Não é egoísmo nem vaidade, é questão de saúde física e mental

Sem dúvida, o exercício é uma parte importante na vida de qualquer pessoa, no entanto, como mulheres, essa é a única atividade na qual não estamos fazendo algo para outra pessoa.

7,724 views   |   28 shares
  • Sem dúvida, o exercício é uma parte importante na vida de qualquer pessoa. Não importa a idade, o sexo, a profissão nem a situação econômica. No entanto, como mulheres, somos uma fonte de alegria e vida para muitas pessoas que nos rodeiam. Eu amo me exercitar, é minha terapia, um luxo que não custa muito, um privilégio e uma grande oportunidade de me encontrar comigo mesma e fazer novas amizades. Não é egoísmo, nem vaidade: é necessário. É a única atividade na qual não estamos fazendo algo para outra pessoa, só para nós mesmas.

  • Quando eu estava no Ensino Médio, decidi ir às aulas de vôlei e ir aos testes para entrar no time. Na verdade, eu não era uma jogadora muito boa, mas precisavam de um time grande e bom. No final, minha camisa era a número nove. Se tivessem frequentado minha escola, veriam-me em todos os jogos… mas no banco a maior parte do tempo. O treinador era muito paciente, e quando finalmente dava-me uma chance, meu coração batia forte, minhas mãos suavam, meu rosto corava, em suma, ficava nervosa. Depois de fazer boas jogadas, fazia passes ruins e daí voltava para o banco. Por que eu continuei? Porque os treinos de manhã davam-me a oportunidade de correr, fazer agachamentos, subir e descer degraus do ginásio, fazer exercícios de alongamento. Faziam-me sentir feliz. Agora, entendo que eram as endorfinas fazendo seu trabalho, mas nesse momento, sentia uma grande satisfação por ter concluído algo. Assim, mesmo nunca tendo sido a melhor jogadora do meu time, minha condição física estava em um bom nível.

  • Agora, como esposa e mãe, estou em uma situação em que o tempo no qual posso me exercitar é limitado, e por isso esse é meu tempo e é sagrado.

  • Lembre-se de que não precisa ser um esporte extremo. Se sua vida tem sido sedentária, eu sugiro que você comece com o mais fácil, que é caminhar. E antes de começar um programa mais abrangente, consulte seu médico e considere sua condição física atual. Aqui estão cinco motivos para fazer exercícios:

  • 1. Você terá uma melhor saúde mental e emocional

  • se você é mãe jovem com bebês em casa, meus cumprimentos: você precisa mais do que ninguém de uma fuga, mesmo que seja por uma hora. Cuidar de filhos pequenos requer muita energia e atenção. Para nós que estamos chegando aos quarenta, também temos nossos desafios, que estão mais relacionados a questões emocionais.

  • 2. Você terá mais energia

  • exercício é rejuvenescedor, é extremamente gratificante, e ao contrário do que se pensa, não nos deixa esgotadas, mas nos dá energia extra para ter um melhor desempenho nas atividades do dia a dia. Uma mãe de família sempre tem uma lista interminável de atividades. Desde a mãe que tem filhos pequenos, a mãe que tem filhos em uma etapa escolar, até as mães que são avós e ajudam os filhos adultos cuidando dos netos. O trabalho nunca termina. Sempre é necessário alimentar alguém, ter roupas limpas, lavar louça, limpar a casa, pagar contas, estar ciente das atividades escolares, esportes, consultas médicas, dentistas, etc. Se além disso você tem um trabalho de tempo integral ou de meio-período fora de casa, é voluntária em sua comunidade, sua igreja e/ou na escola de seus filhos, você então precisa ainda mais de um tempo para recarregar as baterias e continuar com suas atividades.

  • Advertisement
  • 3. Irá melhorar sua saúde física

  • o exercício aguça a mente, fortalece nosso sistema cardiovascular, dá manutenção a nossos músculos, articulações. Ajuda a manter nossa densidade óssea, o que é superimportante para as mulheres que estão começando a ter problemas de osteoporose. Os benefícios físicos são muitos e a ajudarão a combater também os efeitos da idade, e em alguns casos a controlar situações hereditárias como diabetes e doenças do coração. Tenho uma vizinha que corre três vezes por semana, e cada vez que ela sai para correr, ela corre um total de dez quilômetros, ou seja, durante a semana ela corre 30 quilômetros. Está super magra e obviamente em excelente condição. Ela me disse que ela poderia ser obesa de acordo com a hereditariedade, pois seus irmãos e familiares são pessoas que tendem ao sobrepeso e como nenhum deles cuida de sua alimentação nem faz exercício, estão obesos e têm problemas de saúde.

  • 4. Será um exemplo para sua família

  • se você está solteira, casada, com ou sem filhos, divorciada ou viúva, fazer exercício não só beneficiará você, mas também será uma influência positiva para os membros de sua família. Pode incluir filhos, netos e até o namorado ou marido em atividades simples como caminhar, andar de bicicleta ou ir correr no parque. Agora, se o que você quiser for paz e serenidade para se encontrar consigo mesma, bom, então não os leve sempre. Mas é, realmente, o exemplo que fala mais alto do que as palavras, quando se trata de exercício.

  • 5. Você alcançará e/ou irá manter um peso adequado

  • minha pediatra mencionou a uma de minhas filhas que para chegar a um peso saudável, teria que modificar sua dieta, mas também precisaria fazer exercícios no mínimo cinco vezes por semana para diminuir seu peso e depois somente três vezes por semana para manter esse peso. Como adultas, não temos mais nossa mãe para nos levar a consultas, nem para nos fazer comer, mas com planejamento e organização, podemos ter acesso a uma dieta adequada e a uma rotina de exercício.

  • Saia para um passeio de bicicleta, corra, pratique yoga, participe de uma aula de zumba. Marque em seu calendário e em sua agenda. Dê prioridade, não o deixe em sua lista de "vou ver se tenho tempo para isso". Arranje esse tempo agora. Eu a convido a colocar seus tênis, e pelo menos sair para caminhar.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original No es egoísmo ni vanidad, es cuestión de salud física y mental, de Janint Young.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Não é egoísmo nem vaidade, é questão de saúde física e mental

Sem dúvida, o exercício é uma parte importante na vida de qualquer pessoa, no entanto, como mulheres, essa é a única atividade na qual não estamos fazendo algo para outra pessoa.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr