Como se portar na primeira festa com a família do cônjuge

Se você tiver muita sorte, sua nova família é perfeita e você não vai precisar se preocupar com nada.

1,996 views   |   2 shares
  • Pode ser que você já conheça a família do seu marido (ou da sua esposa), ou talvez essa seja a sua primeira oportunidade de ter um contato melhor com eles. Seja como for, é claro que você quer causar uma boa impressão na sua “nova” família - isso mesmo, agora você também faz parte da família do cônjuge.

  • Se você tiver muita sorte, sua nova família é perfeita e você não vai precisar se preocupar com nada. Mas, se você for como boa parte da população isso não vai acontecer, então é melhor se preparar para o evento. Por isso, veja alguns exemplos de coisas que você deve e coisas que não deve fazer:

  • O que fazer

    • Assim que chegar, cumprimente a todos, preferencialmente de maneira individual e da maneira mais calorosa possível. Isso não significa que você tem que sair distribuindo beijos e abraços, e sim cumprimentar cada pessoa com um grande sorriso e mostrando interesse na pessoa que você está conhecendo.

    • A seguir, fale com o dono da casa ou quem está realizando a festa. Agradeça pelo convite e pergunte se ele precisa de ajuda com algo. Se for preciso, ajude mesmo! É melhor passar a festa inteira lavando louça e causar admiração do que ficar sentado conversando enquanto os outros estão fazendo todo o trabalho. Acredite: a primeira impressão é a que fica.

    • Durante a festa, tente aderir aos costumes da família. Talvez eles gostem de algo que você não gosta, mas lembre de que você é um convidado. Por exemplo: mesmo que você odeie animais não reclame do cachorro da família que quer brincar com você.

    • Seja MUITO educado. É desnecessário falar que você tem que ser educado sempre, mas nessa ocasião preste ainda mais atenção nisso. Nada de interromper uma conversa, colocar os cotovelos em cima da mesa, se servir antes de todo mundo, falar ou rir alto demais, fofocar ou comentar mal sobre a aparência dos outros etc.

    • Na hora da despedida, fale como gostou da festa e agradeça novamente pelo convite. Tente elogiar! Pelo menos algo como: “a comida estava muito gostosa” ou “a sua casa é muito bonita”.

  • O que não fazer

    • Não chegue de mãos vazias! Em uma festa de aniversário levar um presente é óbvio, mas até mesmo em jantares, reuniões ou festas de fim de ano você pode levar uma sobremesa ou uma lembrança para o anfitrião.

    • Não fique grudado no seu cônjuge. Dê liberdade para que ele converse com a família e aproveite a chance para conversar com pessoas que você já conhece um pouco. Se tiver crianças na festa melhor ainda, brincar um pouco com os filhos ajuda a conquistar a família inteira.

    • Não tente chamar muita atenção. Algumas pessoas podem ser mais escandalosas que as outras, mas esse não é o momento para isso. Talvez você esteja acostumado com a sua própria família onde você tem a liberdade de fazer piadas e brincadeiras com todos. Mas se você ainda não é tão íntimo da família do cônjuge é melhor não arriscar tanto. Aos poucos você vai conhecer cada um deles melhor, mas é pouco provável que isso aconteça já na primeira festa juntos.

  • Advertisement
  • Claro, todas as famílias são diferentes, então tente pedir umas dicas antes do evento com o seu cônjuge - uma dica é decorar os nomes de cada um deles antes e se esforçar para lembrar os nomes durante a festa enquanto estiver conversando, ou pergunte de problemas específicos sobre a personalidade ou condição de cada um para que não dê algum fora no acontecimento.

  • O ideal seria que você se sinta à vontade e eles também se sintam à vontade com você e o aceitem como parte da família deles. Se algo acontecer ou eles não lhe tratarem bem como você gostaria, lembre-se: eles ainda não lhe conhecem. O preconceito tanto da parte deles ou da sua parte pode existir, e seu cônjuge pode ajudar a desfazer ou aumentar um problema. Portanto, cuide da sua relação para que as outras fluam com mais naturalidade.

  • Aproveite o evento e boa sorte!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Deborah Parrela Vasconcelos é casada, formada em Publicidade e Propaganda e acredita em usar o poder das mídias sociais, eventos de caridade e voluntariado para fazer o bem.

Website: http://www.parrela.com/deborah

Como se portar na primeira festa com a família do cônjuge

Se você tiver muita sorte, sua nova família é perfeita e você não vai precisar se preocupar com nada.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr