Ser mãe: O maior de todos os chamados de uma mulher

Ao ter um bebê, a mulher faz uma escolha e deve lembrar-se de que a partir de então sua vida tomará um rumo diferente de quando era apenas uma mulher. Agora, ela passa a ser mãe antes de ser mulher.

6,954 views   |   91 shares
  • Apesar de vivermos em um tempo em que as mulheres que fazem a opção de ser mães em tempo integral são consideradas démodé, foras de época, ou em que essa opção é considerada um desrespeito aos “direitos” das mulheres de crescerem e se desenvolverem como pessoa e profissionalmente, ainda assim, ser mãe é o maior chamado que uma mulher pode ter.

  • Sou mãe de seis filhos, formada em administração, trabalho oito horas diárias em uma empresa. Mas minha condição de mãe nunca vai mudar, por mais que o trabalho exija minha atenção, preciso dar conta de recuperar o tempo em que não pude estar com meus filhos.

  • Conheço a história de uma mãe que, ao ter seu primeiro filho, resolveu não trabalhar mais fora de casa e dedicar-se integralmente à sua criação e aos cuidados da casa. Ela o levava à escola, ao futebol, acompanhava seus estudos, brincava com ele, e sempre que seu filho levava seus amigos em casa para brincar, eles comentavam que era estranho ver uma mãe em casa em plena tarde de um dia normal de trabalho para tantas outras.

  • Quando ele completou oito anos, sua mãe adoeceu e teve que ser internada. Os médicos fizeram de tudo para salvá-la, mas não tiveram sucesso. Então, a família foi chamada, o menino se aproximou e disse à mãe como estava triste e o quanto sentiria sua falta.

  • Ela o consolou dizendo que faltava apenas alguns anos para ele se tornar um adulto e formar sua própria família, e que os oito anos em que viveram juntos somavam muito mais horas juntos do que as horas dedicadas no mesmo período por mães que trabalham fora.

  • Essa história nos ajuda a ver a importância da mãe presente na vida de um filho. Mas assim como acontece comigo, muitas trabalham fora por necessidade, e isso não deve ser considerado falta de responsabilidade ou uma prática ruim, mas uma condição que foge do ideal e que vai exigir mais dessa mãe.

  • Como atender bem o seu chamado de mãe se você precisa trabalhar fora?

    1. Promova momentos especiais - quando não se pode estar com os filhos durante todo o tempo, é importante priorizar o período em que puderem estar juntos com momentos especiais, como passeios, compras juntos, assistir a filmes, ouvir música são algumas atividades que podem proporcionar bons momentos entre mãe e filhos.

    2. Conversar sobre os interesses dos filhos - saber o que fizeram durante o dia ou semana, e principalmente: ouvir com atenção o que têm para contar é uma forma de compensar a distância que o trabalho fora de casa pode provocar.

    3. Estar atenta a pequenos sinais - algumas crianças, principalmente as que sempre tiveram suas mães por perto, talvez reajam de maneira peculiar à nova situação, e sua reação seja sutil. Essa mãe precisa estar atenta aos pequenos sinais, para tomar providências imediatas, amenizando possíveis problemas.

  • Advertisement
  • Sempre ouvi de algumas mulheres, que enfrentam desafios com a maternidade, a frase: “Ser mãe é padecer no paraíso.” E hoje sei bem o seu significado. Ser mãe é uma dádiva divina que nos completa como mulher e pessoa, trazemos conosco esse desejo de cuidar, ninar, proteger outro ser. Mas com os desafios e provações, muitas vezes “padecemos” nessa imensidão de amor e doação.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Ser mãe: O maior de todos os chamados de uma mulher

Ao ter um bebê, a mulher faz uma escolha e deve lembrar-se de que a partir de então sua vida tomará um rumo diferente de quando era apenas uma mulher. Agora, ela passa a ser mãe antes de ser mulher.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr