Como ajudar uma equipe de trabalho a desenvolver seus talentos

Desenvolver as aptidões individuais é papel de um bom líder. Veja como pode ajudar os membros de sua equipe.

1,682 views   |   shares
  • Talento significa aptidão, capacidade, habilidade. Todos nós, seres humanos, sem exceção, nascemos com algum tipo de talento. Alguns para se comunicar, outros para liderar, outros ainda para negociar, enfim, são várias as possibilidades e inúmeras as formas de utilizar esses talentos com sabedoria.

  • Em uma equipe de trabalho, a diversidade de talentos completa o grupo e o qualifica. É importante e essencial que os talentos de uns sejam complementos das aptidões de outros. Cabe ao líder observar e trabalhar com cada um deles de forma sábia e eficaz para benefício do grupo.

  • O bom líder está atento e acompanha cada membro de sua equipe, tanto para o desenvolvimento de um trabalho eficiente que beneficie a empresa, como também para o crescimento de cada integrante de sua estafe. O acompanhamento pode e deve ser feito através de conversas, mensais ou quinzenais, com cada um de seus colaboradores (individualmente) para que possam ser traçadas algumas metas de crescimento e expansão, tanto de suas tarefas específicas quanto de aumento e melhoria de sua capacidade individual.

  • Feedback

  • É neste momento que será possível apontar as necessidades de melhoria do colaborador em questão, bem como também apontar as aptidões que foram observadas para que possam ser mais bem desenvolvidas em prol do grupo como um todo. Esse processo de acompanhamento recebe o nome de “feedback” e é bastante utilizado nas grandes empresas que se utilizam desse momento para ajudar na qualificação do funcionário perante as exigências que a chefia impõe.

  • Para o melhor controle e observância do cumprimento das metas traçadas anteriormente, é possível e eficaz o uso de planilhas. Essas planilhas apontam tanto ao líder quanto ao colaborador o que foi acordado no feedback anterior e quais foram os progressos alcançados no período.

  • A possibilidade de acompanhamento individual de cada membro da equipe é algo trabalhoso, porém muito necessário, e traz benefícios ao trabalho de todo o estafe. É possível, através desses momentos, perceber pontos fortes de cada colaborador e desenvolvê-los mês a mês, ajudando-o a preparar-se para estar qualificado para novas oportunidades que poderão aparecer.

  • Líder, utilize o feedback como uma ferramenta de ajuda e apoio ao grupo, aponte os pontos a serem melhorados e os pontos bons e fortes que devem ser mantidos, deixe tudo registrado em uma planilha particular e desta forma poderá alcançar excelentes resultados.

  • “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” Abraham Lincoln

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Como ajudar uma equipe de trabalho a desenvolver seus talentos

Desenvolver as aptidões individuais é papel de um bom líder. Veja como pode ajudar os membros de sua equipe.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr