Marido ruim não é sinônimo de pai ruim

É importante saber diferenciar isso, especialmente depois de um divórcio. Marido e pai são coisas distintas.

Yordanka Pérez Giraldo

Em várias ocasiões ouvi mães se referirem a seus ex e novos relacionamentos de forma depreciativa. É muito chato quando não escondem tal desprezo nem mesmo na presença dos filhos, e estendem esse mesmo desprezo para os novos filhos de seus ex, sem querer aceitar – gostando ou não – que esta nova parceira, e esse novo pequeno ou pequena são parte da vida e família de nossos filhos.

Rejeitar essa realidade e ensiná-los a fazer o mesmo, como nós, é trazer para a vida de nossos filhos sentimentos negativos como ressentimento, desprezo, resistência às mudanças, perda da capacidade de ver o lado positivo, e em geral, faz com que repudiem seu ambiente.

Ninguém disse que é fácil aceitar que a pessoa que um dia amamos, agora está reconstruindo sua vida longe de nós. Não só não é fácil: é desagradável, e é ainda mais complicado quando, por ser pai de nossos filhos, não podemos simplesmente tirá-lo de nossa vida.

Mas para nossa saúde mental e de seus filhos, é importante aceitar que se alguém já não é mais feliz ao nosso lado o mais saudável é seguir nosso caminho. Não é justo darmos nosso amor e tempo a quem já não tem mais a capacidade de valorizar e desfrutar deles, nem forçar a outra pessoa a resignar-se com uma situação que não deseja mais para sua vida.

Mas é igualmente importante não perder de vista que nossos filhos precisam de pai e mãe para ter uma vida plena, é por isso que os pais que se separam não devem nunca fazer com que suas crianças façam o mesmo. Marido e pai são coisas distintas. Você acha que está falando mal de seu ex, mas ao olhar de seus filhos você está falando mal do pai deles.

Advertisement

E isso nos torna seres egoístas e cruéis com aqueles que mais amamos e aos quais somos obrigados a prover um ambiente saudável física e mentalmente, onde a harmonia, segurança e amor sejam constantes, e onde o ressentimento e o abandono não estejam presentes.

Se acharmos que é demais lidar com nossos sentimentos sem o calor do orgulho ferido, o abandono e a confusão, há dois passos que devemos tomar. O primeiro é aceitar que precisamos de ajuda. O segundo é procurar essa ajuda, pois disso depende que curemos a dor, para não cair no caminho fácil de envenenar os sentimentos de nossos filhos.

Não fazer isso culminará em traumas desnecessários, ressentimentos de outros que vão tornar-se próprios e a ruptura de laços que vão além das relações de casal e que portanto não devem ser misturadas. Se alguma vez os filhos tiverem que julgar a seu pai que seja pelo papel que desempenhou em suas vidas e não por opiniões expressadas por outros no calor da dor e frustração de terceiros.

E independentemente do que sentimos, ensinar aos nossos filhos a ver o lado positivo tornará as coisas mais fáceis para eles. É claro que tanto para eles como para nós é uma situação dolorosa, mas somar à sua dor a nossa dor só torna mais difícil para eles lidarem com seus próprios sentimentos.

Algumas coisas que podemos fazer são:

Advertisement
  • Deixar claro que eles não são os culpados pela separação.

  • Papai e mamãe vão amá-los sempre.

  • Novos membros na família significam apenas mais pessoas para amar e para amar a eles.

  • Não referir aos outros filhos como meios-irmãos, isso só fará com que sintam que não são irmãos de verdade nem uma família de verdade.

  • Não interrogar as crianças sobre a vida privada de seu ex.

    Advertisement
  • Não brigar na presença dos filhos.

  • Ser flexíveis e negociar.

  • Não falar mal de seu ex e/ou sua nova família.

  • Dedicar tempo a cada um deles individualmente.

  • Permitir que os filhos expressem seus sentimentos sem julgá-los ou limitá-los, mas não permitir que sintam pena de sua vida.

    Advertisement
  • Não fazer com que se sintam culpados quando estiverem com o outro progenitor.

Esses conselhos são apenas isso, e não significa que irão resolver todos os problemas, mas definitivamente não irá piorá-los, e apesar de sermos apenas um lado da moeda, ao menos poderemos ter a tranquilidade de que como mães estamos fazendo o necessário para o bem-estar de nossos filhos.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Mal esposo no es sinónimo de mal padre, de Yordanka Pérez.

Toma un momento para compartir ...

Yordanka Pérez Giraldo

Yordanka Pérez Giraldo, Cubana de nacimiento, mexicana por opção.