4 atitudes para tirar proveito e aprender com as adversidades

As adversidades acontecem a todos. Aprenda 4 atitudes para tirar uma lição de todas elas e viver em paz consigo mesmo.

3,492 views   |   22 shares
  • Há tantas experiências e momentos dolorosos pelas quais já passamos, que se contabilizarmos tudo, o coração acaba por se encher ainda mais de tristeza e pessimismo.

  • Viver essas batalhas que a vida nos impõe não é fácil. Teremos de lidar com situações inesperadas, perigosas, situações que nunca desejamos passar e muito provavelmente nunca esperamos vivenciar. Dias em que se levantar talvez seja tão pesado que a vontade seja de voltar para cama e não ter de enfrentar os desafios... Você já se sentiu ou se sente assim?

  • Haverá dias em que o céu não parecerá tão azul, haverá momentos em que você mesma se questionará por que motivo tudo se tornou tão difícil e complicado. Tempestades virão de todos os lados para testar sua capacidade em lidar melhor com todas as coisas. Também haverá dias em que as lágrimas escorrerão com facilidade de seus olhos. Mas da mesma forma que todos esses sentimentos, que tendem a pressionar seu íntimo, vêm repentinamente e persistem, também depende somente de você mudar isso. Sua atitude contará muito: ou você continua vendo os acontecimentos como “tragédias” sem nada a contribuir, apenas gerando dor e insatisfação de sua parte; ou você também pode e deve reverter a situação, utilizando as experiências a seu favor e lidando da melhor forma que puder com isso.

  • 1. Aprender com as adversidades

  • É preciso entender que se você está em um estado de insatisfação permanente por algo que ocorreu e não consegue lidar bem com isso, você atrofiará sua própria autoestima e força interior.

  • Essa atrofia acontecerá gradualmente, seguindo o caminho do seu coração. O que você tem enraizado nele? Menosprezar-se ou inferiorizar-se por algo que ocorreu não levará a lugares seguros, bonitos e calmos.

  • A única forma de se permanecer ativo na busca e conquista da felicidade e satisfação é refazendo o caminho da superação e entendimento de que as coisas que aconteceram devem servir para lhe fortalecer, e não para lhe derrubar.

  • Algumas pessoas costumam dizer que não há um mal que não venha para um bem. Eu ouço isso do meu pai desde pequena. Antes, eu não compreendia, hoje, enxergo de modo diferente, sob um ponto mais positivo e dinâmico, de modo que o mal que alguém ou algo me tenha causado sirva para mim como aprendizado, autoconhecimento, força e superação.

  • Advertisement
  • 2. Ser grato ao invés de reclamar

  • Se você só reclamar, não encontrará a saída facilmente, terá, sim, ainda mais dificuldades em superar, erguer a cabeça e mudar os pensamentos de modo que os mesmos sirvam para ajudar e não piorar a situação.

  • 3. Controle seus próprios  sentimentos

  • Você poderá ter explosões de sentimentos egoístas, mesquinhos, pode querer encontrar culpados em todas as partes pelo ocorrido, poderá apenas enxergar o negativo em todo lugar, mas será verdade? Claro, talvez a culpa não seja completamente sua, mas encher-se de sentimentos negativos melhora? Escolher um culpado para a sua perda, decepção, fardo ou dificuldade lhe fará alguém mais forte?

  • É comum justificar nossos “fracassos”, tristezas e erros por causa dos outros, é mais fácil lidar com essa realidade do que ter que encarar o desafio e dizer: “Mas isso de certa forma pode e certamente vai contribuir para o meu próprio bem!”

  • O grande desafio no autodomínio dos sentimentos é saber lidar com essas “metamorfoses” difíceis e nos sairmos bem, não nos tornando pessoas piores, mesquinhas e insensíveis, mas utilizarmos os desafios a nosso favor.

  • 4. Alimente-se com positividade

  • Há alimentos que são preciosos para nossa própria vida emocional, que nos fazem ser pessoas mais gentis e valorosas, pessoas que têm tesouros a contribuir em vez de só amargura e descontentamento.

  • Refletimos isso em nossa imagem, em nosso semblante, e por isso saber agir de forma positiva sempre é algo muito bom. Excelente! Se tivermos a atitude e o princípio de nos mantermos positivos e perseverantes diante a qualquer empreitada desafiante e desconfortante, sairemos vencedores no final, pois conseguiremos passar nos testes com a aprovação e “selo” de boa conduta, paz e amor interior.

  • Eu acredito que quanto mais positivo somos, mais as soluções virão a nosso favor. Temos o poder de mudar até mesmo o rumo das situações que parecem impossíveis de serem resolvidas. Podemos encontrar um novo rumo para nossa vida, lidar com os desafios e ter um coração grato, podemos até mesmo, após uma janela fechada, encontrar uma porta de tamanho ainda maior aberta para nós. Porém, será preciso que que nos alimentemos de confiança, afeição, gratidão, sensibilidade, amor e sabedoria para tomar as decisões necessárias, corretas e propícias a obter força, seguir em frente e excluir a tristeza do coração.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.

Website: http://fernandaferrazmeuspassospelocaminho.blogspot.com.br

4 atitudes para tirar proveito e aprender com as adversidades

As adversidades acontecem a todos. Aprenda 4 atitudes para tirar uma lição de todas elas e viver em paz consigo mesmo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr