6 dicas para uma tarde de brincadeiras com as meninas

Quando os pais priorizam um tempo para brincar com seus filhos, os benefícios são ainda maiores, não só para a criança como para a família em sua totalidade.

Taís Bonilha da Silva

Toda criança precisa brincar. É dentro do universo da brincadeira que ela representa papéis, desenvolve habilidades sociais e cognitivas e estabelece sentidos para o mundo em que vive.

Brincar é um direito da criança

Você sabia que brincar é direito das crianças, direito previsto por lei? No artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança da ONU diz:”Toda criança tem o direito ao descanso e ao lazer, a participar de atividades de jogo e recreação apropriadas à sua idade e a participar livremente da vida cultural e das artes”.

Quando os pais priorizam um tempo para brincar com seus filhos, os benefícios são ainda maiores, não só para a criança como para a família em sua totalidade. Laços de afeto se fortalecem, membros da família se unem e doces recordações são criadas.

Existem atividades que servem para ambos os sexos e há outras mais específicas. Este artigo destina-se a trazer sugestões de brincadeiras para serem feitas com as meninas.

Embora eu só tenha filhos homens, um dia também fui uma criança e tive a grata oportunidade de ter uma mãe super criativa. Muitas das ideias aqui apresentadas são de minha própria experiência pessoal de infância.

Advertisement

Porém, o ideal é que cada um conheça sua filha, sobrinha ou neta e saiba quais são os gostos dela, do que ela gosta de brincar.

1. Incentivando o desenvolvimento de talentos

minha mãe é uma ótima desenhista, e eu, quando pequena, adorava desenhar. Então, se sua filha também gostar, incentive essa prática. Compre alguns lápis de cor, revistas de desenhos infantis ou mesmo papel em branco e desenhe junto com sua filha.

2. Brincar de cabeleireira

essa era uma brincadeira que eu e minha irmã amávamos. Minha mãe nos levava a essas lojas de cosméticos e comprávamos condicionador, shampoo, grampos, bobes para enrolar o cabelo e depois brincávamos de cabeleireira com nossas bonecas.

3. Concurso de bolo

as meninas, e alguns meninos também, adoram ir para a cozinha ajudar as mamães. Que tal fazer um concurso de cupcakes? Você deixa os bolinhos preparados e compra diversos confeitos para decorar, a criança decora da maneira que ela quiser e depois é só degustar. Além de ser uma atividade deliciosa, é boa para ir ensinando conceitos de segurança na cozinha.

4. Fazer roupinhas

costurar, as crianças também amam. Você pode com alguns poucos retalhos confeccionar roupinhas para as bonecas de suas filhas, claro que envolvendo elas nessa brincadeira também. As crianças também podem fazer roupas de jornal para elas mesmas. Lembro-me que participei de uma atividade como essa na escola uma vez, depois teve um desfile com as roupas feitas de jornal, foi super legal.

Advertisement

5. Bonecas de papel

isso era sensacional. Existem algumas revistas que são vendidas em bancas de jornal que vêm com aquelas bonecas de papel, vêm vários tipos de roupinhas. É uma delícia de atividade, pois você tem que recortar as bonecas e as roupinhas, e depois pode brincar à vontade.

6. Brincar de modelo

nessa era digital é muito difícil quem não tem acesso a uma máquina fotográfica ou mesmo a um celular que tire fotos e filme. Você pode brincar de modelo com suas meninas, maquiá-las, vestir roupas diferentes, desfilar, tirar fotos ou filmar.

As ideias para brincar com as meninas são infinitas. Elas mesmas já terão sugestões do que querem fazer. O legal é, exatamente, apoiar e incentivar os interesses delas e estar disponível para entrar na fantasia.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.