Ensinando nossos filhos com amor e bondade

Um dos nossos trabalhos mais importantes como pais é ensinar as habilidades necessárias para que nossos filhos se tornem adultos felizes e produtivos. Nossas crianças aprendem melhor quando ensinamos com amor e bondade.

1,645 views   |   3 shares
  • Um dos nossos trabalhos mais importantes como pais é ensinar as habilidades necessárias para que nossos filhos se tornem adultos felizes e produtivos. Há tantas coisas que eles precisam aprender: como cozinhar, limpar, entender as finanças, conviver com os outros e viver com integridade. Nossos filhos precisam que sejamos bons professores.

  • John C. Maxwell disse: "As pessoas não se importam o quanto você sabe até que saibam o quanto você se importa." Nunca isso foi mais verdadeiro do que com os nossos filhos. Se quisermos que nossos filhos aprendam essas importantes habilidades, precisamos ensinar com amor e bondade.

  • Dê o exemplo

  • As crianças aprendem melhor pelo nosso exemplo. O velho ditado, "Faça o que eu digo, mas não o que eu faço" raramente funciona com os nossos filhos. Não importa quantas vezes você diga a ele para não gritar, ele vai continuar a gritar, se você grita. Quer que seu filho pare de bater em seu irmão mais novo? Considere a transição para a disciplina baseada em consequência. Sempre que você quiser mudar o comportamento do seu filho, lembre-se de ser exemplo do comportamento adequado em primeiro lugar.

  • Trabalhem lado a lado

  • Lembre-se que aprender uma nova habilidade pode ser esmagador para as crianças, especialmente as pequenas. Quando você trabalha ao lado de seu filho, você mostra a maneira certa de fazer a tarefa. Você está disponível para corrigir eventuais erros e para oferecer incentivo ao seu progresso e elogios quando ele consegue. Além disso, as crianças gostam de passar o tempo com a mãe ou pai. Ao trabalhar com a sua filha, ela estará mais motivada a aprender.

  • Em nossa família, temos uma Bênção Semanal do Lar, uma ideia que eu aprendi neste site. Ouvimos uma música animada, preparamos um cronômetro e limpamos cada cômodo da casa por quinze minutos. Quando eu trabalho com as crianças, posso apontar as áreas que, de outra forma, seriam ignoradas. Há menos brigas, e elas parecem fazer o trabalho mais rápido. Não é surpresa que quando eu não ajudo, o trabalho leva muito mais tempo ou não é feito.

  • Concentre-se no positivo

  • Seus filhos querem agradá-la. Eles gostam de ouvir palavras de encorajamento. Eles gostam de ver você sorrir, e querem saber se você se orgulha deles. Muita crítica desencoraja o seu filho e o faz querer desistir. Foque no positivo e elogie-o por seu progresso, bem como por suas realizações. Se a motivação é um problema, use recompensas criteriosamente.

  • Advertisement
  • Corrija com bondade

  • Ajude seu filho a reconhecer que cometer erros é uma parte do processo de aprendizagem. Mostre como reconhecer a lição advinda de seu erro, e incentive-o a tentar novamente. Lembre-se de separar o comportamento da criança. Nunca lhe diga que ela é uma criança "estúpida", "preguiçosa" ou "teimosa". Sempre seja paciente. Caso se sinta frustrada tentando ensinar uma nova tarefa, passe para o passo seguinte e retorne a ela quando se sentir renovada.

  • Permita que seu filho sofra as consequências naturais

  • É normal querer proteger nossos filhos das coisas desagradáveis da vida. No entanto, enfrentar as consequências naturais do seu comportamento pode ser uma poderosa experiência de aprendizagem. O seu filho é tão competitivo a ponto de brincar de maneira rude? Deixe-o perceber que por causa disso, seus amigos podem não querer mais brincar com ele. Será que ele foi pego em uma mentira na escola? Não intervenha nem dê desculpas por seu comportamento.

  • Divirtam-se

  • Você pode tornar o aprendizado de uma nova habilidade algo agradável. Transforme a tarefa em um jogo. Ponha um pouco de música e faça pausas periódicas para dançarem. Torne a tarefa uma competição para ver quem consegue terminar em primeiro lugar. Faça um concurso e dê prêmios para o trabalho feito de maneira mais caprichada, mais rápida ou mais criativa. Cante músicas enquanto vocês trabalham.

  • Gosto de ensinar os meus filhos a cozinhar. Eu deixo que escolham a receita. Reunimos os ingredientes, e eu demonstro diferentes técnicas que precisam conhecer. A parte divertida é quando começamos a saborear as nossas criações. Somos a primeira e a maior professora de nossas crianças. Podemos tornar a aprendizagem significativa e divertida quando ensinamos com amor e bondade.

  • Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Teaching our children with love and kindness, de Shelli Proffitt Howells.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Shelli Proffitt Howells tem bacharelado pela BYU, é uma esposa feliz e mãe de seis filhos. 

Ensinando nossos filhos com amor e bondade

Um dos nossos trabalhos mais importantes como pais é ensinar as habilidades necessárias para que nossos filhos se tornem adultos felizes e produtivos. Nossas crianças aprendem melhor quando ensinamos com amor e bondade.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr