Família cobrando demais? 8 maneiras de equilibrar as prioridades e resolver os conflitos

A vida familiar nem sempre é um mar de rosas, ? s vezes aqueles que dizem nos amar estão tão concentrados nos desejos deles para nós que acabam por nos pressionar deixando de entender nosso lado.

2,296 views   |   3 shares
  • A família é a instituição mais antiga da sociedade, nela cuidamos e nos preocupamos uns com os outros. Entretanto, nem sempre a vida familiar é um mar de rosas. Às vezes as pessoas que nos amam acham que sabem o que é o melhor para nós, querem decidir nossa profissão, o tipo de roupa que devemos vestir, o livro que devemos ler. Alguns se acham até mais bem-sucedidos pelo fato de terem um emprego que lhes rende um maior salário. Não obstante, nada é mais importante que o laço familiar.

  • Quando esse amor sufoca ao invés de libertar, é preciso compreender sem deixar de amar, é preciso saber lidar com a situação sem deixar de viver, sem deixar de seguir seus objetivos, aquilo que você acredita. Vou contar porque isso é tão importante através de uma experiência minha, mas ainda existem muitas experiências de outras pessoas onde podemos constatar o quanto é importante tomarmos nossas próprias decisões.

  • Quando eu era adolescente segui cada conselho que alguns dos meus familiares me davam. Os resultados foram ruins na maioria das vezes. Nesse momento, ao invés de receber apoio daqueles que me aconselharam, recebi críticas nada construtivas. Alguns dos que me aconselharam falaram que a escolha foi minha, pois eles não me obrigaram. E ao terminar suas frases, quase que imediatamente reiniciavam seus muitos conselhos sobre: o tipo de concurso público, a faculdade, o modo de pensar... Aprendi com todas essas experiências, e uma das coisas mais importantes que aprendi foi o seguinte: Só você é capaz de saber o que é melhor para você, às vezes precisamos de orientação, mas como os meus irmãos, primos e pais falaram, a decisão final foi minha. "Não dependa dos outros para suas escolhas, senão você nunca terá nada na vida, pois as melhores escolhas e sábias saem de você mesmo." (Douglas Coelho).

  • O que você precisa fazer quando sua família cobra muito de você sem procurar entender o seu lado.

  • 1. Lembre-se: aqueles que lhe amam, são seres humanos cheios de qualidades e falhas, não obstante desejam o melhor para você. Porém, só você pode fazer acontecer o melhor em sua vida, e talvez o melhor na opinião deles não seja o melhor para você.

  • 2. Examine os conselhos deles, verifique se é isso que lhe deixará feliz, se lhe fará bem, siga aquilo que lhe faça sentir-se confortável.

  • 3. Se você tem suas metas, sonhos e desejos, persista, mesmo que outros não acreditem em você. Há tantos exemplos de pessoas que persistiram em seus sonhos, mesmo não tendo apoio dos familiares.

  • Advertisement
  • 4. Seja sincero e franco, deixe claro que é grato pelos conselhos deles, mas que você tem seus objetivos. Embora eles não lhe apoiem, fale que gostaria que pelo menos respeitassem suas decisões, mesmo que não seja aquilo que eles desejaram para você.

  • 5. Trabalhe, aja, não deixe que isso lhe desanime.

  • 6. Acredite em si mesmo e em seu potencial, assim as pessoas começam a acreditar em seu potencial também; entretanto, lembre-se, o importante é você acreditar em si mesmo. Os desafios sempre existem, se um dia você já não mais conseguir acreditar que seu sonho possa ser realizado, dê mais um passo, só mais um passo à frente.

  • 7. Procure explicar para seus familiares que todas as pessoas têm necessidades pessoais e isso quer dizer que precisamos ter autonomia para decidir e nos sentirmos bem.

  • 8. Busque equilíbrio emocional. Com as emoções equilibradas, tudo se torna mais fácil.

  • Às vezes as cobranças de nossos familiares são muitas, entretanto, você não precisa viver focado nessas cobranças, desejando reconhecimento. Também não cobre deles aceitação. Faça o seu melhor, o sucesso não significa só dinheiro, o verdadeiro sucesso está ligado com o tipo de vida que levamos, não a quantidade de dinheiro que temos no bolso. Ninguém é responsável por sua felicidade, apenas você, então levante a cabeça e siga seu caminho escolhendo e aprendendo.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Família cobrando demais? 8 maneiras de equilibrar as prioridades e resolver os conflitos

A vida familiar nem sempre é um mar de rosas, ? s vezes aqueles que dizem nos amar estão tão concentrados nos desejos deles para nós que acabam por nos pressionar deixando de entender nosso lado.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr