10 meios de espantar o tédio

O tédio é um sentimento de aborrecimento, falta de estímulo, indicio de depressão. Viver no tédio não é fácil, mas existem meios de sair dele, aprenda 10 deles.

Francione Sousa

O dicionário especifica o tédio como aborrecimento, fastio que significa repugnância, aversão a alguma coisa. É um sentimento muito ruim, às vezes de vazio, às vezes nojo ao excesso de atividades rotineiras. Thomas Mann, crítico social alemão definiu: “o que se chama de tédio é, na realidade, antes uma simulação mórbida da brevidade do tempo, provocado pela monotonia: grande lapsos de tempo quando o seu curso é de uma ininterrupta monotonia chegam a reduzir a tal ponto, que assustam mortalmente o coração”.

Falando sobre o tédio, Lars Svendsen diz que “nenhuma pessoa se livra do tédio, além do que ele é um estado de humor, característico da vida moderna”.

Como identificar o tédio?

  • Quando você não consegue realizar suas atividades diárias.

  • Quando você sente um vazio, sente que não está feliz.

  • Quando não se sente realizado na vida.

    Advertisement
  • Às vezes surgem sentimentos de que temos tantas coisas para realizar, e tão pouco tempo de vida para tais coisas.

  • Tristeza também é um sinal de tédio.

  • Falta do que fazer, inconformidade com o tipo de vida que a pessoa tem pode levar ao tédio.

O que fazer para superar o tédio?

O tédio não é uma doença, ou pelo menos até o momento não é encarado como tal, mas sim um estado de humor, de descontentamento com a vida; para alguns a vida perde o significado, é preciso tomar cuidado e superá-lo.

Lembre-se que é muito importante você sair do tédio para não entrar em um estado depressivo. Comece agora a reavaliar sua rotina de vida, buscando realizar atividades significativas no dia a dia.

Advertisement

Se você está se sentido entediado, é hora de começar um melhor estado de humor com essas dicas:

  1. Se você sempre gostou de fazer algo diferente, porém nunca fez, essa é a sua chance. Faça um curso de culinária, pintura, dança, costura, teatro ou de instrumento musical. Seja o que for, só faça, assim você quebra a rotina e ainda tem a chance de conhecer novas pessoas e mudar a direção de sua vida.

  2. Pratique um novo esporte, visite uma organização não governamental, talvez visite um orfanato se você gosta de crianças, se você tem dinheiro e não sabe o que fazer com ele, será uma ótima ação sair de sua casa e fazer alguém feliz.

  3. Não fique em casa o dia todo.

  4. Assista a um filme comendo pipoca.

    Advertisement
  5. Vá ao teatro.

  6. Faça um blog, se você é uma pessoa que gosta de se conectar.

  7. Vá ao salão de beleza, mude o visual, entre em uma loja que você nunca entrou mesmo que não compre nada.

  8. Arrisque um pouco a cada dia, faça coisas significativas que vão trazer alegria para sua vida.

  9. Vá tomar um sorvete.

    Advertisement
  10. Vá ao circo, sorrir é um ótimo remédio e circo é um ótimo lugar para sorrir.

Não deixe que sua vida seja um tédio. Você só tem uma vida e ela não volta. Esse é o momento de levar-se a sério, ser feliz. Você consegue, o ser humano pode e tem o poder de mudar.

Talvez você esteja se sentindo sozinho no meio da multidão, talvez sinta que os anos passaram e seus sonhos não foram realizados ou ainda que os sonhos que você teve não lhe trouxeram felicidade. Convido-o agora a olhar esse momento de sua vida com gratidão, a se amar e acima de tudo servir. Quando esquecemos de nós mesmo, ganhamos maior felicidade, experimente!

Saia desse tédio, você é capaz acredite!

Toma un momento para compartir ...

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.