5 maneiras de lidar com o diagnóstico de uma criança

Independentemente da gravidade da doença ou se é temporária ou permanente, aqui estão cinco coisas que você pode fazer para lidar com a notícia de uma doença ou condição do seu filho...

708 views   |   shares
  • Poucas coisas são mais difíceis do que ouvir que seu filho tem uma doença ou condição que pode causar-lhe qualquer dor. Como pais, queremos que nossos filhos desfrutem de plena saúde e sejam protegidos do sofrimento, se pudermos. Enquanto a maioria dos médicos e profissionais é compassiva e tenta fornecer informações úteis com o diagnóstico, alguns não têm tempo para responder a cada pergunta ou ouvir todas as preocupações, pelo menos em uma só consulta.

  • Independentemente da gravidade da doença ou se é temporária ou permanente, aqui estão cinco coisas que você pode fazer para lidar com a notícia de uma doença ou condição do seu filho.

  • 1. Associe-se a outros

  • Conversar com outras pessoas que entendem o que você está passando pode aliviar muita preocupação. Para a maioria das condições ou doenças existem grupos de apoio que podem oferecer oportunidades de conhecer e conversar com outras pessoas que entendem o que você está sentindo.

  • 2. Informe-se

  • Aprender tudo o que puder a partir de fontes confiáveis pode ajudar você a se preocupar menos e capacitá-lo a cuidar adequadamente de seu filho. Isso não significa que você precisa entender tudo sobre a sua condição de uma vez. No entanto, como defensor do seu filho, adquirir conhecimento sobre sua condição ajuda a formular perguntas apropriadas e a entender os tratamentos disponíveis.

  • 3. Permita-se lamentar

  • Se o seu filho desfrutava de plena saúde antes do diagnóstico, o sofrimento é uma resposta normal à perda, e minimizar essa dor pode levar tempo. Não se surpreenda se você sentir choque, raiva e tristeza. Atravessar o processo de pesar é a melhor maneira de lidar com o diagnóstico. Dando a si, a seu filho e a sua família permissão para chorar, você vai ser capaz de lidar melhor com todo o processo.

  • 4. Não tente viver a vida do seu filho em um dia

  • Soubemos que nossa filha nasceria com lábio leporino e fenda palatina durante um ultrassom de rotina. Eu logo soube que após o nascimento, ela precisaria de pelo menos duas cirurgias para reparar o problema. Também aprendi que a maioria das crianças com lábio leporino e fenda palatina pode ter infecções de ouvido recorrentes e requerer terapia da fala, bem como a necessidade de tratamento ortodôntico extenso. Não era de se admirar que eu me sentisse oprimida! Quando nasce uma criança "saudável", não se diz aos pais: "Olha, ela vai quebrar a perna aos quatro anos, vai precisar de óculos aos seis, e vai querer levar seu cobertor a todos os lugares!" Criamos nossos filhos como eles são, um dia de cada vez.

  • Advertisement
  • 5. Divirta-se com seu filho

  • Lembre-se que ele é mais do que a sua doença ou condição. Procure formas de reconhecer seus talentos e dons, bem como mostrar-lhe o quão importante ele é para você. Mesmo quando o diagnóstico é de uma condição de risco de vida, você pode criar diversão e se permitir reservar um tempo para você e seu filho. Quando meu filho estava no hospital, eu trouxe um leitor de CDs de música para neutralizar o ruído da bomba de infusão intravenosa. Também contei histórias, e assim seus dias não foram gastos apenas com exames médicos. "Você deve sempre olhar para o seu filho como o primeiro dia em que descobriu que ele nasceria. Tenha essa mesma alegria dentro de você, e seu filho estará bem", diz Kami Evans em Meu Filho Tem Necessidades Especiais (texto em inglês). Clique aqui para um site similar em português.

  • Pode ser um momento difícil quando seu filho recebe um diagnóstico. Buscar aprender sobre a doença pode ajudar a aliviar a preocupação. Permitir-se lamentar e aceitar as mudanças um dia de cada vez pode trazer paz. Lembrar-se que o seu filho é mais do que sua condição pode ajudá-lo a celebrar a vida.

  • Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa metzger do original 5 ways to cope with a child's diagnosis, de Tamara Passey.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

5 maneiras de lidar com o diagnóstico de uma criança

Independentemente da gravidade da doença ou se é temporária ou permanente, aqui estão cinco coisas que você pode fazer para lidar com a notícia de uma doença ou condição do seu filho...
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr