5 passos para lidar com crianças de personalidades diferentes

Um estilo de educação pode funcionar para uma criança, mas não funcionará sempre para todas.

Izabel Torquato

Como pais e educadores sabemos que as crianças são diferentes umas das outras. Cada uma possui identidade e características próprias que devem ser respeitadas, qualidades que podem ser fortalecidas e dificuldades que podem ser superadas. Por isso precisamos ficar mais atentos a quais métodos utilizar e quais comportamentos reforçar.

Um estilo de educação pode funcionar para uma criança mas pode não funcionar para outra.

Porém todas responderão bem aos métodos abaixo:

Respeitar o modo de ser de cada um

Como pais e educadores, é necessário darmos oportunidade às nossas crianças de desenvolverem sua própria personalidade, aprenderem a conviver, respeitar e apreciar um mundo com pessoas de hábitos tão diferentes, mas dentro dos princípios de educação que fazem a convivência harmoniosa.

Ser tolerantes com as diferenças

Aproveitar essas diferenças para mostrar às crianças que vivemos num mundo de diversidades e que fazemos parte dessa diversidade e é bom que seja assim. Isso fará com que aceitem a si próprias e aos demais.

Advertisement

Ensinar princípios corretos

Todo momento é único e todo aprendizado pode e deve ser compartilhado, pois é assim que obteremos mais experiência e conhecimento. Ao ensinarmos princípios e permitirmos que as crianças ajam de acordo com seu entendimento teremos melhores resultados que ensinando somente um modo de fazer as coisas.

Buscar informação

Podemos buscar informações sobre o comportamento de nossos filhos. Porque alguns são extrovertidos e outros tímidos? Porque alguns são mais sensíveis e outros mais práticos? Enfim, podemos buscar ajuda de forma a educarmos respeitando as características de cada um.

Tempo dedicado

Mais importante do que educar a criança de forma personalizada é usar o tempo juntos para o desenvolvimento de habilidades sociais comuns a todos e que lhes serão importantes para a vida. Mostrar que independente de serem como são, existem regras e posturas sociais e de convivência que devem ser seguidas e respeitadas. Podem ser usadas atividades recreativas que permitam o entrosamento, a representação de regras e leis de convivência diária e o uso dos talentos de cada um. Isso fortalecerá a união, apreciação e respeito à diversidade que são essenciais nesse processo.

Ao lidar com crianças de diferentes personalidades, temos a oportunidade de encontrar equilíbrio no ensino e educação para que não se sintam indesejadas ou excluídas. Podemos sim, através do modo como as tratamos, ajudá-las a compreenderem que diferenças existem, mas que o amor é mais forte e que o respeito deve ser predominante.

Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.