4 medidas urgentes para proteger suas filhas de predadores da Internet

Esta é uma nova era, onde os pais devem estar bem informados sobre esses perigos.

2,333 views   |   1 shares
  • Os pais fazem tudo ao seu alcance para proteger suas crianças de um predador. O problema é que as coisas mudaram, e esses criminosos tornaram-se invisíveis - estão na Internet. Mesmo invisíveis, eles são muito reais e uma séria ameaça para a segurança dos nossos filhos.

  • Esta é uma nova era, onde os pais devem estar bem informados sobre esses perigos. Você deve ter um maior interesse e um papel mais ativo com relação ao que é perigoso, ou aquilo que pode ser, e passar essa informação a seus filhos.

  • Em um recente artigo do jornal norte-americano Deseret News, uma mãe falou sobre a agonia que ela e seu marido passaram com o desaparecimento de sua filha e a procura encetada pela polícia. A garota parecia ter sido atraída por um homem mais velho através da Internet. Felizmente, ela foi encontrada segura. Seus pais já tomaram providências no sentido de assegurar que algo tão terrível não aconteça a ela novamente.

  • Após essa experiência angustiante, a mãe disse que tudo o que ela realmente queria fazer era mudar-se com sua família para um local deserto, onde não houvesse acesso à Internet. Percebendo não ser essa a solução, ela tomou outra direção: “Meu plano é apenas me envolver mais, fazê-la realmente tentar entender o que aconteceu, o porquê da comoção e por que ficamos angustiados. E eu quero ajudá-la a identificar um amigo verdadeiro, deixá-la olhar a minha página no Facebook e ver como os amigos reais são e que tipos de coisas os verdadeiros amigos dizem.”

  • Quando essa mãe procurou os amigos no Facebook de sua filha encontrou mais de 1.000 pessoas, a maioria a filha sequer conhece. As crianças precisam entender o quanto isso é perigoso.

  • Nesse mesmo artigo Rod Layton, diretor do Centro de Justiça infantil Weber- Morgan, disse que “A aplicação da lei não resolve nada. Não podemos fazer nenhum tipo de prevenção, somente medidas paliativas depois que já aconteceu"Ele continua:"A melhor solução para o problema é os pais ensinarem e alertarem seus filhos e que tenham conversas francas com suas filhas."

  • Sites que podem ajudar

  • Nos Estados Unidos, alguns governos estaduais estão cada vez mais envolvidos em ajudar a proteger crianças contra predadores da Internet. Por exemplo, o estado deIdaho postou um site para ajudar os pais a se informarem e detectarem o perigo. O site em inglês se encontra no link: Internet Safety

  • Advertisement
  • Listados abaixo estão alguns sites em português, inclusive o da Microsoft, que oferecem ajuda para identificar predadores, bem como configurações de segurança para seu computador:

  • Estatísticas alarmantes

  • No site norte-americano PureSight: Segurança Infantil Online, as seguintes estatísticas são publicadas para ajudar a informar os pais:

    • Um em cada cinco adolescentes nos Estados Unidos que se conectam regularmente à Internet diz ter recebido uma solicitação sexual indesejada.

    • Solicitações foram definidas como convites ou incentivo para se envolver em atividades sexuais ou conversa sexual, ou para dar informações pessoais de cunho sexual. (Apenas 25 por cento dos jovens contaram a um dos pais)

    • Os predadores de internet estão mais frequentemente na faixa etária de 18 a 55 anos, embora alguns sejam mais velhos ou mais jovens. Seus alvos estão entre os jovens de 11 a 15 anos.

    • Em 100 por cento dos casos, os adolescentes que são vítimas de predadores sexuais foram voluntariamente encontrar-se com eles.

    • Os adolescentes querem se encontrar com estranhos: 16 por cento dos adolescentes disseram que se encontraria com alguém que só conhece pela internet e oito por cento já encontraram alguém que só conheciam online.

    • 75 por cento das crianças estão dispostas a compartilhar informação pessoal online sobre elas mesmas e suas famílias, em troca de bens e serviços.

  • No Brasil não é muito diferente, embora não haja dados tão precisos.

  • São 4 coisas importantes a fazer

    1. Criar uma estreita relação com a sua filha é a coisa mais importante que você pode fazer para impedi-la de cair nessa armadilha. Isso significa ganhar a sua confiança através de amor e compreensão. Diga a ela o quanto é importante que ela conte a você se alguém on-line está pedindo informações pessoais ou tendo conversas de cunho sexual. Escute-a sem críticas enquanto ela compartilha as informações.

    2. Esteja atenta ao que ela está fazendo no Facebook e outros sites de mídia social. Verifique seus sites regularmente, incluindo o histórico da internet. Isso inclui telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos que possam estar usando. Esses dispositivos devem ser utilizados apenas em áreas comuns a toda a família, e não na privacidade do seu quarto. Ajude-a compreender o quanto é importante ter cuidado. Essa é uma situação de risco de vida e requer extrema cautela.

    3. Deixe que ela saiba que nunca deve fornecer informações pessoais através da Internet. Isso inclui: nome completo, idade e data de nascimento, endereço, número de telefone, calendário escolar e números de documentos. Predadores são bons em localizar essas informações se estiverem publicadas em qualquer website.

    4. Fale sobre a importância de manter a privacidade das fotos e reforce que ela nunca deve postar uma foto reveladora de si mesma ou de outros. Com esforços contínuos os pais podem proteger seus filhos. Não é algo para se falar de vez em quando. É preciso uma vigília constante. A segurança de sua filha (e de cada um de seus filhos) vale o esforço que for preciso.

  • Advertisement
  • Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Protect your daughters from Internet predators.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email

Website: http://garyjoylundberg.com

4 medidas urgentes para proteger suas filhas de predadores da Internet

Esta é uma nova era, onde os pais devem estar bem informados sobre esses perigos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr