Dicas de alimentação para aumentar a imunidade

Conheça os superalimentos que potencializam nossas células de defesa.

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  • Em uma linguagem bem acessível, nosso organismo é um sistema complexo composto de trilhões de células responsáveis por várias funções fundamentais no corpo. Há um conjunto de células que tem uma função essencial para a nossa sobrevivência: as células de defesa. Elas compõem nosso sistema imunológico ou imunitário.

  • As células de defesa atuam como um exército, posicionam-se para atacar os invasores, ou para inibir ou neutralizar a ação desses “inimigos”. Tais inimigos podem ser vírus, bactéria e fungos e outros parasitas.

  • Vários hábitos contribuem para a queda no sistema de defesa:

    • Noites mal dormidas.

    • Alimentação pobre em vitaminas e sais minerais.

    • Ingestão de bebidas alcoólicas.

    • Poluição.

    • Tabagismo.

    • Cafeína e outros estimulantes.

    • Falta de higiene.

    • Estresse prolongado.

    • Vacinação atrasada.

    • Alguns medicamentos, como os que contêm corticoides.

    • Pouca exposição à luz solar (em horário em que não há risco).

    • Pouca ingestão de água.

    • Hipotermia.

    • Remoção em excesso de cera no ouvido e cutícula das unhas.

  • Ao eliminar os hábitos acima, e caso você não tenha problemas de saúde que comprometam seu sistema imunitário, seu organismo será fortalecido ou não será prejudicado, e os mecanismos de defesa trabalharão a todo vapor.

  • A alimentação saudável é uma forte aliada na missão de proteger seu corpo. Há, porém, alimentos que se destacam por serem ricos em substâncias que potencializam essas defesas. Veja quais são eles:

  • 1. Alimentos ricos em vitamina C

  • , como laranja, limão, caju, acerola, goiaba, kiwi, tangerina, abacaxi, melão, pimentão, tomate, agrião, brócolis, espinafre, couve, rúcula e repolho são o carro-chefe no fortalecimento das defesas.

  • 2. Castanha-do-pará, nozes, amêndoas, castanha de caju

  • Têm ação antioxidante, previne o envelhecimento precoce e Alzheimer.

  • 3. Sementes

  • , com as de abóbora, arroz integral, como gergelim e linhaça são ricas em zinco, nutriente importante na composição das enzimas.

  • 4. Cereais integrais

  • Possuem vitaminas do complexo B, cuja deficiência compromete a produção de anticorpos.

  • 5. Óleo de canola e azeite de oliva extra virgem

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  • Protegem as células e regularizam diversas funções no organismo.

  • 6. Peixes, especialmente os de água marinha

  • Previnem doenças cardiovasculares.

  • 7. Iogurtes

  • Os lactobacilos vivos protegem a flora intestinal e estimulam a produção de anticorpos.

  • 8. Alho e mel

  • Agem como antibióticos naturais.

  • 9. Frutas e vegetais nas cores amarelo, laranja e vermelho

  • Protegem o corpo contra radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo câncer.

  • 10. Leite materno

  • Contém todos os nutrientes necessários para os primeiros seis meses de vida do ser humano. A amamentação exclusiva nesse período protege o bebê contra infecções.

  • 11. Cogumelos

  • Previnem gripe, câncer e doenças cardíacas.

  • 12. Alimentos ricos em ferro

  • A carência de ferro no organismo causa diminuição das defesas, resultando em menor resistência a infecções. As melhores fontes de ferro são: fígados de galinha e de boi, feijão, lentilha, gema de ovo.

  • 13. Alimentos ricos em vitamina D

  • Reforçam o organismo contra infecções virais e previnem doenças autoimunes e câncer. A melhor fonte de vitamina D é o sol das primeiras horas da manhã – 20 minutos diários são suficientes – mas alguns alimentos também contém essa vitamina, como óleo de fígado de bacalhau, óleo de salmão e peixes.

  • 14. Água

  • A ingestão de água potável, cerca de dois litros por dia, é essencial para o desempenho das células de defesa.

  • Ter hábitos saudáveis e uma alimentação rica em nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunitário é essencial para se evitar transtornos, sofrimento e despesa extras causados por doenças ocasionadas pela queda da imunidade. Prevenir é sempre melhor, mais fácil e menos doloroso que remediar.

  • Leia também: 10 alimentos saudáveis para sua família e Os benefícios da dieta do mediterrâneo.

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Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

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