Como as provações da vida nos fazem mais fortes

Por que eu? Ao invés de ficar estagnado se fazendo essa pergunta aja a seu favor e saia mais forte das dificuldades.

Tatiane Bellini Covre

Quem nunca passou por uma dificuldade? Quem sempre teve tudo certinho em sua vida? Quem nunca passou por dores ou desilusão? Quem nunca teve que passar por provações em sua vida?

Realmente todos nós temos nossos momentos difíceis e mesmo vendo pessoas a nossa volta passar por terríveis provações, mesmo assim, quando chega a nossa vez, pensamos que nossa dor é a maior de todas, que nossa dificuldade é a mais desafiadora e que ninguém mais passou por nada igual, estamos certos e errados ao mesmo tempo:

Certos

, pois somos únicos e nossa dor é nossa e cada um passa por provações diferentes e é claro que ver os outros passando por provações é uma coisa e passar por elas, sentir na pele é outra bem diferente.

Errados

, pois pensando ser nossa a maior dor e provação nos deixamos levar pelo pessimismo e acabamos assim desanimando e piorando nossa situação que já está complicada.

Mas então, como em momentos tão desafiadores e complicados podemos conseguir forças para vencer o mal? Muitas vezes desistir parece a melhor opção, mas será que realmente é? E se decidimos não desistir, como conseguir perseverar e ganhar essa luta que parece já perdida?

Advertisement

Se pararmos para analisar, nossa luta é diária e constante, tomamos decisões a cada momento, muitas vezes sem nem mesmo perceber, mas quando as dificuldades chegam então percebemos mais o peso de nossas escolhas e de nossa decisão de “como” enfrentar o problema.

Será que já paramos para notar que depois que conseguimos passar por uma dificuldade saímos dela mais fortes e com certeza aprendemos no mínimo uma lição para toda a nossa vida? E que nos tornamos mais fortes e preparados para as próximas que virão?

Para todos nós que mais cedo ou mais tarde passamos por provações aqui vão algumas ideias de como sair mais fortes desses momentos que causam tanta turbulência em nossa vida:

* Paciência

Quando uma dificuldade chega, queremos que rapidamente apareça uma solução quase que mágica e resolva nossos problemas, esquecemos que a paciência é uma virtude que precisamos adquirir e treinar no decorrer da vida. Por isso temos que nos policiar e fazer da paciência nossa amiga e companheira, ficarmos desesperados, nervosos e perdemos o controle não vai resolver nosso problema, e sim piorá-lo.

* Decidir não desistir

Mesmo que as provações pareçam duras demais e que nos sintamos fracos, incapazes e desamparados perante elas, mesmo que pareça que não iremos aguentar temos que reconhecer nosso grande valor e agir a nosso favor, não deixando a tristeza tomar conta de nosso coração e pensamentos. Claro que não iremos ficar felizes com os problemas, mas não podemos os deixar governarem nossa vida.

Advertisement

* Lembrar e sentir que não estamos sós e muito menos abandonados

Nas horas de dor e lagrimas nos sentimos sozinhos, mas temos que nos lembrar que não estamos, nos lembrar quetodos passam por provações e isso não significa estarmos abandonados, e sim que estamos aqui para aprender. E como poderíamos aprender se tudo fosse sempre doce e bom? Claro que ninguém gosta de passar por provações, mas temos que entender que elas são necessárias para nosso desenvolvimento e progresso.

Na Bíblia, em Josué 1:5, lemos:“Não te deixarei nem te desampararei”.

Temos que nos lembrar dessas palavras tão consoladoras e buscar Aquele que tudo sabe e tudo pode e reconhecer seu amor e ajuda. Muitas vezes pensamos que Deus nos abandonou por que Ele não resolveu imediatamente nosso problema e em nosso ato egoísta deixamos de ver o quanto Ele está nos sustentando e dando forças para passar pela dificuldade. Queremos mágica, esse é nosso problema e mágica só tem no circo e não na vida real.

A cada dia e provação que passa podemos aprender e crescer mais, por isso a melhor forma de viver é aproveitar ao máximo os bons momentos da vida e estar preparados para os maus sabendo o quanto somos amados por Deus e que as dificuldades virão para nosso progresso e não estaremos sós. A maior prova de nossa vitoria é conseguirmos sair das dificuldades melhores do que éramos antes, e não amargurados e descrentes, essa deve ser nossa meta: Viver e aprender!

A boa madeira não cresce facilmente,

Advertisement

Quanto mais forte o vento, mais fortes serão as árvores.

Quanto mais profundo o céu, maior a distância,

Quanto maior a tempestade, maior a força.

Pelo sol e pelo frio, pela chuva e pela neve,

Nas árvores e nos homens cresce a boa madeira.

Advertisement

Poema de Douglas Malloch

Que tenhamos a meta de ser melhores a cada dia e mesmo passando por terríveis tempestades saiamos mais fortes de cada uma delas e assim possamos também ajudar aqueles que ainda irão passar por suas próprias dificuldades. Que sejamos felizes e tenhamos paz e nunca nos esqueçamos de buscar a Deus e nos permitir receber Dele todo o alento e consolo e ajuda que precisamos.

Que aceitemos as provações, lutemos e saiamos vitoriosos delas. Pois da mesma forma que todos passamos por provações, todos podemos superá-las.

Toma un momento para compartir ...

Tatiane Bellini Covre

Tatiane Bellini mora em Porto Ferreira Sp Brasil.