Gastos com alimentação X Qualidade de alimentos consumidos

Preparar um cardápio semanal para reduzir a ida ao supermercado pode ser uma primeira mudança que ajudará a reduzir os gastos com compras de alimentação.

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  • Um dos gastos mais relevantes de uma família é com a alimentação. O preço dos alimentos e as necessidades das famílias caminham em paralelos opostos.

  • Pense nos itens que tem adquirido no supermercado. Com que frequência você vai às compras para montar os pratos que prepara durante a semana? Quais os alimentos mais consumidos em seu lar? Há necessidade de alguma mudança e de um planejamento para melhorar tanto a alimentação quanto os gastos com ela?

  • Ter uma ideia do quanto se gasta por mês com os alimentos é o primeiro grande passo para iniciar uma mudança. Com este número em mãos analise os itens supérfluos que são adquiridos, muitas vezes são eles os grandes vilões do orçamento.

  • Há quem tenha o hábito de adquirir muitos alimentos industrializados, outros que optem por muitas carnes e outros ainda que adoram ir ao supermercado em busca de novidades.

  • O importante é tentar adequar a condição financeira com uma boa alimentação. Tarefa que parece não ser muito fácil, mas conhecendo os gostos de sua família e o valor destinado à alimentação em seus ganhos mensais é possível organizar uma nutrição melhor para todos.

  • 1 – Monte um cardápio semanal. Leve em consideração o que cada um gosta, mas acrescente também itens que estão com preço melhor devido à safra e itens que são necessários para oferecer uma alimentação equilibrada. Você pode montar este cardápio todo domingo e deixar a segunda-feira para ir às compras, por exemplo. Leve a lista do que será necessário adquirir para preparar todas as refeições listadas em seu cardápio semanal. Anote tudo cuidadosamente para evitar a necessidade de ir mais de uma vez por semana às compras. Isso ajuda muito a manter o equilíbrio financeiro para este item específico.

  • 2 – Ao montar as ideias para seu cardápio, inclua pratos diferentes ao longo das semanas para criar bons hábitos de alimentação em todos. Tome cuidado para que o preço de algum item específico ou mesmo a facilidade em preparar algum prato não permita que ele esteja constantemente sendo colocado em seu planejamento semanal.

  • 3 – Inclua frutas da estação para sobremesas e muitas folhas para saladas. Além de muito saudáveis, podem ser variadas e não têm um preço tão elevado assim.

  • 4 – Procure incluir também carnes vermelhas, brancas e peixes alternadamente. Evite o consumo exagerado de carne vermelha.

  • 5 – No dia destinado às compras para seu cardápio não vá com fome. Faça uma refeição adequada e só depois cumpra com este dever. Ir com fome ao supermercado torna todos os alimentos mais deliciosos ainda e seu carrinho de compras mais cheio.

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  • Após o primeiro mês seguindo seu cardápio contabilize novamente para comparar os gastos atuais com os antigos para o item alimentação. Você com certeza conseguirá notar uma boa diferença.

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Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Gastos com alimentação X Qualidade de alimentos consumidos

Preparar um cardápio semanal para reduzir a ida ao supermercado pode ser uma primeira mudança que ajudará a reduzir os gastos com compras de alimentação.
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