Como reagir positivamente quando a depressão atinge a nós ou aqueles que amamos

A depressão pode nos acometer a qualquer instante, por ser considerada “a doença da alma”, qualquer um de nós é passível de sofrer depressão. Mas como reagir de modo positivo...

5,396 views   |   11 shares
  • A depressão tem sido considerada o mal do século. Essa aflição, que atinge homens, mulheres, crianças, idosos, faz parte de nossa realidade. Alguns podem pensar que a depressão é algo inventado por profissionais desocupados que vivem procurando explicação para o comportamento humano; ou ainda, achar que a depressão é uma opção da pessoa acometida por esse mal. A depressão pode nos acometer a qualquer instante e por ser considerada como “a doença da alma”, qualquer um de nós é passível de sofrer depressão. Quer seja por um projeto mal-sucedido, um casamento fracassado, relacionamentos familiares desajustados, surgimento de alguma doença, falecimento de entes queridos, etc. Mas como reagir de modo positivo quando a depressão nos atinge? Como ajudar as pessoas que amamos a enfrentarem esse mal?

  • Se essas perguntas têm gerado questionamentos mais profundos em sua mente, Leia as 8 sugestões que separamos pra você. Confira:

  • 1. Precisamos saber quem somos

  • : Precisamos ter em nossa mente a firme convicção de que somos filhos de Deus. Um ser amoroso que nos ama e se importa conosco. E Seu amor por nós, Seus filhos é tão profundo que nunca muda. “O amor de Deus estará lá para vocês, quer sintam que o mereçam ou não. Ele está sempre lá, simples assim.” (Thomas S. Monson).

  • 2. Precisamos acreditar em milagres

  • : Mesmo quando tudo parece sem esperança e escuro, precisamos olhar pra cima e depositar nossa fé em Deus. Precisamos procurar os milagres, pois eles existem e é nisso que precisamos acreditar! Precisamos seguir o conselho de Jeffrey R. Holland, um renomado mestre em educação religiosa, que nos diz: “Se esses milagres não acontecem logo ou plenamente ou aparentemente nunca, lembrem-se do próprio exemplo angustiante do Salvador: se a taça não passar, beba-a e seja forte, confiando que dias melhores virão.”

  • 3. Precisamos estar atentos aos indicadores de estresse

  • : Precisamos regular os índices de estresse. E a melhor maneira de fazer isso é conferir os fatores que elevam esses índices, como a fadiga, a impaciência, a tristeza, etc. Além disso, precisamos dispor de tempo pra cuidar de nossa saúde, pois “se não reservarmos um tempo para nos sentirmos bem, sem dúvida depois teremos que despender tempo passando mal.” (Jeffrey R. Holland).

  • 4. Precisamos nos aconselhar com pessoas de confiança

  • : Às vezes uma simples conversa com pessoas confiáveis pode nos ajudar a reagir contra os males da depressão. Pode ser nossos pais, nosso cônjuge, amigos, líderes eclesiásticos, etc. O importante é desabafar e ser sincero com essa pessoa.

  • Advertisement
  • 5. Precisamos cuidar de nós mesmos

  • : Por vezes ficamos tão ocupados, dedicando nosso tempo em benefício de outros que esquecemos de cuidar de nós mesmos. Precisamos estar fortes antes de fortalecer os outros. Não podemos ir além de nossas forças e nisso precisamos ser prudentes, pois o desânimo de não conseguir algo que achamos ser possível pode deixar-nos depressivos.

  • 6. Precisamos ter esperanças

  • : Sim! O ditado continua válido: “A esperança é a última que morre”. Enquanto houver esperança haverá muita chance de erguermo-nos e abandonarmos os atos depressivos. A esperança é uma chama, que por alguns momentos parece que vai apagar, mas possui a natureza de inflamar e clarear qualquer negror que nos aflige.

  • 7. Precisamos ter fé em Deus

  • : Ele sabe que somos imperfeitos e se importa com nossos sentimentos. Precisamos ter fé constante em Deus, pois Ele é nosso Pai Celestial e torce por nosso sucesso. Ele espera que nos ergamos sempre, mas não quer que façamos isso sozinhos, Ele quer que O busquemos.

  • 8. Precisamos celebrar a vida

  • : Por mais difícil que esteja nossa situação, estamos vivos! Respiramos! Vivemos neste mundo! E devemos encarar isso como uma dádiva preciosa, concedida por nosso Pai, que é Deus! Precisamos agradecer pelo dom inestimável que é a vida!

  • De todas as sugestões que separamos para este momento, gostaríamos de ressaltar a afeição que Deus tem por cada um de nós e é tão bem definida na letra desta canção:

  • Ouvindo o cantar de um passarinho, Olhando este céu azul, Sentindo no rosto a chuva cair E o vento soprando ao Sul. Tocando uma flor, sentindo o perfume Das rosas de um jardim Eu meu sinto feliz pro viver neste mundo Que o bom Deus fez criar para mim. Ouvidos me deu pra que eu possa ouvir Os sons cheio de harmonia. Meus olhos criou pra que eu possa ver A beleza de um novo dia A vida me deu e um coração, Que bate com gratidão Pelas coisas tão belas que Ele criou Sim, mostrou que me tem afeição.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Jarleyde Oliveira é graduada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, é professora de crianças e adolescentes - Matemática.

Como reagir positivamente quando a depressão atinge a nós ou aqueles que amamos

A depressão pode nos acometer a qualquer instante, por ser considerada “a doença da alma”, qualquer um de nós é passível de sofrer depressão. Mas como reagir de modo positivo...
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr