7 coisas a saber quando procurar por um ginecologista

A frequência ao ginecologista é muito importante para manter a boa saúde da mulher. Conheça algumas dicas para se preparar para essa consulta.

Renata Finholdt

A frequência ao ginecologista é muito importante para manter a boa saúde da mulher. A realização de exames preventivos ajuda a antecipar a chegada de muitas doenças mantendo assim a mulher saudável por muitos anos.

Ter um médico de confiança com o qual você se sinta segura é fundamental, pois este profissional lhe acompanhará e precisará conhecer sua vida e seus hábitos.

1) Se você ainda não tem um médico desta especialidade questione suas amigas ou a própria família. Alguém sempre tem um bom profissional para lhe indicar.

2) Marque sua consulta com o ginecologista no mínimo uma vez ao ano. Se o médico, ao obter o resultado de seus exames, lhe solicitar uma frequência maior ao consultório não deixe de atender a este pedido. Com a saúde não se brinca.

3) Este profissional normalmente lhe solicita exames dos mais variados tipos, alguns inclusive podem ser feitos no próprio consultório, outros devem ser realizados em laboratórios pela necessidade de outros equipamentos.

4) Exames de sangue também são solicitados por este profissional para que ele possa observar os hormônios adequadamente. Os exames de sangue mais comuns também são avaliados porque todos eles interferem na saúde da mulher.

5) A avaliação das mamas é feita pelo ginecologista para descartar qualquer tipo de nódulo, porém, além do exame feito no próprio consultório podem ser solicitados exames mais específicos, tais como: ultrassom das mamas e até mesmo mamografia para mulheres acima dos quarenta anos.

6) Se você notar qualquer diferença em seu ciclo menstrual, na verificação das mamas realizada em casa, aumento da tensão pré-menstrual, ou outra anormalidade você pode e deve procurar este especialista. Ele fará os exames habituais para detectar o problema em si e caso não seja relacionado à especialidade dele, ele também poderá lhe indicar o profissional ideal para lhe atender.

7) No dia de sua consulta não deixe de manter hábitos de higiene saudáveis, pois você passará por exames específicos, muitas vezes no próprio consultório, onde será necessário despir-se para que ele possa lhe examinar apropriadamente.

Não é incomum que o ginecologista se torne o médico mais próximo da mulher, por isso procure encontrar um especialista no qual você se sinta segura e confortável. Provavelmente você o terá até mesmo como uma referência na busca de outras especialidades.

Cuide de sua saúde, esteja atenta a todos os sinais que o corpo lhe oferece e não deixe de buscar orientação médica quando necessário. Siga corretamente as indicações de seu especialista, com a saúde não se brinca.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.