Mantendo a esperança perante a tragédia: Dias melhores virão

A esperança é o sentimento que precisa continuamente estar conosco, principalmente nos momentos mais desesperadores de nossa vida.

Francione Sousa

Assista ao filme O Céu é de Verdade e visite o site do filme em português para saber mais sobre a história real da família Burpo que, mesmo através de todas as dificuldades, da doença do filho de apenas 3 anos, que foi ao céu e retornou, juntos construíram uma família ainda mais forte.

“Uma árvore tem esperança: mesmo que a cortem, ela volta a brotar e seus ramos continuam a crescer. Embora suas raízes envelheçam na terra e seu tronco esteja amortecido no solo, ao cheiro da água ela solta brotos e produz folhagem como planta nova.” (Jó 14:7-9)

No Brasil um número considerável da população tem sofrido com as catástrofes naturais. Estes são acontecimentos de origem natural, que surgem imprevisivelmente, levando a dor e o desespero às pessoas afetadas. Recentemente o povo que mais tem sido afetado por esse tipo de catástrofe tem sido o povo mineiro. Pensando em tudo que tem ocorrido com eles, me perguntei como eu poderia ajudar estando tão longe? O que posso fazer? Nesse momento, pensei que as catástrofes podem até tirar suas casas, suas pessoas amadas, mas o que elas jamais devem tirar, por mais dolorosa que seja a situação em que essas pessoas se encontram, é a sua esperança, pois é exatamente ela que vai fazer com que vençam e superem qualquer obstáculo que é imposto de modo tão cruel em suas vidas.

Sei obviamente, muitos dos que estão sofrendo com esses desastres, no momento, não terão como ler este artigo. No entanto, sei também que, amigos, parentes dessas vítimas podem transmitir o recado para essas pessoas e até levar essas palavras, para sua própria vida. Como exemplo de pessoas reais, aprendi que nunca, em hipótese alguma, devemos perder nossa esperança, proveniente de pensamentos positivos e motivação pessoal, somente ela, nos faz olhar para o futuro e caminhar em direção ao dia de sol. Pois depois de muitas tempestades vem o dia de sol. Nunca, em hipótese alguma, deixe que a semente da esperança pare de germinar em seu coração, e por que você não deve permitir que isso aconteça?

Por que não devemos perder a esperança e o desejo de lutar depois de perder a casa nas catástrofes naturais.

Advertisement
  1. A esperança é a crença emocional e essencial em nossa vida, ela pode ser considerada como a árvore dos versículos bíblicos que citei no início deste artigo. Mesmo que você seja cortado, mesmo que você perca sua casa, mesmo que pareça não existir nada que você possa fazer para melhorar sua vida, para recomeçar, lembre-se: ainda você não perdeu a vida.

  2. O fato de você estar vivo é um grande motivo para continuar, pois enquanto há vida há esperança. E como fala na bíblia sagrada a esperança é a âncora para a alma do homem. (Hebreus 6:18)

  3. Se você é cristão, tem que alinhar essa esperança à fé, pois essas duas forças o ajudarão a ter a riqueza dos que nada têm em termos materiais, pois a riqueza dos que nada têm nesse mundo, são a fé e a esperança.

  4. Porque quem tem esperança é capaz de remover uma montanha de suas costas e continuar olhando para o futuro.

  5. Só o tempo e a ação são capazes de fazer com que as coisas melhorem e sua esperança seja concretizada. Portanto aja, aceite toda a ajuda necessária. Se o governo montar algum programa para ajudar, vá em busca de seus direitos, não desista. Envolva-se também em causas voluntárias. Às vezes pensamos: “Não tenho nem para mim como darei aos outros?”. Nossa dor se torna menor quando servimos àqueles que estão em condição igual ou pior que a nossa.

    Advertisement

Minha avó foi abandonada pelo esposo. Além de abandoná-la, ele teve a má fé de vender a casa com ela e suas crianças dentro. Ela não perdeu a casa porque a chuva veio e levou, ou seja, numa catástrofe natural – diria que foi numa catástrofe emocional. A única coisa que minha avó tinha na época eram suas filhas, todas pequenas, e a esperança que os dias passariam e ela teria um lugar para recostar a cabeça. Ela me contou que não foi fácil a vida dela, mas que nunca desistiu. Minha avó tem 81 anos e uma vida de lutas e conquistas.

Concluo com as sábias palavras de Sêneca: “Os desejos da vida formam uma corrente cujos elos são as esperanças.”

Toma un momento para compartir ...

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.