4 táticas eficazes para controlar as birras dos filhos

Aprenda 4 maneiras sobre como agir quando seu filho fazer birra e acabar com ela definitivamente.

44,088 views   |   141 shares
  • As crianças usam várias táticas para manipular os adultos e a birra é uma das mais eficazes, pois os pais para evitar problemas com esse tipo de comportamento, cedem facilmente aos caprichos da criança. Muitos adultos pensam que os pequenos não entendem, mas eles sabem, conhecem e entendem mais do que você pode imaginar, porque são muito perceptivos e nos observam o tempo todo.

  • Esse tipo de comportamento gera duas respostas dos pais. A primeira é ceder rapidamente às demandas da criança, e a segunda, ao contrário, consiste em responder de forma agressiva e com hostilidade. No entanto, ambas são erradas, já que tudo o que conseguem é piorar o problema.

  • Se cedermos, a criança saberá que todas as vezes que ela quiser algo, bastará fazer birra e irá conseguir o que quer. Mas se agirmos com agressividade, será gerada uma poderosa luta de forças que só trará desperdício de energia, mal estar e feridas que podem prejudicar a criança. O que fazer então para superar o problema com êxito? Há quatro passos, parte de uma tática ou procedimento que são bastante eficazes, já que permitirão que você controle e com o tempo evite as birras da criança:

    1. Nunca perca o controle. Por mais difícil que possa parecer, é muito importante que você não perca o controle. Como pais, nunca devemos nos igualar às crianças, pois elas devem saber quem é a autoridade e ao nos colocarmos ao nível do comportamento da criança, perdemos o respeito e o controle da situação. Lembre-se que um comportamento hostil não deve ser respondido da mesma forma, pois isso irá gerar caos total.

    2. Leve-a para uma sala vazia se possível, ou pelo menos onde não tenham objetos com os quais a criança possa se machucar, pois nos casos mais graves as crianças podem jogar coisas, se jogar no chão e se machucar.

    3. Diga à ela de forma lenta e calma: "Olha, se quiser algo você precisa se acalmar, pois desse jeito não estou disposta a falar com você. Então, quando você se acalmar podemos discutir o assunto. Por enquanto vou lhe deixar sozinho, e estarei aqui fora (na sala, no quarto, na cozinha; esclareça especificamente o lugar onde você estará para que a criança entenda que o comportamento dela não afeta você nem as coisas que está fazendo), e quando você estiver disposto a falar com calma, estarei esperando lá."

    4. Então saia e deixe-a sozinha. Dessa maneira ela entenderá que você não está disposta a ceder aos seus caprichos, que é você quem impõe as regras e - acima de tudo - que você não vai se "submeter" ao seu comportamento ou estratégia.

  • Advertisement
  • Isso no caso de o problema surgir em casa, mas se a birra for na rua, em alguma loja ou lugar público, muito calmamente diga a ela que vocês conversarão em casa e leve-a do lugar. Ao chegar em casa, mesmo que você e a criança já tenham conversado, você deve relembrar o problema dizendo a ela que está muito insatisfeita com seu comportamento e que, portanto, ela ficará de castigo.

  • Você também deve deixar claro que não está disposta a permitir que esse comportamento se repita e poderá, além do castigo retirar algumas de suas atividades favoritas ou não deixar que ela saia para brincar por um dia, ou seja, depende de você e do que mais funciona com seu filho.

  • Essas táticas não só ajudam a controlar as birras da criança nesse processo, mas também servirão para reduzir consideravelmente a frequência e intensidade das birras, até que desapareçam com o tempo, pois a criança acaba percebendo que tal comportamento não funciona com você.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Tácticas efectivas para controlar los berrinches del niño, de Juliana Echeverry.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Juliana gosta de escrever, ler, pintar, costurar e passar tempo com a família. Ela tem dois filhos que são seu orgulho e ama a Deus acima de tudo. Seu website é http://porqueseguirajesus.wordpress.com/

4 táticas eficazes para controlar as birras dos filhos

Aprenda 4 maneiras sobre como agir quando seu filho fazer birra e acabar com ela definitivamente.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr