Odeio meu trabalho: Há como lidar com essa situação?

Análise de alguns sinais que demonstram a insatisfação no trabalho, e quais as formas que podem ser empregadas para mudar essa situação.

Suely Buriasco

Passamos a maior parte de nossos dias no trabalho. Portanto, é essencial que o nosso emprego represente algo que nos cause satisfação. Mas se você sente que trabalhar tem sido uma grande carga em sua vida, precisa analisar melhor essa situação. É importante que você esteja muito certo do que quer antes de enveredar por uma aventura.

Insatisfeito com a vida? Veja aqui 7 dicas para viver melhor

Penso que uma questão é fundamental: você não gosta do seu trabalho ou está desmotivado com sua vida profissional? Embora, esses fatores estejam correlacionados, encarar as diferenças pode ser muito útil na hora da decisão.

Observe!

Sinais de que você não gosta do seu trabalho

  • Você não se identifica com a área de trabalho em que atua;

  • Nunca se adaptou ao ambiente;

    Advertisement
  • Não sente afinidade com as tarefas que lhes são exigidas;

  • Sente-se coagido a cumprir afazeres que não lhe conferem qualquer sentido;

  • Cumpre apenas com as obrigações; não deseja aprender nada de novo.

O que fazer

Quando você não atua numa área afim aos seus interesses é realmente difícil, e o mais recomendável seria mesmo uma mudança de emprego. Mas aja com bastante cautela para não se arrepender depois. É importante que você busque outro emprego antes de deixar esse; concilie suas horas de trabalho com um tempo para fazer entrevistas em outros lugares. O ideal é que você converse com seu chefe antes e esclareça os motivos que estão incentivando você a procurar outro emprego. Isso é extremamente interessante, pois pode ser que haja na própria empresa um cargo que se adapte melhor ao seu perfil, e um remanejamento resolva o problema. De qualquer forma, mesmo que você saia da empresa, é sempre interessante “deixar as portas abertas”. Ética é fundamental!

Sinais de que você está desmotivado profissionalmente

  • Você atua em uma área que sempre o interessou, porém não sente mais o mesmo interesse;

    Advertisement
  • Sair de casa para o trabalho tem sido um sacrifício;

  • Você não sente afinidade com os colegas de trabalho;

  • Perdeu a admiração pelo seu chefe e não se sente reconhecido;

  • Sente que a sua criatividade está bloqueada pela irritação, estresse e fadiga;

  • Queda no desempenho.

    Advertisement

O que fazer

Assim como no primeiro caso, o aconselhável seria uma mudança, algo que o fizesse olhar novamente para o trabalho como um desafio. Encarar novos desafios é sempre muito estimulante. No entanto, nesse caso, não existe a necessidade de mudar de área, e talvez uma mudança de ótica já seja o suficiente para estimular novamente a sua satisfação. É importante que você compreenda os motivos que o levaram a se desestimular e então busque formas de mudar o que o incomoda; pense: esse pode ser o desafio que você está precisando.

20 ideias de trabalho em casa

Para ambos os casos, vale o conselho do educador e palestrante Tom Coelho em seu site: “Isso pode significar mudar ou melhorar o ambiente de trabalho, buscar relações mais amistosas com seus colegas, alterar sempre que possível sua rotina, perseguir novos desafios, estreitar o diálogo com seus supervisores. E, num extremo, até mesmo mudar de organização, se preciso for, planejando sua saída com consciência e racionalidade.

Segundo George B Shaw: “As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam“. Lembre-se de que mudar essa situação depende unicamente de você!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.