Em busca de melhores oportunidades: 5 passos para pedir demissão adequadamente

Pedir demissão é uma frase que gera ansiedade e desconforto. Veja como resolver essa questão de forma tranquila e sábia.

1,155 views   |   shares
  • Você foi convidado para um novo emprego, um novo desafio, e será melhor para você em vários sentidos, para o seu crescimento profissional e financeiro. Mas antes de aceitar, você precisa sair de seu antigo emprego. Estas cinco dicas podem ajudá-lo a realizar essa transição de forma amena, sem estresse.

  • 1. Planejamento

  • Esteja certo e convicto de que essa decisão é a melhor a ser tomada. Tenha em mãos a outra proposta de emprego e a certeza de contrato antes de abordar sua demissão. Avalie os prós e contras de ambas as oportunidades. Procure um bom momento para conversar com seu supervisor, seja direto para não tomar muito o seu tempo, porém escolha as palavras cuidadosamente. Se necessário, treine em frente a um espelho e avalie-se. Não envie seu pedido de demissão diretamente para o departamento pessoal, pois o responsável por essa negociação será seu superior imediato. Ele então encaminhará seu pedido para os departamentos que darão sequência à sua solicitação.

  • 2. Seja grato

  • Chegou a hora de falar pessoalmente com seu gestor. Esqueça a oportunidade de falar-lhe tudo que ficou guardado durante o tempo que você foi seu subordinado, a hora é de maturidade e respeito. Explique em poucas palavras que você recebeu uma nova e interessante proposta. Agradeça a oportunidade que a empresa lhe ofereceu de crescimento e experiência profissional. Se houver críticas a serem ditas, não leve para o lado pessoal, pense no desenvolvimento da empresa e evite qualquer forma de discussão. Lembre-se que ninguém sabe a respeito do futuro, portanto a amizade, o respeito e a gratidão devem ser cultivados.

  • 3. Não busque reconhecimento

  • Você não é um objeto a ser leiloado. Não peça demissão apenas para ser reconhecido e receber uma contraoferta. Se o seu trabalho não recebeu créditos, e você acha que é merecedor, não é inventando uma oportunidade de emprego que fará com que seu superior ceda e lhe ofereça um salário maior. Lembre-se que o mundo corporativo é muito concorrido e isso pode fazer com que você perca seu próprio ganha-pão. Por outro lado, se existir uma outra oportunidade realmente, e seu gestor lhe oferecer uma contraproposta, esteja preparado para discutir a respeito, avaliar e tomar a melhor decisão. Caso ele insista, e você realmente queira sair, fale que não se trata apenas da parte financeira, mas de uma nova oportunidade de crescimento profissional e pessoal.

  • 4. Aviso prévio

  • Esteja pronto para negociar tanto com a nova empresa quanto com a antiga a respeito do prazo para contratar outra pessoa para seu lugar e treiná-la. Ofereça ao seu antigo empregador o prazo necessário para isso, sem ultrapassar o limite da lei. Não se esqueça de verificar com seu novo empregador o prazo que ele pode aguardar. Não se preocupe que essa atitude é bem-vista tanto pelo antigo quanto pelo novo empregador, e tudo pode ser negociável para agradar a todos. E durante o prazo que cumprirá seu aviso prévio, trabalhe como antes, deixe tudo da melhor forma possível. Lembre-se de que você continua sendo um funcionário e seu salário continua sendo o mesmo, faça jus a ele.

  • Advertisement
  • 5. Seja discreto

  • Evite sempre comentários desagradáveis a respeito de seus superiores ou empresas nos encontros com seus colegas de trabalho. E mesmo que esteja tudo certo com a outra empresa que lhe contratará, evite comentar com os colegas sobre a sua saída. Seu gestor acabará sabendo de alguma forma e isso poderá ser prejudicial em sua negociação. Depois de resolver sua demissão com seu empregador, espere até seu último dia de trabalho para se despedir e agradecer pelo convívio com colegas, fornecedores e clientes. Ao sair, deixe boas recordações entre seus colegas de trabalho. Evite críticas ou situações desagradáveis mesmo após sua saída.

  • O crescimento e o sucesso sempre vêm acompanhados de boas práticas. Seja profissional ou pessoal, o melhor caminho é o bom senso e o respeito sempre.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Em busca de melhores oportunidades: 5 passos para pedir demissão adequadamente

Pedir demissão é uma frase que gera ansiedade e desconforto. Veja como resolver essa questão de forma tranquila e sábia.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr