O que fazer quando o filho respeita mais o pai do que a mãe?

Os filhos precisam sentir e perceber que dentro do lar o pai não é maior do que a mãe e nem a mãe maior que o pai, é preciso existir colaboração mútua na educação dos filhos.

Jacira Silva dos Santos Araujo

Quando os pais estão esperando um filho, este momento vem cercado de incertezas, ansiedade, expectativas e principalmente de grande alegria. Cada momento vivido desde o nascimento, passando por cada fase de sua vida é cercado de grande preocupação e também de grandes expectativas na tentativa de tornar seu filho um cidadão de bem.

Cada fase da vida dos filhos pode não ser como pensamos. Mas o mais importante é estarmos preparados para todas as coisas que acontecerão na vida deles, incluindo as adversidades que advirão da relação entre pais e filhos.

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6)

Como é difícil quando nos deparamos com um filho que respeita mais a um do que a outro. Às vezes, o clima de insatisfação, ou até mesmo de culpa, nos consome a mente e tentamos buscar a solução do problema.

Assim como tudo na vida precisamos descobrir a raiz do problema e qual o motivo desta falta de respeito. As crianças, principalmente, são muito sinceras e acabam deixando transparecer o que lhes faz sentir inseguras ou até mesmo insatisfeitas para não terem respeito por sua pessoa.

Advertisement

Tirando todas as preocupações seculares, o que fazer quando o seu filho respeita mais o pai do que a mãe?

  • A chave para abrir a porta do coração de qualquer pessoa é o diálogo. Converse com seu filho, seja amiga dele, entenda suas necessidades e seja sincera com relação aos seus sentimentos. Relate o quanto fica triste com sua falta de respeito e pergunte o que você, como mãe, fez para que ele agisse desta forma.

  • Analise o comportamento de seu filho com o pai para saber o que seu marido faz para que tenha o respeito do filho. Claro que somos diferentes uns dos outros, mas algumas mudanças são necessárias para nosso crescimento como pais e filhos.

  • Peça ajuda. Não nascemos sabendo como ser mãe e pai. Normalmente aprendemos com o nascimento do primeiro filho e depois com os demais. Vamos pegando prática, mas não seremos completamente perfeitos na educação de todos.

  • Use a linguagem do amor. O seu exemplo de educação e respeito com seu marido e até mesmo com seus próprios pais refletirá o quanto você valoriza a família. Será difícil conquistar respeito se seus filhos veem sua mãe maltratando seus próprios pais.

    Advertisement
  • Seja paciente, é difícil principalmente quando queremos ver logo os resultados, mas será necessário muita paciência, para que as mudanças possam acontecer. Lembre-se, a mudança vai precisar partir de ambas as partes e com a ajuda do pai.

Não existe autoridade maior dentro do lar quando se fala de pai e mãe

Os filhos precisam sentir e perceber que dentro do lar o pai não é maior do que a mãe e nem a mãe maior do que o pai. É preciso existir uma colaboração mútua na educação dos filhos, e não uma disputa de quem é mais importante. Os pais são os pilares do lar, ou seja, são a coluna de sustentação para os filhos, e eles reproduzirão em sua vida aquilo que tiveram dentro do lar.

Os pais são o exemplo de tudo, o que temos de vantagem em relação a eles são as experiências e o que temos de igual a eles é o amor, independente dos desentendimentos que aconteçam. Por isso, confie que isso é apenas uma fase e que vai passar.

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.