3 dicas essenciais para combater a depressão sem usar remédios

Mesmo com a ajuda de anti-depressivos, faça sua parte para se livrar da depressão.

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  • Tristeza excessiva, desânimo, negativismo, insônia ou excesso de sono, dificuldades de concentração, desesperança, perda do apetite ou apetite voraz, humor diminuído e irritação são alguns dos sintomas relacionados a depressão.

  • Esse transtorno é um mal em nosso século, não que não tenha existido anteriormente, mas a vida que levamos hoje, a correria, estresse e pressões constantes têm contribuído para que a depressão se alastre.

  • No Hospital Psiquiátrico em que atuei por 1 ano, era bastante comum as pessoas que sofriam de depressão relatarem que a vida perdeu a cor. Tal relato tem fundamento científico, segundo um estudo da Universidade de Freiburg, na Alemanha. Esse estudo comprovou que pessoas acometidas de depressão possuem a sensibilidade da visão alterada pelo transtorno, o efeito segundo os pesquisadores, seria como diminuir o contraste de cores da televisão. Pode ser que por essa razão, os artistas que representavam a depressão em suas obras usavam tons acinzentados.

  • A perda da sensibilidade interfere em outros sentidos sensoriais, segundo o Psiquiatra e Professor da UNICAMP Paulo Dalgalarrondo, por isso algumas pessoas com depressão relatam que as cores já não são iguais, as músicas não soam como soavam antes e que o mundo está mais apagado.

  • Se você se identifica com algumas dessas características, seria importante buscar ajuda profissional. A depressão grave interfere na vida da pessoa, no trabalho, nos relacionamentos e pode levar ao suicídio, por isso, mesmo que opte por um tratamento não medicamentoso, o acompanhamento profissional é obrigatório. Sozinho dificilmente a pessoa conseguirá se livrar da depressão, mas existem algumas atitudes que podem ser tomadas assim que percebemos algum desses sintomas, que podem ajudar no tratamento contra a depressão:

  • Falar

  • o ideal será um bom profissional de psicologia, em alguns casos será indispensável, mas poder conversar com alguém ajuda muito. A fala é um processo que nos obriga a organizar nossos pensamentos, quando falamos não apenas colocamos para fora aquilo que pesa dentro de nós, mas também colocamos em ordem nossos pensamentos, a confusão se dissipa e tudo parecerá mais claro.

  • Ocupar as mãos

  • isso mesmo, buscar algum tipo de trabalho manual pode ser a salvação em muitos casos. Quando trabalhamos com as mãos, colocamos nossa mente para trabalhar também e evitamos os pensamentos negativistas comuns da depressão.

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  • Exercício físico

  • correr, caminhar, jogar futebol, vôlei, nadar, etc., qualquer coisa valerá a pena, pois ao nos exercitarmos o corpo libera endorfina responsável pela sensação de bem-estar. Mesmo que não sinta vontade (saiba que não sentirá, pois será a depressão atuando), se force a fazer algum exercício físico.

  • Novamente ressalto que o acompanhamento profissional é obrigatório, a depressão é um transtorno muito sério, não é preguiça, não é para chamar a atenção e necessita de tratamento. Há casos muito graves em que a medicação, inicialmente, será necessária, mas se a pessoa tiver um pouco de conhecimento sobre si mesma, saberá reconhecer alguns sinais logo no começo e poderá evitar que o transtorno se agrave.

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Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.

3 dicas essenciais para combater a depressão sem usar remédios

Mesmo com a ajuda de anti-depressivos, faça sua parte para se livrar da depressão.
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