4 brincadeiras ao ar livre para crianças

Na próxima vez que os seus filhos subirem em uma árvore, faça com que eles pensem sobre o mundo que eles podem ver ao redor e reflitam sobre a existência de todas as coisas na terra e como podem conviver em harmonia.

Beth Proenca Bonilha

Criança e brincadeira formam o cenário perfeito para quem quer reviver o sentimento da infância, aqueles momentos em que brincar e se divertir eram a razão de viver e a meta de vida.

Há 35 anos as crianças brincavam na rua, com os vizinhos, nos campinhos, nos parques sem grandes preocupações dos pais. Mas infelizmente nos dias de hoje é cada vez mais raro e praticamente impossível para uma criança estar em segurança ao brincar ao ar livre sozinha.

Por isso cabe aos pais e familiares, promover momentos para que elas possam sentir-se livres e interagir com a natureza e outras crianças.

Que tal relembrar as brincadeiras da infância ou as que aprenderam com seus pais e ensinar seus filhos, sobrinhos ou alunos a brincar sem recursos eletrônicos, sem muito cuidado com a sujeira, porém de olho na segurança.

Sugestões de brincadeiras ao ar livre

Caça ao tesouro

  • Essa brincadeira consiste em encontrar e decifrar pistas escondidas em diferentes locais até que a criança ou equipe chegue ao tesouro. Algumas variações podem ser feitas, inclusive desafiar as crianças a desenharem sua própria caça ao tesouro. Eles podem elaborar as pistas e até mesmo um código secreto a ser desvendado pela outra equipe. É uma atividade que ocupa bem o tempo da criança, desenvolvendo habilidades cognitivas e de raciocínio.

Pipa

  • Crianças adoram construir objetos, por isso brincar de soltar pipa pode ser uma boa proposta de brincadeira ao ar livre. E começar pela confecção das pipas com papel, sacos plásticos ou jornal pode ser uma preliminar interessante.

Bola

  • Brincadeiras com bola tem tudo a ver com atividades ao ar livre, além de livrar os enfeites da mamãe ou da vovó de serem quebrados. O mais legal da bola é a variedade de opções que promove como brincadeira. Brincar de “Tourinho”, por exemplo, faz com que a criança passe pelo desafio de vencer barreiras e sobrepujar seus limites. Deve ser formado um círculo em volta de uma das crianças que terá como desafio interceptar a bola enquanto as outras crianças do círculo a jogam entre si. Sempre que a criança do meio conseguir pegar a bola ela vai para a roda e a criança que lançou a bola vai para o centro para ser o tourinho.

Peteca

  • Cada vez menos crianças sabem brincar de peteca, que pode ser feita pela própria criança com algumas penas de pássaros, facilmente encontradas em lojas de armarinhos e de enfeites. Jogar peteca desenvolve na criança habilidades como precisão visual, manual, além de força e agilidade.

Estimular brincadeiras ao ar livre pode despertar o instinto explorador na criança favorecendo muito em outras atividades como, estudo pesquisas e leitura. Aproveite os momentos ao ar livre para instigar as crianças a buscar mais informações sobre as plantas, animais e insetos que viu.

Advertisement

Crianças amam aventuras durante as brincadeiras, promova momentos inesquecíveis dando a elas oportunidade de explorar e se divertir ao ar livre. Aliás, a sugestão vai além, divirta-se também!

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu