Eu odeio meu trabalho: Como lidar com essa situação?

"O verdadeiro sucesso é encontrar o trabalho da sua vida na ocupação que você ama.

Beth Proenca Bonilha

A palavra trabalho já tem uma conotação negativa na vida do ser humano. Na antiguidade, o trabalho era entendido como a atividade dos que haviam perdido a liberdade, segundo o filósofo alemão Robert Kurz.

Na tradição cristã, o trabalho esta associado à noção de punição ou até mesmo uma maldição como está escrito no Velho Testamento em Genesis 3:19: “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra (..)”

Na etimologia da própria palavra, deixa claro sua posição negativa perante a humanidade. A palavra trabalho vem do latim Tripalium (três paus), instrumento usado para subjugar animais de carga e forçar os escravos a aumentar a produção.

Com a história e representação da palavra trabalho, não é de se admirar que muitas pessoas saiam de casa todos os dias para ir ao “trabalho” como se fossem para uma seção de tortura, pois este é o significado da palavra desde sua origem.

Como lidar com a situação, quando a pessoa não gosta do seu trabalho?

Advertisement

A resposta é bem simples e depende quase que exclusivamente do “trabalhador”, visto que nos dias atuais a escravidão foi abolida e existem leis e órgãos para defender os direitos dos trabalhadores.

Não saia de casa para trabalhar

  • Evite encarar sua ocupação como trabalho, afinal trabalho normalmente quer dizer que dará trabalho, será exaustivo e fatigante. Mude essa visão, comece a chamar seu “trabalho” de ocupação, pois quem está ocupado com algo é porque está dando atenção a alguma coisa, e quando se dá atenção é porque é interessante e normalmente vale a pena.

Encontre uma razão para que sua ocupação seja significativa

  • Tudo o que se decide dedicar tempo e esforço deve valer a pena, e, para isso, deve ter significado e completar as necessidades de realização da pessoa.

Se sua ocupação atual não lhe satisfaz e não consegue encontrar razões para que isso aconteça, mude e procure outra ocupação! Veja como a resposta a questão que o título traz depende da pessoa que se ocupa com algo.

Descubra suas competências e habilidades

  • Não há maior satisfação para uma pessoa do que poder apreciar uma obra realizada por suas mãos, por suas competências intelectuais ou colocar em prática um projeto ou estudo. Busque meios e uma empresa que esteja disposta a aproveitar suas competências, só assim sairá pela manhã com alegria e a certeza de que voltará realizado e com a sensação de dever cumprido. Além do desejo de que mais um dia se inicie para se ocupar com o que gosta de fazer.
Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu