Como ajudar um amigo a ver a realidade de uma situação

Um verdadeiro amigo é como um irmão, e vale a pena nossa preocupação.

Francione Sousa

Quando eu era mais jovem conheci uma mulher. No início de nossa amizade não sabia muito sobre a vida dela, nem o que ela gostava de fazer, mas aos poucos percebi que aquela minha amiga estava fazendo escolhas não excelentes na vida, e as consequências de seus atos poderiam machucar não apenas ela, mas toda a família dela, além de destruir também sua vida. O carinho, amor que eu tinha por essa minha amiga havia alcançado uma grande dimensão. Não foi fácil vê-la tomar um caminho onde estava se destruindo. Senti-me triste e sofri, sem saber o que fazer para ajudá-la a ver a realidade daquela situação, que a levaria a um abismo social. No final tudo mudou, por causa de minha atitude e de uma outra amiga nossa, essa amiga viu o valor que ela tinha como ser humano e redirecionou sua vida.

Essa história é real, não imaginária, essa experiência me motivou a escrever este artigo, porque também sei que em algum lugar também há alguém precisando de um amigo que não desista dele. Não estou supondo que as situações são exatamente iguais, porque nenhuma experiência da vida das pessoas é 100% igual, mas sei que atitudes semelhantes têm o poder de transformar vidas. É importante frisar que ainda o arbítrio da pessoa deve ser respeitado, ou seja, nossa amiga mudou sua vida porque escolheu ouvir e aceitar nossa ajuda.

Se você tem algum amigo que está tomando uma direção que pode prejudicar a vida dele, não tenha medo de se importar, no entanto seja sábio, faça sua parte. Como?

  • Acima de tudo, demonstre a seu amigo que você o respeita.

  • Deixe claro que seu amor é real e verdadeiro, fale e demonstre que o ama.

    Advertisement
  • Diga que confia nele e aja com confiança.

  • Especifique todas as qualidades dele.

  • Deixe claro que não vai desistir dele.

  • Mostre a ele histórias reais de situações reais onde alguém que tenha feito más escolhas se deu mal. Também conte histórias de sucesso.

  • Procure ao máximo dar atenção a ele, saindo, divertindo-se, sendo um ombro amigo. Dedique tempo a ele.

    Advertisement
  • Seja sincero com ele, se ele está seguindo um caminho que não condiz com sua natureza. Não tenha medo de ser sincero, no entanto saiba como agir respeitando seu espaço e arbítrio. Por exemplo, demonstre que está ao seu lado, mas pode não concordar com alguma escolha que faz. Você pode dizer, “Eu sei o que você está fazendo, não quero julgar ou lhe culpar, mas como amigo, desejo que saiba que ainda dá tempo para tomar a direção correta”.

  • Seja o primeiro a dar um abraço e o último a jogar pedras.

  • Lance desafios pequenos para ele realizar, e ajude-o a realizar se necessário.

O verdadeiro amigo se importa e nunca lhe desviará do caminho correto, de maneira que você possa ter uma vida digna.

Há algumas pessoas que ao invés de lhe ajudarem ou falarem sinceramente as coisas a você, preferem comentar com outros, preferem fingir que não veem o que você está a fazer de sua vida, preferem ficar quietos.

Advertisement

Entenda que não estou dizendo para você se intrometer na vida amorosa, financeira, profissional ou pessoal de ninguém, ou resolver o problema do outro. Estou dizendo que se você realmente se importa com seu amigo, e está observando que ele está cavando um poço de onde será difícil sair no futuro, você é capaz e deve, como amigo verdadeiro, alertá-lo sobre qualquer desvio de caráter, escolhas que não estejam fazendo o bem a ele ou prejudicando a outros como sua família e aqueles que ele ama, e a quem suas atitudes poderão levar desespero e desilusão.

Quando plantamos a semente do bem, em algum momento ela irá germinar, portanto faça sua parte, plante a semente do bem no coração de seu amigo.

“Um amigo de verdade é aquele que nos protege dos tormentos do amor, nos afasta da fúria raivosa, faz recuar a morte”. (Jean Bertrand Pontalis)

Toma un momento para compartir ...

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.