5 maneiras de lidar com o diagnóstico de uma criança

Independentemente da gravidade da doença ou se é temporária ou permanente, aqui estão cinco coisas que você pode fazer para lidar com a notícia de uma doença ou condição do seu filho...

Tamara Passey

Poucas coisas são mais difíceis do que ouvir que seu filho tem uma doença ou condição que pode causar-lhe qualquer dor. Como pais, queremos que nossos filhos desfrutem de plena saúde e sejam protegidos do sofrimento, se pudermos. Enquanto a maioria dos médicos e profissionais é compassiva e tenta fornecer informações úteis com o diagnóstico, alguns não têm tempo para responder a cada pergunta ou ouvir todas as preocupações, pelo menos em uma só consulta.

Independentemente da gravidade da doença ou se é temporária ou permanente, aqui estão cinco coisas que você pode fazer para lidar com a notícia de uma doença ou condição do seu filho.

1. Associe-se a outros

Conversar com outras pessoas que entendem o que você está passando pode aliviar muita preocupação. Para a maioria das condições ou doenças existem grupos de apoio que podem oferecer oportunidades de conhecer e conversar com outras pessoas que entendem o que você está sentindo.

2. Informe-se

Aprender tudo o que puder a partir de fontes confiáveis pode ajudar você a se preocupar menos e capacitá-lo a cuidar adequadamente de seu filho. Isso não significa que você precisa entender tudo sobre a sua condição de uma vez. No entanto, como defensor do seu filho, adquirir conhecimento sobre sua condição ajuda a formular perguntas apropriadas e a entender os tratamentos disponíveis.

3. Permita-se lamentar

Se o seu filho desfrutava de plena saúde antes do diagnóstico, o sofrimento é uma resposta normal à perda, e minimizar essa dor pode levar tempo. Não se surpreenda se você sentir choque, raiva e tristeza. Atravessar o processo de pesar é a melhor maneira de lidar com o diagnóstico. Dando a si, a seu filho e a sua família permissão para chorar, você vai ser capaz de lidar melhor com todo o processo.

Advertisement

4. Não tente viver a vida do seu filho em um dia

Soubemos que nossa filha nasceria com lábio leporino e fenda palatina durante um ultrassom de rotina. Eu logo soube que após o nascimento, ela precisaria de pelo menos duas cirurgias para reparar o problema. Também aprendi que a maioria das crianças com lábio leporino e fenda palatina pode ter infecções de ouvido recorrentes e requerer terapia da fala, bem como a necessidade de tratamento ortodôntico extenso. Não era de se admirar que eu me sentisse oprimida! Quando nasce uma criança “saudável”, não se diz aos pais: “Olha, ela vai quebrar a perna aos quatro anos, vai precisar de óculos aos seis, e vai querer levar seu cobertor a todos os lugares!” Criamos nossos filhos como eles são, um dia de cada vez.

5. Divirta-se com seu filho

Lembre-se que ele é mais do que a sua doença ou condição. Procure formas de reconhecer seus talentos e dons, bem como mostrar-lhe o quão importante ele é para você. Mesmo quando o diagnóstico é de uma condição de risco de vida, você pode criar diversão e se permitir reservar um tempo para você e seu filho. Quando meu filho estava no hospital, eu trouxe um leitor de CDs de música para neutralizar o ruído da bomba de infusão intravenosa. Também contei histórias, e assim seus dias não foram gastos apenas com exames médicos. “Você deve sempre olhar para o seu filho como o primeiro dia em que descobriu que ele nasceria. Tenha essa mesma alegria dentro de você, e seu filho estará bem”, diz Kami Evans em Meu Filho Tem Necessidades Especiais (texto em inglês). Clique aqui para um site similar em português.

Pode ser um momento difícil quando seu filho recebe um diagnóstico. Buscar aprender sobre a doença pode ajudar a aliviar a preocupação. Permitir-se lamentar e aceitar as mudanças um dia de cada vez pode trazer paz. Lembrar-se que o seu filho é mais do que sua condição pode ajudá-lo a celebrar a vida.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa metzger do original 5 ways to cope with a child’s diagnosis, de Tamara Passey.

Toma un momento para compartir ...