6 Sinais de que seus filhos precisam de mais atenção

Saber ouvir os filhos de maneira eficaz pode representar a diferença entre cuidar e dar a devida atenção ? s suas necessidades.

32,104 views   |   201 shares
  • Filhos estão sempre dando sinais aos pais, desde que nascem aprendem a se comunicar por intermédio de sinais. E a pessoa com maior habilidade para interpretar esses sinais geralmente são as mães.

  • Interessante observar como as mães conhecem o tipo de choro de seu filho, se é de fome, de frio, sede, dor, sono ou qualquer outra necessidade que esteja tendo.

  • Quando os filhos crescem e começam a se comunicar verbalmente, a comunicação por sinais começa a ficar mais sutil, mas os pais sempre serão capazes de identificar quando algo está acontecendo. E mesmo que o filho não fale é possível identificar que precisa de algo, ele irá falar de forma silenciosa que precisa de mais atenção.

  • O comportamento é a primeira coisa que os pais devem estar atentos. É normal mudanças no comportamento quando as crianças passam para adolescência e quando começam a escolher suas "tribos", grupos com quem se identifique a partir de suas preferências de música, cultura, esporte, etc. Para isso os pais devem estar atentos para saber diferenciar quando a mudança é natural da idade ou quando seu filho não está sabendo lidar com alguma situação. Por exemplo:

    1. Se ele era alegre e espontâneo e passar a ser introvertido e triste. É um sinal de que ele precisa de mais atenção e cuidados.

    2. Se ele era agradável com a família e pessoas do convívio e mostra-se irritadiço ou agressivo. Esse é um sinal de que a pressão que ele está sofrendo está alterando seu comportamento de forma que poderá prejudicar seus relacionamentos, pois pode usar de força para mostrar suas necessidades. Isso deve ser investigado e ir além, buscar o auxílio de um profissional.

    3. Mudanças de hábitos que não são condizentes com os da família. Muitas vezes a criança ou o adolescente começa a confrontar os hábitos familiares com a intenção de mostrar sua insatisfação ou necessidade de apoio. Esse tipo de comportamento deve ser visto mais como um pedido de ajuda do que efetivamente uma afronta.

    4. Revolta contra as atitudes, opiniões e escolhas dos pais. Filhos pequenos e adolescentes têm a tendência de admirar inconscientemente seus pais, às vezes mais a um do que ao outro dependendo da idade. E quando sentem a necessidade de atenção deste que está em foco no momento e não é atendida, a reação pode ser contrária do que se espera de alguém que admira outra pessoa, ele começa a questionar, afrontar e até mesmo agredir a pessoa que admira e de quem quer tanto atenção e cuidados.

    5. Exagero ao fazer exigências. Quando os filhos sentem-se frustrados com relação às expectativas que têm quanto ao tipo de atenção que definem como ideal, podem começar a buscar essa atenção com exigências exageradas e até mesmo descabidas. Como a demonstração de consumismo sem controle e desolação por não ter o que deseja.

    6. Falta ou aumento do apetite. Quando a criança ou adolescente não consegue expressar suas necessidades, pode tentar satisfazer isso mudando seus hábitos alimentares. Ocorre quando a criança demonstra alteração em seus hábitos alimentares comendo além do normal ou mesmo se recusando a comer. Isso é um indício de que seu filho está querendo chamar a atenção para si, seja dos pais ou de qualquer outra pessoa, e como não consegue saciar essa necessidade compensa na comida exagerando ou recusando-a.

  • Advertisement
  • Independente de qual seja o comportamento que seu filho esteja apresentando e em qual grau, o mais importante é ter a consciência de que na dúvida de que as mudanças sejam somente alterações compatíveis com a faixa etária, aproxime-se dele. Até que se prove ser totalmente natural, procure dar atenção suficiente para se certificar de que está tudo sobre controle.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

6 Sinais de que seus filhos precisam de mais atenção

Saber ouvir os filhos de maneira eficaz pode representar a diferença entre cuidar e dar a devida atenção ? s suas necessidades.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr