5 maneiras de eliminar a competição entre mãe e filha

Veja 5 maneiras de como eliminar a competição e obter um relacionamento saudável entre mãe e filha.

Izabel Torquato

A maternidade é a mais nobre função que uma mulher pode exercer nessa vida, pois está criando gerações, ajudando para que outros seres sejam pessoas melhores e mais felizes. Mas nenhuma mulher recebe uma cartilha de como ser uma boa mãe.

Somente com nossos erros encontraremos os acertos. Não existem palavras mais lindas que podemos escutar que mãe e filha. Certa vez percebi que havia uma mãe que não podia compreender sua filha, parecia haver uma competição entre elas. Observei que jamais usavam expressões de carinho entre elas, então quando um dia a mãe ao falar:– Filha, pode me ajudar? Foi como uma grande mudança, uma transformação real e havia um brilho nos olhos da filha e um sorriso, pois não há maior poder que expressar amor através de palavras que representam nosso amor e verdadeira dedicação.

Ao usarmos palavras que afirmam o que a pessoa é e significa em nossas vidas, estamos criando um envolvimento de amor e respeito. Para isso citarei o que podemos realizar:

Expressar

Sabermos usar expressões que aproximem as pessoas de nós. Como, por exemplo, um filho não deve chamar seu pai e mãe por seu nome próprio e sim usar o título que lhe corresponde. E da mesma maneira todo filho ou filha aprecia ser assim chamado. Existe magia e encantamento ao usarmos essas palavras.

Cortesia

Os pais devem ter mais bondade ao pedir algo, pois afinal ninguém aprecia insultos ou autoridade usada de maneira incorreta. Ao usarmos palavras como: por gentileza, por favor, muito obrigado, você é muito inteligente e admiro você, estamos reconhecendo a importância de outro ser e assim lhe assegurando nosso respeito e amor. Muito desagradável presenciar uma mãe ofender a autoestima e personalidade de um filho, quando isso ocorre o filho começa a “enfrentar” e não respeitar, e assim começa conflitos entre pais e filhos.

Advertisement

Respeito

Se queremos ser respeitados devemos primeiramente respeitar através de nosso exemplo e não por autoritarismo, gritos desnecessários e xingamentos, pois isso somente fará que os filhos se tornem rebeldes e percam o amor que possuem.

Lazer

Através de atividades recreativas podemos nos aproximar mais dos filhos e assim garantimos um envolvimento de amizade e companheirismo.

Atividades no lar

Quando realizamos nossas tarefas diárias, podemos incluir todos os membros da família para participarem conosco e assim estamos moldando personalidade, o desejo de servir uns aos outros, de ajuda mútua e sincera preocupação pelo bem-estar de todos em nossas famílias.

Os conflitos existem para que possamos aprender a ser melhores pessoas, como indivíduos e em família. Não há maior faculdade ou função para ser exercida do que aquela dentro de nossos lares. Nesses momentos de convivência que aprendemos a compartilhar o que temos de melhor, aprenderemos a vencer nossos erros, medos, e juntos obteremos união necessária para conquistarmos a felicidade familiar, onde todos podem participar e mostrar o que temos de melhor dentro de nós mesmos.

Ao demonstrarmos nosso amor, humildade, amizade, companheirismo, compreensão, dedicação, trabalho, estudo em conjunto, quando realmente estamos dispostos teremos êxito em nosso cotidiano familiar.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.