4 sugestões para se adequar a um emprego insatisfatório

Profissionais insatisfeitos são numerosos, entretanto sempre existe uma maneira de transformar o ambiente de trabalho em um lugar melhor e mais acessível ? s boas oportunidades.

Suely Buriasco

A vida profissional consome grande parte das horas de nossos dias; esse é um grande motivo para procurar um trabalho que traga satisfação. Mas se não tem como mudar de emprego, pelo menos por enquanto, o melhor é encontrar uma forma de se adequar, aprender com a situação e tirar o maior proveito possível.

Algumas sugestões podem facilitar esse processo:

1- Questione suas crenças

segundo este site: “Você gosta das coisas que valoriza. Tem gente que acha que existe trabalho digno e trabalho indigno“. É importante rever crenças que desqualifiquem o cargo ou emprego que você ocupa, lembrando que todo trabalho é digno, e se você está precisando dele, pelo menos temporariamente, vale encontrar novas maneiras de qualificá-lo. Identificar o que exatamente provoca a insatisfação pode ser o ponto de partida para adotar medidas pontuais para combatê-la.

2- Busque motivação

mesmo que esse não seja o trabalho que goste, é uma medida inteligente se esforçar um pouco e encarar a situação com mais otimismo, afinal é o que se tem para o momento, certo? Pense bem e verá que nem tudo é tão ruim. Mesmo que seja uma opção temporária, você pode transformá-la em subsídio para se qualificar melhor. Para tanto, procure aprender novas habilidades que possam enriquecer o seu currículo. Muitos profissionais encontram melhores oportunidades de trabalho por mostrarem-se sempre motivados e dinâmicos. Lembre-se de que toda experiência é válida; o que não vale é ficar reclamando o tempo inteiro ou fazer o trabalho malfeito.

3- Interaja com as pessoas

busque não se manter afastado e, muito menos, mal-humorado. Estabeleça laços de empatia com as pessoas que trabalham com você, seja comunicativo e demonstre sincera preocupação com todos. A gentileza tem grande poder de elevar a autoestima e conquistar a alegria da convivência. Um colega ou mesmo um chefe difícil é uma oportunidade grandiosa de conquista de bens pessoais; seja cortês e supere o seu poder de compreender o outro. Você acabará descobrindo qualidades intrínsecas e surpreendentes nos outros e em você mesmo; isso é engrandecedor.

Advertisement

4- Transforme a rotina

encontramos nesta matéria do motivador corporativo Alessandro Baitello a seguinte reflexão: “Você já ouviu dizer aquela frase que “Nós fazemos nosso ambiente”. É a mais pura realidade. Você pode e deve fazer de seu ambiente de trabalho um lugar agradável, se dedicando, usando de bom-dia e boa-tarde, sorrindo, sendo gentil com seus colegas“. É transformando a sua rotina que você encontrará mais satisfação em levantar todos os dias e se dirigir ao trabalho. Tenha gratidão pelo que tem e não se acomode, buscando melhorar cada vez mais; diante desse olhar positivo, muita coisa pode mudar.

Existem profissionais que trocam de emprego e mesmo assim se sentem insatisfeitos; isso é mais comum do que se imagina. Isso porque acreditavam que a insatisfação estava no trabalho e depois perceberam que não era bem assim. Toda e qualquer insatisfação deve ser motivo de autoanálise na busca de ouvir a si mesmo, entendendo melhor os seus sentimentos.

Faça o seu melhor e acredite que você pode alcançar o que pretende!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.