5 dicas de leitura para crianças

Ler é dar asas ? imaginação e voar por caminhos infinitos!

Taís Bonilha da Silva

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”. (André Maurois)

Eu adoro ler, desde que aprendi nunca mais parei, sempre lia os livros da série vaga-lume e adorava, conforme fui crescendo o gosto pela leitura só aumentou e quando fiquei grávida do meu primeiro filho eu lia para ele ainda na minha barriga.

Decidi há muito tempo que faria uma biblioteca em casa, tenho muitos livros e quando as crianças vieram eu e meu marido decidimos começar uma biblioteca para eles. Sempre que podemos compramos um livro ou outro e lemos para eles todas as noites. Nem preciso dizer que eles adoram.

Meu filho mais velho se alfabetizou recentemente e agora ele mesmo já lê os seus livros.

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. “Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”, diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

Advertisement

As crianças aprendem pelo exemplo, se você quer que seu filho tome gosto pela leitura você precisa fazer duas coisas:

  1. Desenvolver você mesmo o hábito de ler, e deixar que seus filhos o vejam.

  2. Ler para seus filhos todos os dias, arrume um tempinho, nem que sejam 5 minutos, isso fará grande diferença na vida deles.

Já li muitos livros para meus filhos, mas existem alguns que são especiais e de tempos em tempos lemos novamente, segue a relação:

Marcelo, Marmelo, martelo

(Ruth Rocha) esse eu aposto que até você já leu na infância, eu particularmente adoro os livros da Ruth Rocha, e esse traz 3 histórias bem legais, as crianças adoram porque se identificam com a curiosidade peculiar das crianças.

Advertisement

Cospe fogo o Dragão

(Luciene Regina Paulino Tognetta) este livrinho é especial, traz uma lição bastante importante e ensina as crianças a controlarem suas emoções.

Adivinha quanto eu te amo

(Sam McBratney) conta a história de um coelho pai e seu filho e ambos desejam mostrar um ao outro o tamanho do seu amor, mas aí eles percebem que o amor não é algo tão fácil de ser mensurado, uma linda história.

Chapeuzinho Amarelo

(Chico Buarque) este livro é muito bom para ajudar as crianças a lidarem com os próprios medos, afinal todo mundo sente medo de algo em algum momento na vida, não é?

A natureza agredida pede para ser respeitada

(Moreira de Acopiara) este foi um livro que meu filho leu na escola, ele gostou tanto que passou a fazer parte da nossa biblioteca infantil. É um livro em forma de poema de cordel, não é uma leitura tão fácil para crianças pequenas, mas vale a pena se os pais forem refletindo junto com a criança e explicando, trata da nossa fauna e flora que há muito vem perdendo sua diversidade.

“A chave que tranca a porta da ignorância está escondida atrás de um bom livro”. (Luis Alves)

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.