Dicas para se acostumar com a mudança do horário de verão

Veja como ajustar seu horário biológico durante o período em que você precisa acordar e deitar uma hora antes.

Erika Strassburger

Esse é um assunto “delicado” pra mim, porque simplesmente não suporto o horário de verão.

Quando eu era jovem, achava ótimo esse período. Quando eu voltava do trabalho ainda era cedo, tinha uma ilusão de tempo extra e acabava fazendo várias coisas até escurecer. Acabava indo dormir mais tarde, como a maioria das pessoas, mas era jovem e tinha pique para isso. Depois que tive filhos e fiquei mais velha, tudo mudou.

Quem tem filhos sabe que não é fácil acostumá-los à mudança de horário. Se já é difícil para nós, que somos adultos, que dirá para crianças e adolescentes, principalmente para aqueles que estudam pela manhã.

Nesse período, principalmente nas primeiras semanas, acabamos dormindo menos do que gostaríamos. E as consequências logo aparecem:

  • Queda na imunidade, que pode acabar resultando em resfriado ou gripe.

    Advertisement
  • Cansaço e sonolência.

  • Queda no rendimento, no aprendizado e na memorização.

  • Irritabilidade e mau humor pela manhã.

O horário de verão afeta nosso relógio biológico e causa alteração na secreção de um hormônio chamado melatonina. Esse hormônio, “tem[como] sua principal função (…) regular o sono; ou seja, em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono.” Como esse hormônio só é liberado no escuro, quem acorda enquanto ainda está escuro ou dorme tarde, estando nos dois momentos sob o foco de luz, têm produção de melatonina comprometida.

Assim é possível minimizar os efeitos do horário de verão sobre o organismo e ajustar o relógio biológico. Veja como:

Advertisement
  • Tome banho pela manhã. O banho tira o cansaço e dá mais disposição para enfrentar as atividades do dia a dia.

  • O banho tem também um efeito relaxante. Tome um banho à noite, coloque seu pijama e vá para cama. Se você achar demais tomar dois banhos, teste os dois e verifique qual produz melhor efeito.

  • Faça exercícios físicos durante o dia. Os exercícios físicos à noite causam excitação.

  • Vá ajustando gradualmente seu horário de dormir. Não queira dormir, de um dia para o outro, uma hora antes. Nos primeiros dias, vá 10 minutos mais cedo para cama. Nos dias subsequentes, vá 15 ou 20 minutos, depois meia hora, até conseguir dormir uma hora mais cedo.

  • Elimine qualquer foco de luz à noite, mesmo de celulares e computadores, para não comprometer a produção de melatonina.

    Advertisement
  • Evite a ingestão de alimentos ou bebidas com cafeína e outros estimulantes, assim como de bebidas alcoólicas.

  • Faça uma refeição leve antes de dormir. Estômago cheio pode causar desconforto e azia.

  • Avalie o conforto do seu travesseiro e colchão. Se estiverem deformados, podem comprometer sua noite de sono revigorante.

  • Não leve trabalho para casa, menos ainda problemas para a cama.

  • Crie uma rotina para dormir, que pode incluir vários itens mencionados acima, além de exercícios de relaxamento, leitura de um livro ou um copo de leite morno.

    Advertisement
  • Procure acordar e dormir sempre no mesmo horário.

  • Seja organizado nas tarefas do dia a dia. A organização produz sensação de bem-estar e de dever cumprido, deixando-o mais tranquilo para dormir à noite.

Algumas pessoas têm o sono pesado, adormecem rapidamente, e o horário de verão interfere muito pouco no seu relógio biológico. Se você, assim como eu, tem dificuldade de se ajustar a essa mudança, siga os conselhos deste artigo. Você sentirá a diferença.

Algumas sugestões acima também podem ser aplicadas a crianças. Para mais sugestões de como criar uma rotina para seus filhos na hora de dormir, leia o artigo Como estabelecer um horário para seus filhos dormirem.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.