O poder da paciência: Como lidar com um marido estressado

A compaixão deveria guiar todas as relações humanas, mesmo quando acreditamos estar em situação desconfortável gerada pelo outro. Saiba como agir positivamente diante de um marido que parece estar sempre irritado.

87,241 views   |   330 shares
  • Tomo palavras e ensinamentos de dois livros maravilhosos para escrever este artigo e tentar auxiliar a esposa que tem que lidar com um marido estressado. O primeiro deles se chama A arte de lidar com a raiva, do Dalai Lama (Ed. Campus, 2001) e o outro é Renovando atitudes, de Francisco do Espírito Santo Neto pelo espírito de Hammed (Ed. Boa Nova, 1997). Ambos me ajudaram a melhorar como ser humano e os recomendo a todos que, de alguma forma, vivem situações que lhes gerem estresse.

  • Gostaria de iniciar este texto com a pergunta que Dalai Lama nos faz acerca da paciência: “Numa situação em que normalmente haveria uma explosão de raiva, como podemos manter a espontaneidade e, ao mesmo tempo, permanecermos calmos na reação?”. Eu não tenho a resposta para isso, mas creio que com algum esforço nossa reação frente ao nervosismo do outro pode ser de paciência, compreensão e calma.

  • É claro que é natural reagir de forma negativa quando a pessoa que amamos nos desfere golpes verbais que vemos serem direcionados a outras pessoas ou fatos. Afinal, nenhuma mulher gosta de ser saco de pancadas; mas se conseguirmos ter paciência quando isto acontecer, e se formos capazes de acalmar nosso esposo neste momento, por meio de palavras doces e sábias, estaremos ajudando-o a ver as coisas com menos negatividade.

  • Veja algumas dicas que são importantes para que nós, esposas, tenhamos a inteligência emocional necessária para agirmos de forma positiva diante de um marido constantemente estressado:

  • 1. Coloque-se no lugar dele

  • Não julgue as atitudes do seu esposo antes de analisar qual seria sua reação diante da situação pela qual ele está passando. Censurá-lo, expor opiniões que não cabem naquele momento ou incitar pensamentos e ações negativas não é ajudar, mas sim promover a perpetuação do estresse dele.

  • Tente ouvi-lo de coração aberto, acalmá-lo na medida em que permitir e dizer a ele que está ao seu lado, seja qual for sua decisão quanto ao fato. Não dê soluções prontas como se estivesse ditando regras, pois cada um pensa de uma forma e resolve seus problemas de um modo.

  • 2. Seja otimista

  • Se seu marido está sempre estressado e não consegue aproveitar os momentos em família, não aceite essa situação. Converse com ele. Ele pode precisar de palavras de carinho e que elevem sua autoestima para conseguir lidar com os problemas do cotidiano.

  • 3. Aprenda a perdoar

  • Muitas vezes, lidar com um marido estressado é muito difícil. Por ser a pessoa com a qual ele se sente mais à vontade, as coisas podem ficar confusas. Ele pode explodir com você por não conseguir colocar em palavras o que está acontecendo. Neste momento, perdoe suas atitudes e tente compreender a origem de tal reação. Talvez ele precise de alguns dias e muitas conversas para finalmente achar o modo de expor o problema.

  • Advertisement
  • 4. Tempo certo

  • Entenda que todos têm seu tempo de amadurecer e se tornarem pessoas menos ligadas às coisas mundanas. Não devemos violentar a maneira de compreender do outro, mas podemos guiá-lo em direção ao desprendimento e, assim, a uma vida sem estresse. Para isso, precisamos esperar pacientemente, sempre ajudando e orientando; nunca forçando o que ainda não é para acontencer.

  • 5. Ame, não sofra

  • Procure não sofrer por seu marido. Para ajudá-lo a mudar sua visão diante dos acontecimentos, você deve iluminar sua própria alma com sabedoria. Um ser elevado gera harmonia por onde passa e o outro é capaz de senti-la, acalmando-se.

  • 6. Ligar-se a Deus

  • Voltar-se para dentro de si mesmo é um processo de renovação e crescimento. Nós temos a capacidade de mudarmos a nós mesmos, jamais ao outro. Buscar Deus dentro de nós mesmos é a principal maneira de mudarmos nossos pensamentos e auxiliarmos quem precisa de nós, seja nosso marido ou algum amigo que busque palavras de conforto.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

O poder da paciência: Como lidar com um marido estressado

A compaixão deveria guiar todas as relações humanas, mesmo quando acreditamos estar em situação desconfortável gerada pelo outro. Saiba como agir positivamente diante de um marido que parece estar sempre irritado.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr