Aparelho nos dentes: Recomendações e cuidados

Não é apenas um sorriso metálico. É um período de adaptação constante, que exige muitos cuidados e atenção.

Michele Coronetti

Por um sorriso bonito, qualquer esforço é válido. Não só a estética está envolvida, mas o bem-estar e a saúde também. Aparelhos bucais nivelam a dentição além de aumentarem a autoestima. Alguns cuidados devem ser tomados para que o sucesso seja geral.

O aparelho móvel não é adequado em todos os casos. Ele pode ser utilizado normalmente a partir de seis anos de idade. Seguem algumas dicas:

  • Para a alimentação, o aparelho deve ser retirado, não sendo porém necessária a retirada em casos de bebidas como água, sucos, vitaminas e outras;

  • Sempre escovar muito bem os dentes após as refeições e antes de recolocar o aparelho;

  • Quando escovar seus dentes, escove também seu aparelho. Não utilize produtos abrasivos ou fervura. Mensalmente pode deixar o aparelho de molho em antisséptico bucal por quinze minutos;

    Advertisement
  • Utilize seu aparelho ao máximo durante o dia e a noite, retirando apenas para se alimentar e efetuar a limpeza;

  • Ao retirá-lo, guarde sempre no recipiente próprio, as famosas caixinhas coloridas que acompanham o produto. Nunca enrole seu aparelho em guardanapos, pois vários desastres já ocorreram com essa prática. Ele pode se quebrar, ou o garçom pode retirar os pratos da mesa, retirar os guardanapos amassados, e seu aparelho ir junto para o lixo;

  • Uma vez ao mês, é necessária a visita ao ortodontista para avaliar, ajustar e dar continuidade ao tratamento, é a chamada manutenção.

Já o aparelho fixo é inserido a partir dos doze anos. As dicas são semelhantes:

  • A escovação deve ser redobrada, muito dedicada, dente por dente, e as peças que compõem o aparelho também. Utilize o fio dental com passa fio para que a limpeza seja melhor efetuada. Não faça uso de palitos de dente. Com a permissão do profissional que lhe atende, utilize antisséptico bucal.

    Advertisement
  • A escova deve ser trocada periodicamente, a cada três meses ou menos, dependendo do desgaste.

  • Evite certos tipos de alimentos duros, como o amendoim por exemplo. Porcione alimentos duros em pedaços menores do que o habitual. Morder a maçã inteira? Esqueça! Corte-a em pedaços e bom apetite! Isso evita danos e retornos antecipados ao profissional. Cuidado com doces e chicletes.

  • Na área das bebidas, é bom evitar as que contêm gás, como os refrigerantes.

  • A visita ao ortodontista também é mensal, para ajustes e avaliações. Nos primeiros dias após essa visita, é comum sentir dores, falta de apetite, dentes moles. Não se preocupe, porque isso passa e logo tudo voltará ao normal.

  • Para as meninas, esta é uma dica importante. Atenção com a maquiagem que vai usar durante seu tempo com o aparelho. Ele por si só já chama a atenção para sua boca, tornando desnecessário o uso de batons de cores fortes, como o vermelho, ou mesmo o gloss. Manter o equilíbrio é a melhor medida a ser tomada.

    Advertisement
  • Sempre que perceber alguma alteração em qualquer componente do aparelho, por menor que seja, entre em contato com seu ortodontista para que o reparo seja feito, não causando assim maiores complicações.

Quando o tempo de uso do seu aparelho fixo terminar, você passará a usar uma contenção, que parece com um aparelho móvel e que manterá o progresso realizado pelo aparelho por mais tempo.

Quem determinará o período que você utilizará o aparelho e a contenção é o profissional que você escolheu. Mesmo que seja cansativo, procure seguir as instruções, especialmente as referentes ao tempo de uso. Assim, seu empenho será revertido em benefício para você mesmo.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.