Os 4 mandamentos para a segurança financeira de sua família

Como proteger sua família das crises financeiras a partir do viver previdente.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

“Se há uma coisa que leva paz e contentamento ao coração humano e à família é viver dentro das próprias possibilidades financeiras. E se há uma coisa que nos atormenta, desanima e entristece é ter dívidas e obrigações que não podemos cumprir.” (Heber J. Grant) Estas palavras foram proferidas no início do século passado.

Os tempos mudaram, a conjuntura econômica e as necessidades atuais são muito diferentes, mas acredito que esse conselho é tão válido para nossos dias quanto foi no passado.

Antes de começarmos a falar sobre responsabilidade financeira, considere a situação atual de sua família e tente imaginar o que aconteceria:

  • Se um ou ambos os cônjuges ficassem desempregado?

  • Se sua família inesperadamente precisasse lidar com grandes despesas médicas?

    Advertisement
  • Se um dos cônjuges falecesse subitamente?

  • Se a principal fonte de renda da família deixasse de existir?

Essas são situações reais que acontecem a milhares de pessoas todos os dias.

Em meu trabalho, no setor de análise de benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, lido diariamente com pessoas passando por esse tipo de situação.

Todos, sem exceção, teremos que lidar, mais cedo ou mais tarde, com a doença, a velhice e a morte. É sua responsabilidade se organizar e preparar sua família para os tempos difíceis.

Advertisement

Quando penso sobre responsabilidade financeira, sempre me vêm à mente a fábula da Cigarra e a Formiga.

Conta-se que a Formiga, muito trabalhadeira e previdente, trabalhou a primavera e o verão inteiros, a fim de encontrar e armazenar alimento.

Enquanto isso, a Cigarra preguiçosa queria só saber de cantar.

O tempo passou, o inverno chegou e a comida acabou.

A Cigarra, quase morta de fome, resolveu bater a porta da Formiga e pedir-lhe um pouco de alimento.

Advertisement

Nesse ponto, existem muitas variações. Existe uma versão em que a Formiga passa um sermão na Cigarra e depois divide seu alimento. Outra versão alega que a Formiga se recusou a ajudar a Cigarra. Prefiro acreditar que a Formiga, além de trabalhadeira, também tinha um coração bondoso e não permitiu que a outra morresse de fome.

Independente do final da história, o certo é que a Cigarra passou um apuro danado! As duas tiveram o mesmo tempo para se preparar e ambas enfrentaram a mesma situação difícil, o inverno. A preparação da Formiga, entretanto, fez toda diferença e ela pode passar pelo inverno com tranquilidade e um relativo conforto.

Para preparar sua família para tempos difíceis, é preciso seguir à risca os “Quatro Mandamentos da Segurança financeira”:

1. Evite as dívidas!

É impossível ser equilibrado financeiramente gastando mais do que ganha.

Joseph B. Wirthlin certa vez ensinou: “Com grande frequência, os gastos de uma família são governados mais por seus desejos do que por seus ganhos. De alguma forma, eles creem que sua vida será melhor se eles estiverem cercados de uma profusão de bens. Com demasiada frequência, tudo o que eles conseguem é uma ansiedade e aflição perfeitamente evitáveis”.

Advertisement

É preciso muito autocontrole para definir o que é um “desejo”, daquilo que é uma “necessidade”. A boa notícia é que o autocontrole é uma habilidade de pode ser adquirida – basta boa vontade e uma dose generosa de esforço.

Tome cuidado com as compras a prazo. No lugar de “comprar agora e pagar depois”, esforce-se em “economizar agora e comprar depois”.

2. Faça um orçamento!

Você já ouviu a expressão “dinheiro na mão é vendaval”? Pois é mesmo! Se você não mantiver um registro detalhado do dinheiro que entra e que sai, e como sai, o dinheiro desaparecerá da sua mão, ou conta bancária, sem que você se dê conta do paradeiro dele.

Ao manter um “diário de despesas” você se surpreenderá quanto dinheiro gasta com supérfluos. Faça o teste! Pegue um caderninho ou agenda e anote tudo o que gastar no dia, todos os dias, durante um mês.

Na internet existem vários modelos de planilhas de orçamento para baixar. No site TV Educação Financeira há uma muito interessante, disponível para download gratuito.

Advertisement

3. Faça uma poupança!

A partir do momento em que você conseguir se organizar para fazer um orçamento e a exercer autocontrole para discernir os desejos das necessidades, e para “resistir aos desejos”, terá condições de economizar dinheiro.

Além de uma poupança para emergências, considere seriamente a possibilidade de contar com um plano de saúde, plano de assistência funerária e um seguro de vida. Ninguém gosta de pensar em doença e morte, mas precisamos estar preparados para enfrentá-las. Se não, além da dor da perda, nossa família terá que lidar também com sérias dificuldades financeiras.

4. Ensine sua família!

Compartilhe esses ensinamentos com seu cônjuge e filhos. Vivemos em um mundo extremamente materialista. Precisamos começar a ensinar bem cedo nossos filhos os princípios da economia, do trabalho e do autocontrole necessário para viver dentro das possibilidades.

Envolva a família na elaboração do orçamento, no planejamento das despesas e no cumprimento das metas da família.

Se você está achando tudo isso muito difícil, e já está pensando em desistir antes mesmo de começar, lembre-se daquelas situações que colocamos no início do artigo e não permita colocar a si mesmo e sua família em uma situação de risco simplesmente por falta de organização e autocontrole.

Advertisement

“Coloquem sua casa em ordem. Se já pagaram suas dívidas, se têm uma reserva, mesmo que seja pequena, mesmo que chegue a tempestade, terão abrigo para sua esposa e filhos e paz no coração.” (Gordon B. Hinckley)

Sei que esses princípios são verdadeiros e que, apesar de simples, farão toda a diferença em sua vida e permitirão que sua família enfrente as situações difíceis com “paz no coração”.

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.