Efeitos positivos dos filmes nas crianças

Qual menina que ao assistir a filmes de princesas nunca desejou ser como uma delas? Mas duvido encontrar alguma que tenha desejado ser a bruxa malvada da história. Os garotos sempre vão querer ser como os mocinhos ou os super-heróis.

1,193 views   |   shares
  • Criança é como uma esponja que vai absorvendo tudo o que lhe aparece pela frente: histórias, músicas, revistas, filmes, desenhos e, principalmente, costumes e exemplos da família e amigos. Tudo isso será influência na formação de seu caráter.

  • Por isso é importante que os pais tenham a consciência de que precisam cuidar, desde bebê, das influências que rodeiam seus filhos.

  • Neste artigo vamos sugerir como os pais podem receber apoio da mídia escrita, cultural, cinematográfica, musical e televisiva para que seus filhos tenham boa influência. Assim como o negativo pode influenciar e acaba culminando em atos insanos, o lado positivo poderá ser um aliado na educação e proteção para que a criança se desenvolva de maneira saudável e ajustada aos critérios da ética e cidadania.

  • Como escolher um bom filme para seu filho

    • Leve em consideração a classificação de idade feita pelo DEJUS (Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação de Filmes e Programas de Televisão). O ideal é que a família defina a própria classificação, pois, mesmo com o trabalho do Governo, a responsabilidade de saber o que a criança deve ou não ver e ouvir são dos pais.

    • Ninguém melhor do que a família para influenciar uma criança, sabemos que o exemplo ensina muito mais do que mil palavras. Então, esteja disposto a assistir com seu filho o filme que escolher, valorize e destaque os pontos positivos.

    • Dar atenção aos comentários feitos pela criança é muito importante, é neste momento que você irá perceber qual o impacto do filme sobre seu filho. Lembrando que são pequenas frases e atitudes que conseguirá identificar a personalidade que está sendo formada.

    • Esteja disposto a ouvir a mesma música ou a assistir ao mesmo filme dezenas e até mesmo centenas de vezes, pois quando a criança se identifica com a história apresentada ela vai querer que faça parte de seu dia a dia. Verá que a cada nova sessão do mesmo filme seu filho irá reter um pouco mais de aprendizado. Mais uma vez reforço, esteja presente, pois só assim poderá perceber a reação que está causando em seu filho, se há necessidade de validar o positivo ou refletir com ele alguma atitude que esteja sendo negativa.

  • Qual menina que ao assistir a filmes de princesas nunca desejou ser como uma delas? Mas duvido encontrar alguma que tenha desejado ser a bruxa malvada da história. Os garotos sempre vão querer ser como os mocinhos ou os super-heróis.

  • Advertisement
  • Criança tem a capacidade de fantasiar de maneira tão intensa o que ela gosta e admira que passa a ser verdade em sua mente e acreditar que fadas, duendes, pássaros falantes e superpoderes são reais. É importante viver esta fase, mas os pais devem sempre estar atentos para que a fantasia não chegue a colocar a criança em risco.

  • Ela é dependente de estimulação e precisa dela de maneira que desenvolva habilidades positivas. Segundo especialistas o cérebro de uma pessoa vai se desenvolver com as experiências que ela teve nos primeiros três anos de vida.

  • Segundo André Lwoff, Prêmio Nobel de medicina (1965), “a televisão é o principal fator de retardamento intelectual e afetivo do mundo contemporâneo”.

  • Em 1965, André achava que a televisão era um fator negativo ao cérebro humano ao perceber que as famílias estavam se deixando dominar por tudo o que era informado através dela de forma passiva. Passados quase 50 anos desta afirmação, podemos considerá-la relevante quando os pais não estão com o controle remoto nas mãos e não estão presentes na vida de seus filhos.

  • Segundo um artigo da revista Crescer, especialistas declararam que “a presença dos pais, é fundamental no mundo imaginário da criança. Qualquer personagem, real ou imaginário, pode ser positivo ou negativo, dependendo da leitura que se faz. Por isso, é importante a presença dos pais (ou avós) junto da criança, ajudando-a a fazer uma interpretação correta do que vê”.

  • Joseph Smith, profeta restaurador de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, aconselhou, em uma relação de treze regras especiais de conduta, aos membros da igreja que: “(...) Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos”.

  • Esse é um bom conselho para as famílias que têm crianças a serem instruídas, busquem filmes e programas que ofereçam exemplo de virtude, bondade e que sejam louváveis, e seus filhos serão adultos melhores e criarão seus netos melhores ainda. Assim teremos uma geração sadia e crítica em suas escolhas.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Efeitos positivos dos filmes nas crianças

Qual menina que ao assistir a filmes de princesas nunca desejou ser como uma delas? Mas duvido encontrar alguma que tenha desejado ser a bruxa malvada da história. Os garotos sempre vão querer ser como os mocinhos ou os super-heróis.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr