Mais 5 formas de mostrar amor aos filhos

Mostrar amor a seus filhos é um exercício de apoio, orientação e compreensão. Mostre-lhes que suas necessidades são tão importantes quanto as suas realizações.

802 views   |   shares
  • Mostrar amor a seus filhos é uma parte instintiva da paternidade. Mas à medida que seus filhos crescem, e seu papel em suas vidas evolui, encontrar meios em que você possa demonstrar seu amor a eles de diversas e profundas maneiras exige um pouco de desenvoltura. Abraços e beijos acalmam uma criança irritada, mas não vão ter o mesmo efeito em um adolescente ou mesmo no jovem adulto.

  • Então, aqui estão mais algumas formas de mostrar aos seus filhos todo o seu amor e que você pode começar a usar agora. Funciona em qualquer idade e resiste ao teste do tempo, mesmo na idade adulta, onde o seu papel como um pai ou mãe muda novamente:

  • Sem comparação

  • Tente não comparar os seus filhos a ninguém. Ainda que seja só intimamente. Não os compare a outras pessoas que você acha que eles deveriam tomar como modelo. E, especialmente, não compare um filho a outro. Seu filho está apenas tentando desenvolver um senso de si mesmo e encontrar seu lugar no mundo. A última coisa que ele precisa é de uma figura de autoridade, alguém que poderia estar lhe ajudando a desenvolver esse senso de si, dizendo-lhe para ser como outra pessoa. Alguém que ele não é. Ensine seus filhos a ser quem são. E se ele tem dificuldade em descobrir isso, ajude-o a ter experiências, conhecer pessoas e aprender bastante sobre o mundo, para que, naturalmente, ele comece a gravitar em torno de algo de seu interesse e deseje contribuir para isso.

  • Agregue valores

  • Apresente a seus filhos os valores que são benéficos para todas as fases de suas vidas e podem melhorar suas perspectivas. Adaptar essa orientação para a sua faixa etária específica e desenvolvimento social também é crucial, mas não se esqueça que é difícil ensinar truques novos a um cachorro velho. Se você ensinou seu filho a pensar sobre as coisas ou reagir de determinada maneira, tente refinar os conceitos mais tarde, aos poucos, ou ele pode acabar ficando preso em um comportamento que não é mais apropriado para onde se encontra atualmente na vida. Ensine a seu filho princípios eternos, como compreensão, compaixão e a importar-se com o outro. Oriente-os para uma atitude mais positiva sobre a vida e quando se fizer necessário eles terão habilidades de enfrentamento valiosas. Em seguida, apoie à medida que desenvolvem seus próprios valores.

  • A realização pessoal

  • Não há nada como ver pura alegria no rosto de seu filho. Seu sorriso pode iluminar um ambiente inteiro. Promova mais sorrisos, risos e alegria no coração do seu filho e em sua vida. Ajude-o a encontrar as atividades que lhe tragam alegria e desenvolvam seu intelecto, criatividade e excelência. Uma aula introdutória, um kit inicial ou um primeiro contato pode se transformar em uma paixão ao longo da vida. Talvez até mesmo em uma carreira. Ajude-os a encontrar a sua paixão e entusiasmo na vida. Mas tenha certeza de que é realmente a deles. Não apenas o que você quer para eles.

  • Advertisement
  • Conquistas elevadas

  • Todo mundo precisa ser reconhecido por suas realizações e incentivado naquilo em que se esforça. Note as realizações de seus filhos, tanto internas como externas. Isso significa ir além do superficial e reconhecer seu sucesso emocional e social, juntamente com as realizações físicas. Quando seu filho é ainda pequeno, recompense-o por atitudes boas, como compartilhar algo com alguém. Quando for adolescente, observe as suas atitudes compassivas e a compreensão que ele demonstra para com seus amigos e colegas. Como adolescentes, recompense-os por tomar boas decisões, como:

    • Excelência na escola

    • Participação em atividades extracurriculares

    • Abstinência de:

    • Álcool

    • Tabaco

    • Drogas

    • Atividades sexuais e

    • Outras atividades prejudiciais

  • Pode parecer estranho premiar o adolescente por fazer as coisas que ele "deveria" estar fazendo. Mas você não recusaria um prêmio no trabalho, porque você estava apenas fazendo o seu dever, não é? O reforço positivo é animador e eficaz. Use-o.

  • Liderar pelo exemplo

  • Mostre a seus filhos como amar a si mesmos, seus familiares, vizinhos e o mundo, sendo um exemplo para eles. Tire um tempo pessoal para fazer o que lhe entusiasma e apaixona. Mime-se com respeito. Envolva-se com pessoas caridosas, respeitosas e gentis. Reaja de maneira positiva se os outros não conseguirem se envolver consigo da mesma forma. Assuma a responsabilidade por seus próprios pensamentos, sentimentos, palavras e ações. Você é a mais poderosa influência na vida do seu filho. Mesmo que não perceba isso agora, décadas à frente, sua prole vai se lembrar das palavras amáveis e admoestações que você deu a eles. E mais, eles verão a si mesmos tendo os bons e maus hábitos que você tinha. Dê-lhes os melhores exemplos para se lembrarem, em vez dos piores.

  • O que mais influenciou minha própria infância foi a liberdade que meus pais me deram de ser e acreditar no que eu escolhesse. Mesmo que isso muitas vezes tenha mudado enquanto eu amadurecia e os surpreendesse muitas vezes, aquece o meu coração saber que muitos não tiveram esse privilégio. Enquanto acredito que é meu direito escolher o meu próprio caminho e explorar minhas opções, muitos pais permanecem firmes e justificados em sua influência sobre a trajetória de seus filhos. Junto à abundância de afeto físico, o reconhecimento da conquista e individualidade e uma perspectiva cada vez mais ampla, a minha infância foi cheia de amor, porque era cheia de possibilidades e de apoio.

  • Advertisement
  • Mostrar seu amor a seus filhos começa por ponderar o que o amor significa para você. Depois, expressá-lo para atender às necessidades de seus filhos e filhas. Cada um é único, mas todos podem se beneficiar de carinho, aceitação e apoio. Mostre isso a eles de maneira significativa e duradoura para cada um. Dessa forma, eles vão saber e sentir em seus corações que são especiais. Não só para você, mas no mundo. Use o amor para ajudá-los a construir uma base sólida para crescer e prosperar.

  • Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 5 more ways to show your children love, de Georgia Lee.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Georgia D. Lee is a University of Miami Alumna who seeks to empower, inspire, enrich and educate anyone with an open mind, heart and spirit through her most treasured medium - black and white!

Website: http://authorgeorgiadlee.com/

Mais 5 formas de mostrar amor aos filhos

Mostrar amor a seus filhos é um exercício de apoio, orientação e compreensão. Mostre-lhes que suas necessidades são tão importantes quanto as suas realizações.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr