Reabilitação: Ajude a pessoa querida a se recuperar do vício das drogas

O vício em drogas é um assunto que nos compromete quando o viciado é um familiar próximo. Veja 8 passos que ensinam a como ajudar e apoiar a pessoa neste momento. Confira.

12,906 views   |   17 shares
  • Qualquer pessoa que tenha experimentado o horror, confusão e dor de ter um membro da família que é viciado em drogas sabe o que significa sentir-se fora de controle. Por sua natureza, o vício é um destruidor de famílias. Se você gosta de um viciado, é provável que você foi enganado, roubado, abandonado ou abusado por alguém que você uma vez confiou. Com o tempo, o vício deixa o sentimento de família impotente, exausto, e sem esperança de uma solução. Você não está sozinho. Um estudo de 2010 realizado pela Organização das Nações Unidas estima que 27 milhões de pessoas usam drogas no mundo todo.

  • 1. Há esperança, e há opções

  • Se o viciado em sua família está pronto para admitir que o seu uso de drogas é um problema e está preparado para começar no caminho da recuperação, uma opção é a admissão de uma clínica de reabilitação de drogas. Instalações de reabilitação têm em várias formas e tamanhos, mas tendo um pouco de tempo para fazer algumas pesquisas, será mais fácil escolher e utilizar os benefícios disponíveis para o viciado e sua família.

  • 2. Conheça todas as suas opções

  • Dependendo da sua localização, existem várias opções prováveis para instalações dentro de uma distância razoável de sua casa. O Departamento dos EUA de Saúde e Serviços Humanos tem um site com um aplicativo localizador que permite que você pesquise todas as instalações de tratamento de drogas licenciadas por localização. Se você não estiver nos Estados Unidos, pesquise neste link ou peça recursos em um hospital local.

  • Pergunte sobre as regras

  • Os centros de reabilitação de drogas têm critérios diferenciados uns dos outros para a admissão. Alguns exigem um período de sobriedade, enquanto outros exigem que o paciente passe pelo processo de desintoxicação em suas instalações. Alguns oferecem 28 dias de programas, enquanto outros oferecem programas com duração de anos. Alguns centros são livres do fumo, e outros oferecem áreas para fumantes. Alguns permitem visitas e telefonemas, e alguns têm restrições e políticas específicas do lugar. Descubra tudo o que puder sobre a facilidade que você está pensando (geralmente esses tipos de respostas são listadas em seus sites), e certifique-se que coincide com as expectativas da sua família.

  • Advertisement
  • 3. Conheça o fundamento filosófico da instalação

  • Por causa do vício que tem destruído tantas vidas, há uma ampla gama de ideologias sobre ficar sóbrio. Religião baseada em programas, programas de 12 passos e programa de holística de saúde, são todos muito comuns. Há também algumas opções de tratamento experimental lá fora, se você quer escolher um lugar que tenha crenças semelhantes as de sua família.

  • 4. Desconfie quando as promessas forem grandes juntamente com o valor

  • Se o seu amado está pronto para dar esse passo, não se preocupe que sua família não precisa ir à falência nesse processo. Recuperação é um grande negócio nos dias de hoje. Existem algumas opções que oferecem tratamento a preços de bananas, mas nem tudo que reluz é ouro. O viciado que você ama tem a melhor chance de ficar sóbrio, se ele estiver disposto a pagar o preço se esforçando. Há muitas opções, algumas empresas de seguro cobrem todo ou parte das despesas de tratamento de drogas. Um número de instalações privadas oferecem taxas altas e muitas instalações financiadas pelo governo ou sem fins lucrativos são opções de alta qualidade.

  • 5. Tire proveito da educação

  • A maioria das instalações de reabilitação são armazéns de estudos mais atuais de pesquisas sobre vício. Ela pode ser útil para começar a entender como o cérebro do viciado funciona. Uma vez que selecionar um estabelecimento, faça perguntas sobre quais informações e recursos têm disponíveis para os membros da família.

  • 6. Assista às sessões da família

  • É uma crença comum dos psicólogos que a dependência é uma doença familiar. Muitas instalações de reabilitação oferecem sessões para a família onde o dependente químico pode trabalhar em grupo ou individual com a sua família, assim, pode trabalhar com questões chaves e padrões que podem contribuir para a recaída ao longo da vida. Essas sessões podem fazer toda a diferença na cura, e são outras oportunidades para fazer contatos com outras famílias que estão tentando encontrar uma solução, o que me leva a...

  • 7. Crie a sua própria rede de apoio

  • Membros da família e amigos próximos de um viciado também precisam de recuperação. Anos de tormento por causa do vício podem causar danos significativos. A sua rede ajudará dando-lhe suporte e esperança. "As famílias estão na recuperação de redescobrir a simples verdade que suas próprias vidas têm valor - independente do nível dos problemas das pessoas que você ama", diz Beverly Conyers, autor de Viciado na Família.

  • Advertisement
  • 8. No centro de reabilitação é uma cura para tudo

  • Prepare-se para o fato de que o ingresso em uma instalação de tratamento de drogas não é uma "bala de prata" como solução. Alguns viciados passam a vida dentro e fora das instituições de reabilitação. A taxa de sucesso de recuperação de qualquer adicto é totalmente dependente da sua vontade de participar do processo, tanto antes como depois do tratamento.

  • Os familiares podem ajudar mais o seu viciado amado trabalhando na cura do impacto devastador emocional do vício. Então você estará em uma posição muito melhor para oferecer apoio ao adicto que você ama. "Na experiência da maioria das pessoas com quem eu falei a recuperação da família muitas vezes coincide ou precede com a recuperação do indivíduo viciado", diz Conyers. A grande notícia é que a cada dia milhares de viciados quebram as cadeias do vício e encontram a liberdade novamente. Há esperança.

  • Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santosdo original Rehab 101: Helping your loved one recover from drug addiction.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Margaret Crowe é poetiza e mãe de dois filhos, vem de Charlotte, Carolina do Norte. Ela pode ser contatada através do endereço margaretdcrowe@gmail.com.

Reabilitação: Ajude a pessoa querida a se recuperar do vício das drogas

O vício em drogas é um assunto que nos compromete quando o viciado é um familiar próximo. Veja 8 passos que ensinam a como ajudar e apoiar a pessoa neste momento. Confira.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr