Como agir quando se perde a carteira com "tudo" dentro

7 passos para te ajudar a resolver essa situação sem maiores problemas.

1,024 views   |   shares
  • Você coloca a mão no bolso e percebe, com espanto, que a carteira não está lá... Em uma fração de segundos começa a repassar mentalmente todos os lugares por onde andou e tenta (muitas vezes em vão) lembrar onde foi que a viu pela última vez.

  • Todo mundo já passou por uma situação dessas alguma vez. Ou várias vezes!

  • Preparamos uma sequência de 7 passos para lhe ajudar a resolver essa situação:

  • 1. Ligue para o banco

  • e operadoras de cartão de crédito para cancelar todos os cartões e suste os cheques – lembre-se de anotar a data e horário da ligação, bem como o número do protocolo de atendimento e o nome do atendente.

  • 2) Vá até a delegacia mais próxima e registre um

  • Boletim de Ocorrência

  • do extravio dos documentos – em alguns estados brasileiros, já é possível fazer esse serviço pela internet. O boletim de ocorrência será importante na hora de tirar a segunda via dos documentos e, também, para se resguardar de fraudes.

  • 3) Para obter uma

  • segunda via do RG

  • , compareça a delegacia mais próxima de sua residência munido do boletim de ocorrência, Certidão de Nascimento (ou Casamento, se for o caso), comprovante de endereço e fotos 3x4.

  • 4) Para obter uma

  • segunda via da Carteira Nacional de Habilitação

  • , compareça ao Detran munido do boletim de ocorrência, RG, fotos 3x4 e comprovante de endereço.

  • 5) Para obter

  • segunda via do CPF

  • , basta acessar o site da Receita Federal.

  • 6) Para obter

  • segunda via da Carteira de Trabalho

  • , dirija-se a uma Delegacia do Trabalho portando uma foto 3x4 recente, a Certidão de Nascimento/Casamento, ou o RG, um documento que comprove o número da carteira de trabalho perdida (como o extrato do FGTS, obtido junto à Caixa Econômica Federal) e o boletim de ocorrência.

  • 7) Para obter

  • segunda via do título de eleitor

  • , compareça ao Cartório Eleitoral onde é inscrito, munido dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento/Casamento ou RG e comprovante da última eleição.

  • Em muitos estados brasileiros já existem os chamados Poupa Tempo – locais financiados pelo governo estadual com a finalidade de facilitar o acesso da população a vários serviços. Entre eles, a emissão de segunda via de documentos.

  • Não perca tempo! Quanto antes você seguir esses passos, menos problemas terá.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.

Website: http://lar-umpedacinhodoceu.blogspot.com.br/

Como agir quando se perde a carteira com "tudo" dentro

7 passos para te ajudar a resolver essa situação sem maiores problemas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr