3 orientações aos pais ao alertar os filhos contra farsas na internet

Importante que os pais estejam atentos diante da empolgação dos filhos no uso da internet, esclarecendo e orientando quanto a possíveis riscos.

2,827 views   |   4 shares
  • A internet provocou mudanças positivas na vida das pessoas, garantindo grande acessibilidade de informações, todavia representa também mais um obstáculo a ser superado por pais e educadores. Não há como negar que adolescentes e até mesmo crianças estão conectados a todo o momento, muito empolgados e sem noção do risco que podem estar correndo.

  • O perigo

  • A internet é um fenômeno relativamente novo e tudo o que é novo precisa ser adequado. Crianças e adolescentes não têm noção do perigo que representam as postagens e incorrem em grande risco ao se exporem com roupas e poses inadequadas, palavras e até a divulgação de endereços e telefones. Eles estão deslumbrados com as redes sociais, tanto é que "Selfie", que representa foto tirada de uma pessoa por ela mesma, foi eleita a palavra do ano pelo Dicionário Oxford. Virou moda fotografar-se e postar nas redes.

  • As fraudes

  • O "hoax", como é chamado qualquer boato ou farsa na Internet, espalham vírus e representam todo tipo de fraude, desde frases atribuídas erroneamente a autores famosos, até links que ao serem acessados dão abertura para que todos os dados da pessoa sejam rastreados, como senhas etc. Também mensagens e vídeos dramáticos que acompanham imagens chocantes, falando de crianças doentes, acidentes com famosos ou qualquer coisa do tipo. É importante que os pais estejam atentos, pois, não adianta pensar que isso só acontece com os outros; é preciso esclarecer, orientar e disciplinar crianças e jovens no uso da internet de forma segura e previdente.

  • A orientação

  • É essencial que os pais estejam próximos de forma que os filhos tenham abertura para trazer dúvidas em relação a assuntos da vida social que participam. Promover debates em relação às fraudes da internet é, entre outras coisas, uma forma prática de ter conhecimento do tipo de amizades e ações com que os filhos estão envolvidos. Se você é pai, mãe ou responsável por crianças e adolescentes vale observar alguns itens:

  • 1- Converse muito

  • Diálogo é essencial na orientação dos filhos, mas é preciso não transformá-lo em discurso, muito menos em sermão. O diálogo é uma troca de informações que compreende respeito mútuo. É preciso aprender a ouvir com atenção e, fundamentalmente, com compreensão.

  • 2- Tenha argumentos

  • Advertisement
  • As crianças e jovens estão cada vez mais questionadores e isso exige que os pais acompanhem seus raciocínios com argumentos inteligentes. É preciso que seus filhos compreendam o alcance e a responsabilidade que assumem com suas postagens, conforme esclareci na entrevista é bom que eles saibam que: Uma vez postado, não tem como garantir que não será divulgado. O fato é que não adianta simplesmente mandar ou proibir, vale lembrar que o proibido é sempre muito atraente. É fundamental persuadir o adolescente, fazendo com que ele entenda esses perigos.

  • 3- Fique atento às postagens

  • Monitorar sempre que possível as postagens de seus filhos poderá indicar a área que eles mais precisam de orientação. Mas é preciso vigiar e disciplinar com afetividade; gosto de chamar isso de liberdade velada.

  • O que precisa ficar claro tanto para adultos quanto crianças e adolescentes é que a internet representa um grande avanço, mas conforme escrevi no artigo: T udo que é bom também requer cuidado.Elementar, pois, é o entendimento que orientar é a melhor e mais segura forma de prevenção contra os perigos da internet.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

3 orientações aos pais ao alertar os filhos contra farsas na internet

Importante que os pais estejam atentos diante da empolgação dos filhos no uso da internet, esclarecendo e orientando quanto a possíveis riscos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr