5 ideias para um dia de brincadeiras com os meninos

Brincar faz parte do universo infantil, é através da brincadeira que as crianças vão estabelecendo significados para o mundo em que vivem.

2,724 views   |   10 shares
  • As crianças constantemente precisam de estímulos para se desenvolverem da melhor maneira possível. A televisão e o computador são estímulos bastante populares entre a garotada. Mas muito tempo em frente à televisão ou em frente ao computador pode ser prejudicial para os nossos pequeninos.

  • Para aqueles que ficam com as crianças durante parte do dia, será necessário um pouco de criatividade para mantê-los envolvidos, sempre lembrando que atividades para meninos são diferentes daquelas para as meninas. Embora, algumas possam ser aplicadas para os dois.

  • Por que brincar

  • Brincar faz parte do universo infantil. É através da brincadeira que as crianças vão estabelecendo significados para o mundo em que vivem. E passar um tempo com elas nesse processo será extremamente benéfico e promoverá a união entre vocês.

  • Você deve usar sua criatividade para adequar as brincadeiras como melhor desejar e segundo as suas necessidades e possibilidades:

  • 1. Futebol

  • grande parte dos meninos adora esse esporte, e eles realmente podem passar horas jogando, o bom é que assim eles ainda se exercitam. Meus filhos ficam ansiosos esperando o pai chegar do trabalho para jogar bola com eles. Eles brincam de chute ao gol na garagem de casa mesmo, e tenho certeza de que as lembranças desses dias perdurarão através do tempo.

  • 2. Campeonato de pipa

  • essa brincadeira é bastante antiga mas ainda conquista a criançada. O legal é estimular as crianças a confeccionarem as próprias pipas. A competição começa na confecção, aquele que terminar a pipa primeiro ganha 10 pontos, por exemplo. Depois, pode-se fazer uma votação para a pipa mais caprichada, e o escolhido ganha mais 10 pontos. Aí chega a hora de empinar as pipas e mais 10 pontos para quem conseguir primeiro. E por fim, a competição termina com aquele que conseguir empinar a pipa mais alto. Ao final, somam-se os pontos e premia-se o ganhador. Só essa brincadeira ocuparia o dia todo.

  • 3. Taco ou Bets

  • essa brincadeira é muito divertida, as meninas também podem brincar, mas em geral são os meninos que gostam mais. Você irá precisar de dois tacos (podem ser dois pedaços de madeira. Cuidado para não terem pontas ou lascas que podem machucar as crianças), duas latinhas de refrigerante que serão as bases, uma bolinha de tênis e um giz de lousa.

  • Desenha-se no chão dois círculos um em frente ao outro com uma distância de 15 metros entre eles. Dentro de cada um, coloca-se uma das latinhas. As crianças devem ser dividas em dois times, um será o rebatedor e o outro será o lançador (depois troca). Os rebatedores se posicionam em frente ao círculo, e os arremessadores jogam a bolinha tentando derrubar as latinhas. O papel dos rebatedores é rebater a bola evitando que derrubem as latinhas. Os arremessadores devem tentar pegar a bolinha rebatida o mais rápido possível, e nesse tempo os rebatedores devem cruzar de uma base a outra tocando os tacos quando se encontram. Cada encontro vale um ponto até que o arremessador tenha conseguido pegar a bola. Depois, os times trocam de lugar. Se a latinha for derrubada, ponto para os arremessadores, e eles trocam de posição. Os jogadores devem se alternar para que todos participem.

  • Advertisement
  • 4. Bumerangue

  • os meninos adoram, e tal como a pipa, o legal é incentivá-los a participar da confecção. Na internet há vários sites que ensinam de forma muito simples como confeccionar um bumerangue. As crianças podem fazer e decorar da forma como quiserem, depois é só se divertir. Você pode criar regras para uma supercompetição de bumerangues.

  • 5. Gato mia

  • em um cômodo escuro da casa, as crianças aguardam uma outra que entra de olhos vendados. A criança de olhos vendados deve pegar as outras crianças. Quando ela encostar em alguém, ela deve dizer: - Gato mia! E a criança deve imitar um miado de gato disfarçando a voz, pois o objetivo será a criança vendada descobrir qual criança ela pegou. Se ela acertar, a criança descoberta é que deverá ser vendada. Caso contrário, a brincadeira continua.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.

5 ideias para um dia de brincadeiras com os meninos

Brincar faz parte do universo infantil, é através da brincadeira que as crianças vão estabelecendo significados para o mundo em que vivem.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr