Como ensinar seus filhos a serem inovadores

“Aquilo que eu ouço, eu esqueço, aquilo que eu vejo, eu me lembro, mas aquilo que eu faço, eu aprendo”. Essa frase de Confúcio revela a importância do exemplo. Pais Inovadores, filhos inovadores.

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  • Inovação é a palavra de ordem do século XXI. Em todas as áreas de atuação o que se espera de uma pessoa é que ela traga inovação ao setor, seja profissional, social ou educacional.

  • É responsabilidade da família ajudar as crianças a viverem neste mundo “mutante” em tecnologia, ciências e novas descobertas a cada dia. Neste artigo vamos sugerir algumas ações que possam ajudar os pais a contribuírem com o desenvolvimento de seus filhos para se tornarem pessoas inovadoras.

  • Muitos pensadores já concluíram que está na educação da criança a resposta para que o mundo seja melhor no futuro. Os avanços tecnológicos são importantes, mas é necessário empregar todo este conhecimento em causas que beneficiem grandes grupos e não somente alguns afortunados.

  • Edgar Morin, Sociólogo e Antropólogo francês, defende o conceito de que o conhecimento deve ser complexo ao invés de fragmentado como o que se aplica na educação das crianças na maioria das escolas hoje em dia. Dentro de casa no convívio da família o desenvolvimento é prático e simultâneo. Por isso o bebê desde seu nascimento até os três anos de vida adquire muito mais conhecimento do que terá até sua fase adulta, considerando, claro, de maneira proporcional a relação quantidade de aprendizado com o período, ou seja, em três anos o bebê vai desenvolver habilidades tão complexas como comer, beber, andar, se comunicar sem a fala e depois através da fala, que ao se considerar a complexidade deste aprendizado em tão pouco tempo com o que levará para aprender a ler, escrever e compreender os conceitos das ciências, concluímos que o que Edgar Morin diz tem muita coerência e efeito positivo na aprendizagem.

  • Reafirmando a importância do papel da família no desenvolvimento da criança. O papel do pai e da mãe contemporâneo é fundamental, por isso eles devem se preparar, pois é muito provável que não tenham tido a mesma oportunidade que pretendem dar a seus filhos.

  • O tema deste artigo tem como objetivo sugerir aos pais “como ensinar os filhos a serem inovadores”, para isso primeiramente os pais precisam inovar, quebrar velhos paradigmas e se disporem a ser facilitadores na aprendizagem de seus filhos.

  • Vamos entender o conceito de inovação para que possamos definir as ações. Segundo a Wikipédia:

  • “Inovação significa novidade ou renovação, se refere a uma ideia, método ou objeto criado e que pouco se parece com os padrões anteriores. (...) Hoje, a palavra também é usada no contexto de ideia e invenções, mas segundo o pesquisador Christopher Freeman, inovação também quer dizer desenvolvimento de processos, ou seja, melhorar aquilo que já existe fazendo mais por menos, menos recursos mais eficiência.”

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  • Ações para ensinar inovação aos filhos

  • O ambiente favorável -

  • É aquele que propicia à criança inovar. Isso quer dizer que quando a criança questiona o que lhe é apresentado deve ser respeitado e respondido. Como o personagem “Zequinha” do programa infantil "Castelo Rá-Tim-Bum", que sempre tem um “Por quê?” na ponta da língua, a criança está sempre buscando entendimento do mundo e do que ele lhe oferece. Se os pais fizerem como no programa e só disserem “Porque sim!” aos questionamentos, ao invés de aproveitar a oportunidade para ajudar a criança a descobrir a resposta do que busca, ela aos poucos vai deixando de ser questionadora, irá aceitando tudo o que lhe é imposto e não terá mais a ânsia pelo saber, que é o combustível do inovador.

  • Propiciar experiências -

  • Incentive e deixe seu filho criar, ele não precisa acertar sempre e nem mesmo ser o melhor, ele precisa ser livre para pensar, experimentar e concluir. Nesta etapa a função da família é primordial, e permitir experiências, isso não significa que se um filho de cinco anos quiser acender uma fogueira no meio do quarto, os pais devam permitir. Mas os pais devem estar dispostos a compreender suas intenções e ajudá-lo a entender as consequências e propiciar a ele a experiência de outra maneira, talvez assistir a um vídeo, fazer uma pequena fogueira em local seguro ou acender a chama do fogão para que ele sinta o calor e assim compreenda as consequências de um acidente com fogo. O importante é que ele seja livre para pensar e agir, mas seguro de que tudo o que pretender realizar deve ser comunicado aos pais.

  • O filósofo Confúcio disse: “Aquilo que eu ouço, eu esqueço, aquilo eu que vejo, eu me lembro, mas aquilo eu que faço, eu aprendo”.

  • Valorizar as tentativas –

  • Interessante falarmos em valorizar as tentativas, quando normalmente temos a tendência de valorizar as conquistas e menosprezar as perdas. Perder faz parte do processo de aprendizagem do sujeito inovador, ele não acertará na primeira tentativa e precisará ter consciência de que o processo geralmente é esse. Todas as grandes invenções desde que o homem existe na terra surgiram através da tentativa de erros e acertos, já dizia Thomas Edson, inventor da lâmpada elétrica após mil tentativas e todas sem sucesso, seu auxiliar lhe perguntou se não se desanimava com tantos fracassos, ao que ele respondeu: “- Fracassos? Não sei do que fala, em cada experiência descubro um dos motivos pelo qual a lâmpada não funciona. Agora sei mais de mil maneiras de como não fazer uma lâmpada”.

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  • Dar exemplo -

  • Nada é mais eficaz do que o exemplo, por isso permitir que a criança observe é a melhor maneira de ensinar algo, além de ser uma excelente oportunidade de reafirmar o relacionamento afetivo entre pais e filhos. Muitas vezes é mais fácil não recorrermos ao auxílio ou permitirmos que a criança esteja por perto quando vamos fazer alguma tarefa, mas eles sempre estão por perto, e mais, querendo participar efetivamente da ação. Isso significa que os pais devem estar dispostos a dar de seu tempo, dar sua atenção e aceitar o que seus filhos têm a oferecer. A sabedoria popular lembra o quanto os filhos se parecem com os pais quando ouvimos: “A fruta nunca cai muito longe do pé” ou “Filho de peixe, peixinho é”. Claro que a carga genética tem parte dessa responsabilidade, mas na maioria das vezes o fato se deve mesmo à convivência.

  • Os pais são a fonte inspiradora para seus filhos, pais inovadores geram filhos inovadores, mas há casos de crianças sem apoio algum, e ainda assim, sobrepujaram as dificuldades e oposições e tornaram-se ícones para a humanidade. Isso significa que são naturalmente pessoas criativas com raciocínio divergente, pois faz parte da natureza do ser humano imaginar, combinar ideias para gerar novas ideias.

  • Para identificar se seu filho tem ou não comportamento criativo nato, observe algumas competências em suas atitudes como:

    • Curiosidade extrema

    • Persistência diante de obstáculos

    • Independência em suas atitudes

    • Tolerância a situações de desordem

    • Desenvoltura e desembaraço na execução de tarefas

    • Determinação para explorar soluções alternativas

  • Pais lembrem-se sempre de que o que esperam de seus filhos depende do que oferecem a eles. Isso foi ensinado até mesmo por Jesus Cristo, quando Ele disse, em João 8:38, 28 “O Pai (...) é quem faz as obras (...) o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se não vir fazer o Pai”.

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Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Como ensinar seus filhos a serem inovadores

“Aquilo que eu ouço, eu esqueço, aquilo que eu vejo, eu me lembro, mas aquilo que eu faço, eu aprendo”. Essa frase de Confúcio revela a importância do exemplo. Pais Inovadores, filhos inovadores.
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