não há eficiência na recuperação. Isso quer dizer também que não se deve substituir um vício por outro, se deve evitar todos os tipos de substâncias que causem dependência, como álcool, cigarro, ou drogas que sejam consideradas mais leves.
  • Mudar

    • Isso pode significar muitas coisas, inclusive mudança de residência mesmo, se o local em que a pessoa vive não favorecer a decisão. Mas a mudança mais importante se refere à rotina do adicto, ou seja, as pessoas com que ele convivia e que favoreciam o uso da droga devem ser evitadas; locais em que costumava frequentar para passeio, trabalho, escola, etc. Evitando tudo que seja um facilitador para a recaída.
  • Recompensa

    • A família e o adicto devem observar no centro de recuperação escolhido e imediatamente após o convívio fora dele, estímulos de recompensa; isso quer dizer que será necessário buscar ou resgatar atividades saudáveis como exercício físico, atividades intelectuais e religiosas que possam promover sentimento de recompensa à pessoa por não estar mais envolvida com as drogas. Sentimentos como aceitação, solidariedade, vitória, sucesso, carinho, atenção e cuidados.
  • São muitas as ofertas de centros de recuperação. Hoje em dia, por duas razões:

  • 1. O grande crescimento de adictos - e cada vez mais jovens - não só nos grandes centros urbanos e periferia, mas em todo o país, novos tipos de drogas e substâncias viciantes.

  • 2. Com o crescimento da população adicta o interesse econômico também surge com famigeradas clínicas e pessoas despreparadas oferecendo tratamento. Por isso a importância de se pesquisar muito, ler a respeito, se informar com pessoas que já passaram pela mesma situação antes de definir qual o melhor tratamento.

  • Busque informações em órgãos públicos que estão à disposição para ajudar e orientar.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Como encontrar um bom centro de tratamento e recuperação de drogados

Recuperação é deixar de ser adicto, ou seja, escravo das drogas, mas para isso os envolvidos precisam estar dispostos a cumprir com as exigências do tratamento, para isso devem pesquisar as opções e conhecer todas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr