Mitos sobre os avós que os filhos perpetuam

Existem alguns mitos sobre o que os avós são ou fazem. Mas, o que os avós têm a dizer sobre isso? Veja a visão deste perfeito avô sobre os mitos que os filhos perpetuam.

Davison Cheney

A Fundação norte americana “Foundation for Grandparenting” recentemente realizou uma pesquisa para saber se os avós são indispensáveis como parte da família.

Suas descobertas? Setenta e sete por cento dos entrevistados concordaram que os avós são de fato (surpresa!) indispensáveis.

Bobagem, eu digo. Maravilhoso como eu sou, sou completamente dispensável e a minha amada esposa também. Setenta e sete por cento dos entrevistados devem ter-se referido à necessidade de uma babá para a sexta-feira.

Os meus netos ficariam muito bem sem nós – se ficar sem a comida maravilhosa que minha esposa prepara, as excelentes mamadeiras, e minha incrível capacidade de fazer bebês arrotarem, significar ficar bem.

Histórias, boatos e mitos

Isso é o que a maioria desses trechos informativos sobre o que significa ser um avô quer dizer. Sete maneiras fáceis de ser o melhor vovô de todos! Blá blá blá. A única coisa que poderia fazer-me um melhor avô é dinheiro. Muito dinheiro.

Advertisement

Então, quais são os mitos? Vejamos:

Ser bons avós se consegue estudando

Que fardo! Eu deixo bons livros sobre o assunto na prateleira do banheiro para que pensem que estou ansiosamente empenhado em aperfeiçoar este avô já perfeito.

Avós são subversivos. Minam os pais, a fim de fazer as coisas à sua maneira

A única coisa que eu já fiz nesse sentido foi ensinar uma frase curta para as crianças. “Estas são as regras do vovô”. Adaptáveis a cada ocasião.

Avós incentivam birras

Você já leu alguma coisa mais idiota do que isso? As crianças não fazem birras com os avós. Bem, elas podem até fazer, mas quando são ignoradas ou lhes é mostrado um lugar onde podem fazer birras sozinhas e em paz durante o tempo que quiserem, elas tendem a tentar outra tática.

Avós são bons para cuidar das crianças por pouco tempo, pois eles perderam sua firmeza

Isso é provocação. Onde é que essas pessoas pensam que os velhos estavam enquanto elas cresciam? Assistíamos a seus jogos e costurávamos seus uniformes; estávamos lavando seus equipamentos de futebol, pagando as multas de aluguel de filmes e fechando as portas dos quartos deles quando o mau cheiro se tornava insuportável. Então somos bons apenas por pouco tempo? Verão isso na próxima vez que precisarem de babás. (A propósito, a nossa firmeza sempre foi a necessária. Aceite isso.)

Advertisement

Avós cedem a tudo que uma criança quer

Não, nunca. A menos que coincida com o que os avós também querem. Quando não coincidem, podemos deixá-las gritar tudo o que querem, nós só abaixamos o volume de nossos aparelhos auditivos.

Avós extrapolam

Tudo bem, eles podem ter feito um ponto aqui. A maioria dos avós está ansiosa para ajudar a cuidar dos netos. E acabamos exagerando. Às vezes, no entanto, não há problema em dizer não. Se você só quer dar um tempo na tarefa de cuidar das crianças, então, tão boas quanto as crianças podem ser, deixe que mostrem aos pais que você tem feito muito. Você terá mais satisfação na próxima vez que tiver que ser babá.

Avós ficam frustrados facilmente

Não. Admito que, como pai, agora fiquei frustrado com os pais dos meus netos. Quando eu tinha que gritar e quase lançar foguetes para chamar a atenção deles, com seus fones de ouvido eu acho que sim, ficava frustrado. Mas, netos? Não. Eles podem dançar, cantar e pintar com comida, comer minhas flores, perseguir as galinhas e tudo o que eles quiserem. Há algo sobre ser um avô que é como um comprimido de calmante misturado com a a disciplina dos avós. Entendemos as prioridades. E também sabemos que os netos têm de voltar para casa de vez em quando.

Avós não sabem o que a criança realmente precisa

Sim, isso é porque somos cegos e surdos na idade avançada. Apenas esperamos que o nosso instinto incrível e nosso conhecimento maciço sejam suficientes para ajudar as crianças.

Avós quebram as regras

Neste ponto, eu posso lembrar que foram os avós quem escreveram as regras! Vamos reescrevê-las, se assim o desejarem. Podemos deixá-los ficar acordados e fazer bobagens que eles nunca poderiam fazer na casa deles. Vocês sabem disso e ainda assim nos pedem para levá-los conosco para o fim de semana.

Advertisement

A casa do vovô é a casa do vovô

Isso não é tanto um mito, pois é fato completo e absoluto. Casa do vovô não é uma democracia. Os pais não fazem as regras na casa do vovô. Essa é a diferença entre mandá-los para a casa dos avós, ou os pais pagarem para alguém tomar conta deles e seguir suas ordens.

Avós esquecem os nomes dos netos

Não é um grande problema. Eu não consigo lembrar o nome dos meus filhos também.

E, finalmente, os avós têm certo “algo mais”, e isso não é um mito. Eu realmente não sei o que é.

Talvez “algo mais” seja amor pela juventude e inocência. Poderia ser um desejo de contribuir para a sociedade. Talvez nós, avós, vemos o melhor de nós mesmos e de nossos filhos nessas belas criaturas de Deus. Deixe-nos ajudar a cuidar delas.

Ou, talvez o “algo mais” é que minha esposa e eu estamos sendo avós do nosso jeito com as experiências e conhecimentos que esses cabelos brancos nos deram.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Grandparenting myths and our children that perpetuate them, de Davison Cheney.

Toma un momento para compartir ...

Davison Cheney

Davison Cheney se formou na BYU em música e teatro, o que o preparou para o desemprego e o drama. Veja seus outros textos no davisoncheneymegadad.blogspot.com.