Como fazer uma apresentação divertida

Na hora de preparar uma apresentação várias dúvidas surgem. Como torná-la eficaz e divertida? Quais técnicas utilizar? Conheça aqui algumas dicas para tornar isso tudo possível.

Renata Finholdt

Muitas vezes precisamos fazer algum tipo de apresentação, seja para um trabalho escolar ou mesmo no próprio trabalho e ficamos confusos e sem rumo.

Como fazer algo que realmente seja bom e de fácil compreensão para todos os participantes?

Como fazer algo que não seja cansativo para quem irá assistir?

1 – Antes de mais nada você precisa dominar o assunto do qual falará. Use todos os recursos que tiver disponível para conhecer profundamente o conteúdo. Anote tópicos importantes em um caderno, este inclusive poderá ser usado como seu auxílio no dia da sua apresentação.

2 – Para que sua apresentação seja divertida e prazerosa a todos os que estiverem assistindo, você poderá propor a interação do grupo. Essa técnica é bastante indicada independentemente do tamanho do grupo. Caso seja um grupo pequeno existe a possibilidade desta participação através de uma dinâmica. Quando se trata de um grupo maior, incentive a participação de forma individual.

Advertisement

3 – As dinâmicas citadas no tópico acima podem dar um clima bastante descontraído a sua apresentação. Há várias formas de dinâmicas de grupo, escolha a que melhor se enquadrar na sua situação e antes de colocá-la em prática, treine em casa com amigos e parentes para certificar-se de que conseguirá atingir seu objetivo no final dela.

4 – As participações individuais podem ser previamente combinadas, desta forma o participante saberá que em determinado momento sua presença será requerida. Caso você prefira (quando o grupo for bastante pequeno), no momento apropriado peça a ajuda de algum participante para fazer parte desta dinâmica individual. Ambas as formas fazem com que todo o restante dos participantes fiquem atentos ao que será demonstrado.

5 – Use de bom humor. Não esqueça de colocar um pouco de humor em suas apresentações, seja através de um slide ou através de uma forma descontraída de se apresentar. Porém, perceba o limite tênue entre trabalhar algo com bom humor e criar um humor desajeitado e extrapolado.

6 – O uso de objetos para demonstrar o que esta sendo ensinado é uma prática bastante interessante e animada. Você pode fazer comparações com alguns objetos no decorrer de sua apresentação, esta técnica chama bastante atenção.

Evite fazer apresentações nas quais só há fala e leitura de tópicos. Essas apresentações são cansativas e não prendem a atenção do grupo por muito tempo.

Advertisement

Quanto mais lúdica for a forma que escolher para ensinar, mais interessante será sua apresentação. Use os recursos disponíveis e treine, treine bastante em casa, com amigos e até mesmo na frente do espelho, você se sentirá mais seguro para o dia de sua apresentação.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.