5 dicas para lidar com um filho que recebeu uma multa de trânsito

Ter um documento válido para dirigir é o sonho de muitos jovens, mas é necessário conhecer e atentar para as leis. Veja como alertar seu filho se ele recebeu uma multa.

Renata Finholdt

Quando um jovem tem a possibilidade de dirigir tendo um documento válido para isso há sempre aquela insegurança inicial, afinal de contas são tantas as regras e placas de trânsito que precisam ser aprendidas que muitas vezes algumas delas são deixadas de lado, o que pode gerar uma fatalidade.

Aprender a dirigir, no entanto, é bastante cômodo para que todas as tarefas do dia a dia sejam cumpridas dentro dos horários e com mais conforto do que é oferecido pelo transporte público. Portanto, ter um documento válido e um veículo é um sonho de todos os jovens quando completam a idade exigida por lei.

As regras e leis para que alguém possa estar habilitado são de extrema importância para assegurar um trânsito seguro para veículos e pedestres. Estudá-las com a determinação de ser um bom motorista precisa ser uma das metas de quem tem o desejo de aprender a dirigir.

Caso seu filho tenha cometido alguma infração de trânsito, ajudá-lo a melhorar e entender o que fez de errado é fundamental.

1. Reconhecer a infração

. Assim que receber a multa verifiquem juntos qual foi a infração cometida. Feito isso, você pode ter um tempinho para conversarem se há alguma dúvida referente às regras e leis de trânsito para que ele possa voltar a dirigir evitando novas infrações.

Advertisement

2. Estudar as leis

. Se necessário, estudem novamente com o livro fornecido pelas autoescolas, e ajude-o a esclarecer e relembrar as regras que ele aprendeu quando estudava para conseguir a documentação.

3. Responsabilidade

. É importante salientar que o trânsito seguro depende de todos, inclusive dele, e que para que isso aconteça obedecer às leis do trânsito são fundamentais. Saliente a importância do conhecimento, mas também da calma e paciência no volante.

4. Refazer o percurso

. Se achar necessário, você pode acompanhá-lo algumas vezes durante o percurso no qual a multa ocorreu ou mesmo em outros para que ele possa sentir-se seguro novamente. Decidam isso juntos, ouça a opinião dele.

5. Confiança

. É muito comum acontecer de ao receber a primeira infração de trânsito o jovem seja desestimulado a dirigir. Para evitar que isso aconteça, convide-o a fazer percursos menores até que tenha novamente a confiança necessária para voltar a dirigir tranquilamente.

O importante é não tornar essa infração um motivo para que o jovem sinta-se desestimulado a voltar a dirigir. Ele precisa estar seguro das leis do trânsito para dirigir tranquilo. Apoie-o sempre, o apoio dos pais é muito fortalecedor e faz um bem imenso aos filhos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.