5 maneiras de limitar o consumo de sal da sua família

Limitar o consumo de sal é muito mais difícil do que parece. Muitos alimentos contêm todo o sal que devemos consumir em um dia em apenas uma porção.

3,166 views   |   6 shares
  • O sal é uma parte essencial de um estilo de vida saudável. No entanto, o excesso pode levar a muitos problemas de saúde, incluindo pressão alta, doenças cardiovasculares, retenção de água e outros. No dia 26 de abril comemora-se o dia do combate à hipertensão. Este dia é projetado para incentivar as pessoas a terem um estilo de vida mais saudável e evitar consumir excesso de sal em sua dieta diária. É um dia para começar a adaptação para um estilo de vida mais saudável em nossas famílias e evitar que futuros problemas de saúde ocorram mais tarde na vida.

  • No entanto, limitar o consumo de sal é muito mais difícil do que parece. Uma pesquisa internacional detectou que 75% da população mundial consomem 4 gramas de sal por dia, o dobro recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de até 2 gramas diários. Mas, o problema é que Infelizmente, muitos alimentos contêm todo o consumo de sal em apenas uma porção. Abaixo estão cinco maneiras que você pode ajudar a limitar a ingestão de sal de sua família e desfrutar de um estilo de vida mais saudável.

  • 1. Evite alimentos processados e fast food

  • Cozinhar as refeições em casa é uma das melhores maneiras de limitar o consumo de sal. Fast foods são frequentemente cobertos de sal, especialmente as batatas fritas tão apreciadas. Além disso, muitos alimentos processados contêm uma quantidade em excesso de sódio utilizado na conservação dos alimentos.

  • Se sua família está constantemente em movimento e frequentemente as refeições se transformam em lanches rápidos, crie um menu que inclua refeições de baixo teor de sódio a cada semana e deixe na geladeira. Isso ajudará a evitar comerem qualquer coisa na lanchonete. Também torna mais fácil se você preparar os alimentos com antecedência.

  • 2. Use especiarias

  • Muitas pessoas têm dificuldade em limitar o seu consumo de sal porque gostam do sabor do sal na alimentação. Mas ainda é possível ter uma deliciosa refeição, sem excesso de sódio, utilizando uma variedade de especiarias. As ervas frescas são excelentes adições para qualquer refeição. Hortelã, gengibre, orégano, pimenta entre outros são excelentes adições a muitos alimentos. Utilizando ervas e especiarias pode-se criar uma refeição muito mais gratificante e saudável.

  • 3. Evite adicionar sal a pratos prontos

  • Por alguns dias, monitore o seu consumo de sal e se surpreenderá com quantidade de sódio que você consome diariamente. Na verdade, 2.3 g de sal é aproximadamente uma colher de chá. Muitos indivíduos ainda polvilham mais sal sobre a refeição pronta. Algumas pessoas o adicionam até mesmo às frutas. Evite fazê-lo nas frutas e saladas. Evite colocar sal em uma panela de água fervente para ajudar a ferver mais rápido. Evite o uso de sal em todas as suas carnes, molhos e muito mais. Você certamente terá suprida a sua necessidade diária a partir de outras fontes, não há razão para continuar a adicionar mais e mais.

  • Advertisement
  • 4. Prefira alimentos frescos e limite os enlatados

  • Comer alimentos frescos, especialmente frutas e vegetais é uma excelente maneira de limitar o consumo de sal. Frutas e vegetais enlatados contêm uma quantidade excessiva de sal como conservante. Sempre que possível coma alimentos frescos. Planeje suas refeições para que incluam ingredientes frescos. Seja inteligente na maneira como escolhe seus alimentos e com planejamento antecipado é possível controlar melhor o que você consome.

  • 5. Vá devagar

  • Se você sabe que consome mais sal do que deveria, não tente fazer um corte drástico em apenas um dia. Depois de algum tempo, seu corpo vai implorar pelo sal e você vai voltar aos seus velhos hábitos. É necessário fazê-lo gradualmente. Faça pequenos cortes em seus hábitos alimentares. Em vez de comer batatas fritas no almoço, coma pedaços de cenoura para ter a cota de crocantes que você deseja. Ou, comece a comprar alimentos pobres em sódio, lendo todos os rótulos dos produtos e a quantidade de sódio neles existente antes de comprá-los. Além disso, se você está fazendo uma receita e a comida não necessariamente precisa de sal, não coloque. Só porque a receita diz uma pitada de sal, não é motivo para adicioná-lo. Você provavelmente nem vai notar a diferença.

  • O sal é essencial na sua dieta, mas pode também ser a causa de muitos problemas de saúde. Ao limitar o seu consumo, você poderá desfrutar de uma vida muito mais saudável e evitar muitas complicações futuras.

  • Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzgerdo original 5 ways to limit your family's salt intake, de Courtney Erickson.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Courtnie Erickson é formada pela Universidade de Utah State. Ela se considera uma guru de tecnologia.

5 maneiras de limitar o consumo de sal da sua família

Limitar o consumo de sal é muito mais difícil do que parece. Muitos alimentos contêm todo o sal que devemos consumir em um dia em apenas uma porção.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr