Métodos eficazes para disciplinar os filhos

Como um pai, você deve se perguntar qual é a melhor maneira de disciplinar seus filhos sem tornar-se inimigo deles. A seguir, estão alguns fatores a serem considerados.

1,555 views   |   1 shares
  • A disciplina dos filhos é um tema muito profundo que não deve ser tratado de forma displicente. Na verdade, como um pai, você deve se perguntar qual é a melhor maneira de disciplinar seus filhos sem se tornar inimigo deles. A seguir, estão alguns fatores a serem considerados, que podem ser úteis na hora de repreender ou disciplinar seus filhos:

  • 1. Pratique a crítica construtiva

  • quando seus filhos tomam decisões não muito apropriadas ou demonstram comportamento inconveniente, tente encontrar uma maneira de fazer críticas construtivas. Use perguntas de reflexão, como por exemplo: "Você acha que esse vestido é adequado para uma festa?", "Por que você se irritou com seu irmão?", "Como você poderia expressar o que está lhe incomodando?" ou "O que você acha que vai ganhar reagindo dessa forma?", fazer perguntas a seus filhos utilizando críticas construtivas ao invés de humilhá-los é muito importante, porque evita ter que dar um sermão que pode ser ineficaz. Ao mesmo tempo, prepare seus filhos para no futuro receberem críticas de outras pessoas sem se sentir ofendidos e ouvir para seu próprio bem-estar.

  • 2. Elogie em público, advirta em particular

  • mantenha em mente que como pai você deve aproveitar todas as ocasiões em que seus filhos mereçam um elogio para fazê-lo em público ou em voz alta. Assegure-se de que eles saibam que você aprecia suas boas decisões. Por outro lado, quando tomarem uma má decisão, evite falar sobre ela em público, porque ao fazer isso você perde pontos com seus filhos. Procure um lugar afastado (quando isso acontecer em casa, podem ir ao quintal, a um quarto ou à sala de estar, e se acontecer em um lugar público podem ir ao carro ou a um lugar separado) para falar com seu filho sobre o que ele fez. Ao invés de usar a expressão "não faça uma coisa dessas", tente expressar que você ficou decepcionado com frases como, "fiquei triste quando você fez isso" ou "fico ofendido quando você diz…", e explique-lhe porque você se sente assim. Isso irá ajudar a seu filho a pensar e refletir sobre como mudar seu comportamento e a expressar por que fez ou disse isso ou aquilo.

  • 3. Expresse sua autoridade com qualidade

  • evite a agressividade quando estiver bravo. Se estiver com raiva ou tiver perdido a paciência, pare um pouco para pensar em como você irá reagir. Se você responder com impaciência e com agressividade, você irá se arrepender de sua reação, mas será tarde demais, pois o dano terá sido feito. Demonstre ao seu filho que sua autoridade deve ser respeitada, mas demonstre isso sem arrogância e ao mesmo tempo repreenda com firmeza. O equilíbrio entre essas habilidades fará com que seu filho o respeite e sinta vontade de fazer o certo não somente por sua causa, mas porque é o correto.

  • Advertisement
  • 4. Cumpra suas promessas

  • isso é essencial para que seus filhos apreciem sua consistência como pai. Se você prometeu que iria tirar algum privilégio se não cumprissem a parte deles no combinado, então faça-o. Quando reclamarem porque você os privou de tal privilégio, aproveite essa oportunidade para enfatizar o fato de que você cumpre suas promessas. Se, pelo contrário, você prometeu algum evento ou passeio especial por bom comportamento, também se assegure de fazê-lo. Evite prometer algo que você não possa cumprir. Lembre-se de que cumprir o que você prometeu será um grande aliado quando se trata de disciplinar seus filhos de forma positiva.

  • Finalmente, não se esqueça de que mesmo que não haja somente uma maneira concreta de fazê-lo corretamente, existem métodos de exercer a disciplina no lar de forma eficaz e ao mesmo tempo ajudando aos filhos a aprender diariamente de uma maneira positiva.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Métodos eficaces de disciplinar a los hijos, de Cindy Peterson.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Cindy Peterson é mãe de três filhos e trabalho como Coordenadora de educação especial em uma escola pública. Ela gosta de passar seu tempo livre com a família e amigos fazendo atividades ao ar livre e servindo a comunidade.

Métodos eficazes para disciplinar os filhos

Como um pai, você deve se perguntar qual é a melhor maneira de disciplinar seus filhos sem tornar-se inimigo deles. A seguir, estão alguns fatores a serem considerados.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr