As desvantagens de basear seu romance nas novelas

Aprenda a distinguir a vida real da vida nas novelas que usa ilusões para garantir expectadores e seja um autor de suas próprias experiências.

Suely Buriasco

Faz parte da ilusão juvenil o romance notável; verdadeiro encontro de almas afins que garantem a felicidade eterna do casal. O problema é que muitas pessoas continuam a alimentar esse conceito na vida adulta e desejam romances tais quais assistem nas novelas e filmes. Por mais que busquem reproduzir o cotidiano real, as novelas precisam atrair expectadores e nada melhor do que alguns ingredientes surreais para isso. No entanto, o mundo do “faz de conta” pode trazer grande prejuízo quando as pessoas não compreendem que um relacionamento perfeito não existe, até porque seres humanos são imperfeitos.

Falta de comprometimento

Almejar romances literários pode ser devastador, pois a pessoa perde a oportunidade de vivenciar a construção de um romance real que traga verdadeira satisfação. Segundo este artigo: “… cientistas da Albion College, em Michigan, analisaram 392 pessoas casadas e constataram que aquelas que acreditavam, de fato, em romances como os que viam na televisão tinham fortes tendências a não se comprometer muito com os relacionamentos. Achando assim, que os parceiros não estavam a altura de suas expectativas e que nada poderia ser feito para mudar a situação“. A falta de comprometimento é fatal nos relacionamentos, afinal sem essa consciência não há razão para qualquer esforço em construir uma relação saudável. O que pessoas assim desejam é que aconteça um romance em suas vidas e que ele seja infinito e maravilhoso, ou seja, novelesco.

Expectativas irreais

Quem procura um galã ou a mocinha da novela, corre grande risco de ficar solteiro e pior que isso, sozinho. Todo tipo de frustração se origina no exagero em relação às expectativas. Esperar demais de alguém ou de uma situação é candidatar-se a desilusões. Os mocinhos da novela são sempre corretos, superam todo tipo de dificuldades e alcançam sempre finais gloriosos e felizes. Confundir a dramaturgia com a vida real pode levar as pessoas a sonharem muito e realizarem pouco. Esperar demais pode fazer com que as pessoas desistam facilmente diante das dificuldades reais que acomete qualquer relacionamento verdadeiro.

Conto de fadas

É importante distinguir o real do imaginário; na juventude os contos de fadas e na fase adulta os romances novelescos são irreais e não podem ser confundidos com relacionamentos verdadeiros. Claro que sempre é possível aprender alguma coisa com eles como, por exemplo, não esquecer que o romantismo, o companheirismo e o amor são elementos importantes na relação. Mas há que se ter consciência da necessidade de somar outros elementos não menos fundamentais, tais como paciência, tolerância e respeito. Se no conto de fadas o casal supera tudo para ficar juntos, na vida real isso não basta, afinal é preciso manter-se junto e esse é o grande desafio. Pode não haver o final feliz da novela, mas certamente é possível ser feliz aprendendo a conviver com os pontos positivos e negativos do parceiro.

Fora da tela: Relacionamentos reais

Fora da tela, o que se processa é a busca de ser feliz junto a alguém com quem se tem afinidades, mas é realmente uma busca porque existem também grandes diferenças a ser enfrentadas. Importante lembrar que relacionamentos reais são imperfeitos, mas podem ser muito bons!

Advertisement

A felicidade não é um estado permanente, assim como nada na vida é imutável, o que se espera é que os momentos felizes sejam tão bem aproveitados que compensem os outros. Encarar as dificuldades normais do dia a dia é uma experiência real que promove maior união e valorização da pessoa que se tem ao lado.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.