Saia da rotina: 8 dicas para aproveitar as viagens na melhor idade

Aprenda 8 dicas sobre como aproveitar melhor as viagens na terceira idade.

Izabel Torquato

Ao se pensar sobre viagens, muitas pessoas na melhor idade imaginam que já não podem mais se divertir, e não viajam. Mas esta vida nada mais é do que uma grande viagem, por isso, não há melhor fase do que essa para se realizar viagens agradáveis, conhecer novos lugares, pessoas, costumes, hábitos e diferentes culinárias.

São as experiências que enriquecem o nosso espírito, e esse não possui idade. Sempre podemos aumentar nossa visão de vida, alegrar nossos dias, suavizar as marcas deixadas pela vida. Quando temos esse espírito de enriquecimento, podemos planejar melhor uma viagem:

1. Verifique ONGs

Que possuam encontros para a melhor idade, em caso de não possuir recursos financeiros para realizar viagens. Muitas organizam viagens para pessoas da melhor idade, inserindo-as a um maior contato social, que é necessário nessa fase tão linda da vida, quando já passaram por tantos desafios. Agora, o momento é de relaxar.

2. Localize a prefeitura local

Para atividades da melhor idade. Existe um programa do Governo Federal (Viaja mais) para a melhor idade, o qual não visa somente o lazer, mas como também a saúde e o bem-estar social.

3. Reserve um valor mensal para o lazer

Muitas viagens para a melhor idade possuem parcelamento que é descontado direto na conta do usuário sem necessitar de cartão de crédito. Há pacotes de viagens até mesmo de navio que são parceladas em um ano, facilitando a escolha e aumentando as opções de um bom divertimento. Alguns pacotes possuem descontos e outras opções de pagamento.

Advertisement

4. Participe das reuniões

Mensais de planejamento, sugira locais que sejam ideais as suas necessidades e desejos. Assim, todos poderão ter mais opções de escolha para uma viagem que agrade a muitos.

5. Agenda

Anote as possíveis datas de viagens. Verifique os locais e o clima, tenha o máximo de informações para ter uma viagem agradável. Assim, pode-se programar para essas datas específicas, conforme a disposição física, emocional e financeira.

6. Escolha um local que possa beneficiar a saúde

Saiba a temperatura do local de destino, o tempo de viagem e as possíveis mudanças climáticas que possam afetar seu organismo.

7. Preparo

Antecipadamente, prepare roupas, acessórios, um valor para ser gasto e remédio de uso contínuo. Ponha em ordem todas as coisas materiais, inclusive os alimentos. Não se esqueça de verificar as contas, a residência e tenha alguém que possa apoiá-lo para que a viagem seja descontraída, longe dos problemas de rotina que temos nesta vida. Isso evitará nervosismo e qualquer imprevisto na residência.

8. Comunique os familiares

Sobre a sua viagem, tenha meios de contato em caso de imprevisto, também converse com seu médico caso faça algum tratamento de saúde. Esteja tranquilo e conte com apoio em caso de necessidade durante a viagem.

Advertisement

Muitas pessoas passam suas vidas sem ao menos saírem de suas cidades. Hoje em dia, essa realidade está muito modificada. Mesmo sem recursos, os viajantes da melhor idade têm direito a isenção tarifária para viagens de longa distância. Isso pode ser verificado antecipadamente nas companhias de viagens.

É importante lembrar que se pode realizar pequenas viagens para visitar amigos ou parentes que vivem em outras cidades, podendo com isso economizar com a hospedagem, reduzindo os gastos na preparação para o passeio.

Todos nós podemos relaxar de nossa rotina, e toda viagem ajuda a mente e o espírito a estarem mais leves.

Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.